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Transformação Digital nas Empresas

A Transformação Digital nas Empresas é uma urgência e ocorre quando, através da uma tecnologia emergente, um novo tipo de oportunidade se revela para que as empresas gerem mais vantagem competitiva.

 

Neste artigo vamos ver:

  • O que é a Transformação Digital
  • Impactos da Transformação Digital nas organizações
  • Impactos da Transformação Digital nos Setores em Disrupção
  • Transformação Digital das Empresas Brasileiras
  • Setores com maior maturidade digital no Brasil
  • Exemplos de Transformação Digital nas Empresas
  • 5 Mitos da Transformação Digital nas Empresas 
  • Top 10 assuntos de Tecnologia para 2022

 

O que é a Transformação Digital 

A grande questão para a Transformação Digital nas Empresas é como se manter relevante e competitivo em um mundo que está cada vez mais digital. No entanto, o suporte tecnológico não deve ser o foco para a Transformação Digital. É importante que o negócio inove, se reinvente e não apenas faça incrementos aos seus processos tradicionais.

Do ponto de vista dos negócios, a Transformação Digital é uma ação em rede que tange todos os setores de uma organização: financeiro, vendas, marketing, produto, clientes, recursos humanos, entre outros.

Há muitas metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar as empresas a realizar a Transformação Digital, mas antes vamos conhecer alguns exemplos de Transformação Digital nas empresas bem como alguns cases de sucesso.

 

Impactos da Transformação Digital nas organizações

Vejamos alguns exemplos do impacto da Transformação Digital nos setores que tradicionalmente não se comunicam dentro das empresas: marketing, vendas e serviços.

 

Transformação Digital no Marketing 

O objetivo da Transformação Digital no Marketing é, em uma visão geral, encontrar mais clientes e usar cada vez menos investimento financeiro. Mais especificamente, um excelente operacional de marketing gera mais leads de qualidade e te ajuda a fortalecer os laços com os seus clientes, independentemente que estes clientes sejam novos ou antigos.

A digitalização dos processos de marketing ajuda em dois importantes pontos. O primeiro são as peças digitais que geram menos custos de produção e distribuição. Pense em como antigamente era necessário imprimir material gráfico e ainda disponibilizar em espaços publicitários pela cidade. O segundo ponto é a automação do marketing com dados e métricas valiosas para rever as estratégias. Hoje, os profissionais de marketing podem automatizar os processos e guiar suas decisões através dos dados.

 

Transformação Digital nas Vendas

Os dados estão redefinindo os papéis tradicionais do marketing e das vendas no Era Digital.

A possibilidade de coletar uma enorme quantidade de dados sobre o comportamento dos clientes permite que os profissionais de marketing consigam criar estratégias diferenciadas. Observar os consumidores individualmente e estudar seu comportamento por toda a jornada de compras, destaca o entrelaçamento entre as vendas e o marketing.

Ferramentas de CRM que são abastecidas constantemente por profissionais de venda e compartilhadas com o setor de marketing, aumentam as possibilidades de vendas e relacionamento com clientes. A utilização de Tecnologias Emergentes ainda potencializam as oportunidades no cruzamento destas áreas. É o caso da Inteligência Artificial (IA) que consegue trazer à luz inúmeros insights relevantes que fazem diferença nas tomadas de decisão.

Com muitos dados disponíveis até mesmo de fontes externas, a Inteligência Artificial consegue minerar informações de marketplaces assim como nos próprios registros e históricos internos. Assim, a IA consegue sinalizar correlações, padrões e até mesmo anomalias que oferecem uma vantagem competitiva para as equipes de vendas.

 

A Transformação Digital nos Serviços

As fronteiras de onde começa um serviço e de onde ele termina, estão cada vez menos claras na Era Digital. A combinação de ubiquidade tecnológica, sistemas de pagamentos eletrônicos e aplicativos de intermediação fizeram surgir inúmeras oportunidades de negócios. Isso significa que qualquer coisa pode ser comprada com apenas um toque na tela do telefone, a qualquer momento, em qualquer lugar.

Com a facilidade e a enorme oferta de serviços no telefone, os usuários esperam que mais e mais empresas adiram ao digital como primeira opção na oferta de serviços. Para isto, as redes sociais assumiram o papel do SAC com os clientes. Ou seja, os relacionamento devem ser desenvolvidos, nutridos, mantidos e orientados nas redes sociais. E não apenas isto: as redes sociais são verdadeiros termômetros para as marcas, um território fértil para transformar consumidores em verdadeiros fãs do seu negócio.

A tecnologia atual consegue potencializar o relacionamento com os clientes como a  criação de chatbots para atendimento que automatizem os processos e as questões básicas dos clientes. A inteligência artificial vem mais uma vez cumprir com esse papel, potencializando a jornada digital do seu negócio.

