LogoColors

Tecnologias Emergentes

As Tecnologias Emergentes são tecnologias com grande potencial de criar e transformar o ambiente de negócios na Era Digital. Também é possível que a partir das tecnologias emergentes, os líderes consigam planejar suas estratégias e manterem as empresas relevantes e saudáveis para a próxima década.
As tecnologias emergentes possuem aplicações práticas e despertam bastante interesse de todo o mercado.
Podemos pensar à exemplo disso a mudança drástica que ocorreu –  tanto nos negócios quanto nos hábitos das pessoas –  depois do video on demand (VOD)  pelo streaming na Netflix, há pouco mais de uma década. A tecnologia era emergente à época, mas serviu como uma base para o crescimento rápido da empresa e a disrupção digital de todo o mercado de entretenimento. Podemos pensar hoje em produtos audiovisuais sem considerar uma estratégia para o VOD?
As inovações tecnológicas se desenvolvem rapidamente, mas as empresas geralmente nunca estão prontas para aproveitar os benefícios de Transformação Digital que advém das tecnologias emergentes. Isto pode ser explicado pelas prioridades do dia-a-dia que vemos dentro das empresas como cobrança de resultados rápidos, falta de recursos e comunicação centralizada.
Ou seja, a observação, o estudo e o o uso de tecnologias emergentes nunca estão nas pautas estratégicas das empresas. Mesmo aquelas empresas que já exploram as tecnologias emergentes pensam em estratégias muito pontuais e setorizadas o que acaba sendo um esforço jogado fora.

A Disrupção Digital e a Transformação Digital com Tecnologias Emergentes

No mundo dos negócios nem tudo é a respeito da tecnologia. No entanto, são as tecnologias que conseguem alavancar as capacidades digitais dos colaboradores bem como as potencialidades de mercado de uma empresa.
A Disrupção Digital é inevitável a partir da jornada de Transformação Digital das empresas. É este processo de disrupção que revitaliza os negócios e os mantém relevantes diante da velocidade com que as circunstâncias no mundo mudam.
Os top 10 assuntos de tecnologia para 2022 apresentam quais devem ser as prioridades e os temas de maior destaque para estes. Assim, vimos como algumas tecnologias devem avançar ainda mais e farão a diferença na maneira com que conduzimos nossas vidas e nossos negócios. Em tempo, a convergência destas tecnologias emergentes é uma grande promessa para tudo que vir a surgir nos próximos 5 anos.

Tipos de Tecnologias Emergentes

 

 

Veja em detalhes:

 

Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência Artificial (IA) começa no topo da lista dada a sua presença maciça em praticamente tudo que conhecemos. O processamentos de dados em todo mundo está dando novas habilidades a IA. Hoje, temos computadores que conseguem visualizar e reconhecer objetos em fotografias e até mesmo vídeos. Esta tecnologia ainda consegue reconhecer nossa voz e retornar nossos comandos, se comunicar conosco. É bem provável que nos próximos anos, sejamos capazes de construir sistemas com IA de maneira mais simples, com interfaces de Drag and Drop. Os conhecimentos de programação não serão necessários.

Blockchain

Já ouvimos falar bastante este ano de NFTs, Metaverso, Criptomoedas. E isso tudo só tem sido possível graças ao suporte do Blockchain, uma rede descentralizada, transparente e segura. Os próximos grandes momentos da Blockchain serão a mudança do protocolo Proof of Work para Proof of Stake e seu uso para a programação de Smart Contracts.

Impressora 3D

Parece fora de timing mencionar a impressora 3D em pleno 2022, mas a bem da verdade é que as possibilidades da impressora 3D estão só no começo.  A lógica industrial está sendo alterada graças ao barateamento e acesso a essas impressoras. Em breve, poderemos imprimir comida, concreto, metal e customizar qualquer tipo de produto.

Big Data

Com os inúmeros dispositivos conectados e a quantidade de informações que as redes sociais geram a cada segundo, é claro que os dados também ganhariam uma forma muito maior. Para isso, fazemos uso do Big Data.
No entanto, dados como um fim em si próprios só não servem para nada. É necessário que eles respondam às perguntas corretas para que as empresas consigam prosperar a partir de inisights e correlações. Os dados serão cada vez mais importantes e as empresas cada vez mais Data-Driven podendo compreender melhor seus clientes, captar tendências e agilizar decisões.

Internet of Things

Os dispositivos de IOT estão deixando nosso mundo mais conectado e mais inteligente. A captação de informações está mais ágil e, com o uso do 5G, diminuindo a latência de resposta. Para os próximos anos, o IoT será a base de toda empresa de logística, e também estará mais presente em todos lares.
Tecnologias Emergentes

O que acontece com empresas que não investem em Tecnologias Emergentes

 
Estratégias para tecnologias emergentes precisam estar no centro de qualquer iniciativa dentro da empresa.  A NASDAQ, que reúne as Big Techs do mundo, registrou um desempenho superior nas ações das empresas digitais no ano de 2020.
  • Mercado Livre: 35,5%
  • Amazon: 30,41%
  • Microsoft: 16,41%
  • Facebook: 2,74%
  • Apple: 4,79%
Fonte: InfoMoney
Isso significa que as Big Techs foram valorizadas durante a pandemia, avançando 0,5%, puxadas pelos números de crescimento da Amazon e da Microsoft.
Para aquelas empresas que não investem em tecnologia, , as perdas na receita anual podem chegar a 15%, de acordo com relatório da Accenture. Além do mais, os ganhos potenciais até 2022 podem ser comprometidos em até 46%.
 Motivos para investir em tecnologias emergentes não faltam.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.