LogoColors

Transformação Digital na Educação

A Transformação Digital na Educação é a possibilidade de uso de tecnologias inovadoras para que as empresas treinem seus colaboradores e também possam continuar a aprender. No entanto, a Transformação Digital na Educação é muito mais do que entregar de maneira digital o material de estudo ou o treinamento. É necessária uma mudança de mindset no ecossistemas das empresas a fim de alcançar os profissionais do futuro.

Hoje, a Transformação Digital é uma grande onda que está alterando toda a indústria e provocando mudanças profundas na maneira com que as empresas operam. Há uma linha tênue entre trabalho e estudo de maneira que ambos estão convergindo.

 

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é a Transformação Digital na Educação.
  • Por que as empresas devem entender a Transformação Digital na Educação.
  • Gerações de força de trabalho
  • Tecnologias Disruptivas no ambiente de trabalho
  • Lidando com os riscos
  • Mudanças do eLearning tradicional para a Experiência de Aprendizado Contínua

 

 

O que é a Transformação Digital na Educação

A Transformação Digital na Educação potencializou a capacidade das empresas de oferecerem treinamentos e atualizações dentro do seu ecossistema em tempo real.

Aprender está cada vez mais flexível e acessível. Paralelamente, a maneira com que trabalhamos está mais virtual, espontânea e hiperconectada. No mundo online, já não é mais possível definir como, quando e onde os alunos vão fazer seus estudos. Neste sentido, a necessidade da digitalização do ensino tornou-se uma fator decisivo para as empresas.

A Transformação Digital é o uso inovador de tecnologias para transformar a maneira com que fazemos as coisas. Um grande exemplo desta mudança é como hoje trabalhamos nossa burocracia: antes era necessário preencher muita papelada e ainda submetê-la de maneira física. Hoje, boa parte dos fluxos de trabalho são feitos digitalmente.

 

 

Por que as empresas devem entender a Transformação Digital na Educação

As mudanças aceleradas no ambiente de trabalho e a digitalização criaram grandes desafios para todos setores de atuação. Hoje, para operar negócios é preciso estar sempre com um pensamento mais globalizado e de internacionalização. Os novos paradigmas de trabalho como a telecomunicação e o trabalho remoto mudaram a nossa definição tradicional de “trabalho”.

Isto significa que a transformação está ocorrendo no quando, onde e como os colaboradores atuam. Além, claro, da mudança na visão deles sobre seus próprios contratantes.

Essas mudanças impactam também como esses mesmos colaboradores lidam com as mudanças para uma noma forma de trabalho. O compromisso das empresas deve ser o suporte para que seus colaboradores consigam atravessar esses desafios. Não alcançar os objetivos para a Transformação Digital na Educação pode ser uma grande desvantagem no atual cenário.

 

Gerações de força de trabalho

A primeira preocupação com as mudanças no ambiente de trabalho também dizem respeito à presença de diferentes gerações compartilhando o mesmo espaço. A maioria da força de trabalho das empresas no futuro próximo estará dominada por Millennials (nascidos entre 1980 e 1990) e pela Geração Z (os nascidos a partir de 2000).

Estas gerações possuem seus conflitos entre si e também percebem de maneira diferente suas relações com o ambiente de trabalho.

Falamos mais sobre essas questões e sobre o RH Digital no artigo Como Realizar a Transformação Digital.

 

 

Tecnologias Disruptivas no ambiente de trabalho

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, algumas tecnologias como a automação e a Inteligência Artificial também irão causar disrupções no mercado de trabalho.

A pesquisa indica que até 2030, as competências exigidas dos colaboradores será radicalmente diferente das que são buscada atualmente. Essa mudança deve abordada com treinamento e estratégias de aprendizado.

A McKinsey ainda aponta algumas formas de como mitigar os riscos destas tendências de mudanças no ambiente de trabalho. Entre elas, a pesquisa aponta a atração e retenção de talentos. Para estes objetivos, serão necessários elementos de L&D, ou seja, desenvolvimento interno do time.

 

Lidando com os riscos

Neste ambiente de mudanças aceleradas, é essencial conseguir analizar e desenvolver estratégias de aprendizado contínuo.

A Era Digital empoderou os clientes e suas expectativas estão cada vez maiores em relação às empresas. As empresas devem, antes de tudo, treinar suas equipes para responder à altura destas expectativas – e com rapidez. Do contrário, a debandada dos clientes é certa.

 

Mudanças do eLearning tradicional para a Experiência de Aprendizado Contínua

A pesquisa da empresa de consultoria Deloitte apresentou a importância do aprendizado no mundo dos negócios.

Enquanto cresce a consciência das empresas de que aprendizado dinâmico e centrado no colaborador são de suma importância, o L&D personalizado é a chave para manter a vantagem competitiva – ainda de acordo com a Deloitte.

 

Conclusão

Aumentar a efetividade do desenvolvimento das diversas competências dos colaboradores deve uma das prioridades dos líderes e de empresas.

 

Transformação Digital na Educação

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.