Transformação Digital nas Empresas

Impactos da Transformação Digital nos Setores em Disrupção

 

A Disrupção Digital nas Finanças

O setor financeiro foi um dos que mais se modificou nos últimos anos, beneficiando principalmente os consumidores. Antigamente, era necessário ir ao banco para conseguir extratos, descontar cheques,  sacar dinheiro e abrir ou encerrar contas. A desconfiança com pagamentos online foi sendo vencida com o passar o tempo e o investimento em segurança para transações online.

Hoje, os serviços bancários estão mais simples, especialmente através do acesso no smartphone, não apenas para os tradicionais bancos, mas também para outros sistemas de pagamento. Inúmeros serviços financeiros como PaylPal e Apple Pay facilitam as transações financeiras no nosso dia-a-dia e vêm ganhando mais adeptos.

 

A Disrupção Digital no Varejo

Impactos da Transformação Digital nos Setores em Disrupção

O setor do varejo atravessou a a sua Transformação Digital tanto nos espaços físicos quanto com os E-Commerce. As tecnologias permitiram melhorar – e muito! – a experiência de compra dos clientes.

A coleta de dados de compra também permitiu que o setor oferecesse cada vez mais experiencias customizadas e serviços que estejam alinhados ao comportamento dos compradores.

As possibilidade do varejo na Era Digital são inúmeras: marketplace, Live Commerce, NFTs, espaços físicos instagramáveis, uso de realidade aumentada, realidade virtual, etc.

 

A Disrupção Digital nos Seguros

O impacto da Transformação Digital no setor de seguro segue o mesmo exemplo que outros setores de negócios em que os clientes ficaram mais empoderados nas suas decisões. Hoje, é muito mais fácil para que estes clientes consigam comparar preços e realizar suas escolhas sem a necessidade de intermediários. Esta desintermediação no acesso a serviços de seguros significou mais economia tanto para os clientes quanto para as próprias empresas de seguros.

 

No setor de seguros destaca-se ainda o uso de Smart Contracts, IoT e Inteligência Artificial. Com tanto dispositivos conectados nos carros mais modernos, as seguradores conseguem identificar pontos de riscos na conduta dos motoristas e até mesmo nas condições climáticas, reduzindo as perdas financeiros por acidentes.

 

 

Transformação Digital das Empresas Brasileiras

O desafio da Transformação Digital no Brasil é enorme. As tendências do mercado global também estão reverberando para as empresas brasileiras. No entanto, é preciso avaliar o nível da maturidade digital das empresas brasileiras na sua jornada de transformação digital.

Segundo a consultoria McKinsey, empresas mais digitalizadas apresentam taxa de crescimento EBITA até 5 vezes maior comparada às outras. A consultoria realizou um estudo aprofundado no Brasil avaliando 124 empresas brasileiras de grande e médio portes na sua jornada digital. As empresas foram separadas em 4 categorias Líderes Digitais, Ascendentes, Emergentes e Iniciantes.

Vamos conhecer os insights mais importantes do relatório* da Transformação Digital no Brasil:

  • Líderes Digitais também apresentam melhor desempenho financeiro.
  • A pontuação da maturidade digital das empresas Líderes Digitais no Brasil está próxima a das empresas que são referência global. No entanto, há grande disparidade de maturidade digital entre as empresas brasileiras pesquisadas.
  • As empresas brasileiras líderes digitais se destacam nas 3 práticas mais desafiadoras para a Transformação Digital, quais sejam, Estrutura Organizacional, Experimentação (incentivo à tomada de risco e à criatividade), Jornada do Cliente.
  • Em relação às empresas com menor grau de maturidade digital, o relatório aponta três práticas consideradas básicas para iniciar a Transformação Digital nas empresas, mas que são feitas de maneira muito pontual ou até mesmo incipiente. Elas são: Consciência de Mudança, Orientação Externa, Centralidade do Cliente.
  • Ainda há práticas que são um desafio mesmo para as Líderes Digitais. Estas práticas são: Roadmap da Estratégia, Dados e Analytcs, Gestão dos Talentos (capacitação e fidelização), Mentalidade baseada em dados.
  • A maturidade e a velocidade da Transformação Digital nas Empresas estão correlacionadas ao setor econômico em que elas estão inseridas. No Brasil, os setores mais avançados são Serviços Financeiros, Varejo e Telecomunicações e Tecnologia.

*Os dados completos e a metodologia utilizada neste estudo estão no relatório disponível aqui.

 

Transformação Digital das Empresas Brasileiras

 

Setores com maior maturidade digital no Brasil

Os setores com maior maturidade digital no Brasil são exatamente os setores que se encontram em maior Disrupção Digital: Financeiro, Varejo e Telecomunicações. Das práticas de Transformação Digital das empresas brasileiras que obtiveram maior destaque, é possível salientar alguns pontos como a consciência de estar à frente em seu próprio setor e posicionar o digital como uma prioridade estratégica. Além disso, os planos envolvem fomento à inovação, utilização de Big Data e digitalização de todos os processos ponta-a-ponta.

A velocidade da jornada digital das empresas pode variar de uma para a outra. É importante que velhos hábitos empresariais não entrem no meio do caminho. Deste exemplo, podemos falar da cobrança por resultados financeiro rápidos. É imperativo que as empresas brasileiras superem alguns obstáculos para que consigam realizar a Transformação Digital, por exemplo:

  • Desenvolva talentos dentro da empresa;
  • Defina estrutura e governança para garantir a responsabilização pela Transformação Digital;
  • Tenha líderes com conhecimento digital;
  • Prepare os colaboradores para o futuro;
  • Incentive a inovação a e a testagem;
  • Promova a autonomia e o aprendizado contínuo;
  • Melhore a comunicação geral com a equipe;
  • Encontre seus clientes através dos canais digitais que eles já frequentam;
  • Libere seus dados e compartilhe a estratégia com o seu ecossistema de trabalho;
  • Promova a união entre os setores de marketing, vendas e serviços.

 

 

Exemplos de Transformação Digital nas Empresas

Algumas empresas tomaram um caminho ousado e ambicioso na sua jornada digital. São empresas que foram bem sucedidas nas suas iniciativas e tiveram bons resultados com a Transformação Digital.

 

Target

A Target é um varejo muito conhecido nos Estados Unidos com mais de 300 mil colaboradores. A empresa lançou um serviço de pedidos online e uma iniciativa de marketing para aumentar as vendas.

Além disso, a empresa ainda redesenhou suas lojas físicas para facilitar a jornada dos clientes em descobrir novos produtos. O resultado da Transformação Digital da Target foi o aumento no seu valor de mercado, bem como o aumento nas vendas.

 

Hasbro

A Hasbro é a fabricante de jogos como Monopoly, Nerfy e Meu Pequeno Ponei, com vendas que ultrapassam os 4 bilhões de dólares. Em 2012, a empresa realizou uma mudança estratégica muito importante desviando o foco das crianças para os pais.

As campanhas globais foram baseadas em uso de dados, dando uma melhor compreensão do comportamento de compra dos pais e recomendações mais relevantes de brinquedos para aos filhos. E mais, a Hasbro passou a oferecer múltiplos canais para compras, facilitando o processo de pagamento. O investimento em marketing ultrapassou 10 vezes a receita anterior, mas aumentou as vendas em 1 bilhão de dólares.

 

Microsoft

Umas das mais tradicionais Big Techs do mundo também embarcou numa nova estratégia digital para poder fazer frente a outras empresas como Apple, Amazon e Google. A nova estratégia baseou-se no desenvolvimento de computação em nuvem. Este sistema ficou conhecimento como Microsoft Azure e é um dos mais utilizados no mundo dos negócios. O resultado desta nova criação de valor foi o aumento do seu valor de mercado para mais de um trilhão de dólares.

 

5 Mitos da Transformação Digital nas Empresas 

 

Transformação Digital é apostar nos sistemas de TI.

Incrementos tecnológicos não são a verdadeira transformação dentro das empresas. O que interessa é criar estratégias, investir nas liderança e promover novas formas de pensar.

 

Transformação Digital é fazer o seu negócio mais eficiente.

A eficiência é sempre muito boa pra todo negócio, mas ela precisa ser focada. É necessário descobrir quais processos agregam mais valor ao negócio e fazer uso das tecnologias para impulsioná-los.

 

Transformação digital é melhorar o marketing digital.

O Marketing Digital é um dos pontos importantes para se criar mais vantagem competitiva, mas não o único.

 

 Transformação Digital é escolher qualquer estratégia para os negócios.

A Transformação Digital é uma jornada e não um fim em si própria. Boas estratégias irão melhorar resultados, a Transformação Digital é um caminho natural.

 

 Transformação Digital é aplicar Metodologias Ágeis.

As metodologias ágeis são métodos/ferramentas operacionais que podem ser usados para alcançados os objetivos estratégicos definidos.

 
Agora que temos uma visão ampla de estratégias e até mesmo dos mitos da Transformação Digital nas Empresas, vamos ver quais serão os Top 10 assuntos de Tecnologia para 2022.

Top 10 assuntos de Tecnologia para 2022

Na Era Digital, nada mais é previsível ou controlável. No entanto, ainda é possível se orientar por fortes tendências tecnológicas que estão em alta em 2022 e ainda vão parte da Nova Economia. Vamos a elas:

 

  1. Descentralização
  2. Metaverso
  3. Biologia Sintética
  4. Techlash
  5. Corrida Espacial
  6. Futuro do Trabalho
  7. Chipsets Biológicos
  8. Mídia Tradicional x Big Techs
  9. Inteligência Artificial
  10. Geoengenharia

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

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