LogoColors

Qual o Objetivo da Transformação Digital

Qual o Objetivo da Transformação Digital. A reinvenção dos negócios e a Transformação Digital não são novidades alguma. Por exemplo, a Britannica era uma empresa de enciclopédias impressas, a Nintendo uma fabricante de cartas, a gigante Amazon começou vendendo livros e a própria Apple quase foi à falência nos anos 1990 e acabou por revolucionar os dispositivos móveis com o lançamento do Iphone.

Fazendo uso das últimas tecnologias disponíveis, é possível transformar negócios, processos, experiências do cliente. Isto tudo para continuar entregando valor e permanecer relevante no cenário global.
Muitas vezes, é preciso recomeçar do zero. Ainda assim, sabemos que 84% das iniciativas de Transformação acabam fracassando.

Antes de qualquer empresas começar sua jornada digital, é necessário que os líderes definam o objetivo da transformação digital. Somente assim é possível ter um caminho claro à frente para implementar as mudanças necessárias.

 

Qual o Objetivo da Transformação Digital

 

Objetivos da Transformação Digital

As estratégias para Transformação Digital nas empresas podem ganhar contornos completamente diferentes a depender do grau de maturidade de cada empresa e os objetivos podem variar bastante. No entanto, muitos negócios acabam seguindo alguns caminhos mais comuns no objetivo da transformação digital. Vamos conhecer os objetivos mais comuns para as empresas que reconhecem a necessidade de realizar uma transformação digital.

 

Otimização dos processos e das operações

As empresas geralmente iniciam seu processo de transformação com o intuito de melhorar suas operações. Nos estágios iniciais das mudanças na área de TI, a transformação digital envolve converter todas as informações em códigos. Isto significa que a ênfase é permitir negócios mais ágeis e com automação de processos através da Inteligência Artificial.

De acordo com um estudo recente da Harvard Business Review , cerca de 60% das empresas conseguiram cumprir com seus objetivos iniciais a partir da implementação de sistemas em cloud. Superadas as dificuldades da informação em silo e dos softwares antigos, as empresas conseguiram aumentar a eficiência nos seus negócios com a obtenção de insights valiosos.
Os objetivos da transformação digital voltados para a otimização de processos permitem decisões ágeis e ciclos de aprendizagem, reconfiguração de processos ultrapassados e esforços contínuos para a redução de custos.

 

Vantagem competitiva

A constante evolução tecnológica nos últimos anos permitiu a explosão de novos negócios com modelos de negócios disruptivos. Há pouco mais de uma década, negócios como Uber, Airbnb e até mesmo Google ou Facebook seriam impossíveis de serem imaginados.

Ser a rede social mais acessada do mundo ou ser o motor de busca mais utilizado em todo mundo está entre os desejos de qualquer negócio.  Essas companhias usam a transformação digital para alcançar o topo e utilizam os insights a partir de dados causando disrupção em seus setores. Quem não se lembra do que aconteceu com o Blockbuster?

Muito antes da Uber e do Airbnb serem aceitos, uma economia de compartilhamento e negócios digitais eram simplesmente objetivos da transformação digital, hoje são condições básicas de existência. A busca constante pela Transformação Digital e pela inovação ajudaram estas empresas a se destacarem de seus concorrentes.

 

 

Aumentar as vendas

Sejam as empresas mais valiosas do mundo ou as micro empresas, o objetivo da transformação digital para qualquer negócio é sempre aumentar as vendas e o seu faturamento.

A tecnologia consegue facilitar o fluxo de interação com os clientes e transformar a experiência de compra – desde os métodos de pagamento, rapidez na entrega e o pós venda.

Após a pandemia de Covid-19, a telemedicina passou a ser largamente utilizada e só foi possível graças a plataformas como Zoom ou Google Meets. Os aplicativos nos telefones também facilitaram a marcação de consultas e controles de agendas de muitos profissionais. Neste exemplo, a transformação digital da experiência do cliente permitiu que as clínicas e hospitais conseguissem atender mais pessoas e, consequentemente, gerassem mais faturamento.

A desintermediação também permitiu que outros setores pudessem realizar serviços e vender produtos sem que haja alguém no meio da cadeia, permitindo assim que o futuramente aumentasse.

 

Melhorar a experiência do cliente

Muitas empresas definem a experiência do cliente como um objetivo da transformação digital. No entanto, considerando a abrangência da definição do que é a experiência do cliente, é necessário definir metas mais específicas para ajudar os negócios a alcançarem seus objetivos.

A tecnologia pode melhorar – e muito! – a maneira com que os clientes interagem com seus produtos e serviços, mas não é só isso: a automação de processos diminui o tempo em boa parte das tarefas na jornada do cliente. Isso significa que os funcionários podem focar mais ainda nas necessidades do cliente e menos na burocracia – pagamentos, faturas, cadastros.

 

Qual o Objetivo da Transformação Digital

 

Definindo o objetivo da Transformação Digital

Não há uma fórmula certa para começar a definir os objetivos da Transformação Digital. Como já vimos, cada negócio é diferente e está em momentos diferentes da sua maturidade digital. No entanto, descrevemos abaixo alguns pontos iniciais para que as empresas comecem sua jornada digital.

Convergência de Tecnologias: Combinar tecnologias emergentes é um recurso em potencial. Por exemplo, plataformas digitais que façam usam de informação em nuvem e internet das coisas (IoT) permitem dados mais acessíveis e transparentes.
Tecnologias para Automação: A  Inteligência Artificial e o desenvolvimento do Machine Learning permitem que as empresas obtenham, através de dados, as melhores oportunidades de vender produtos para o público alvo correto. O CRM também ajuda na organização e na análise de estratégias para definir metas de venda e ainda oferecer uma melhor jornada de comprada aos clientes.
Tecnologias Programáveis: Muitas plataformas já permitem a criação de aplicações via API para criar novas fontes de valor.
A Transformação Digital necessita da integração de todo o ecossistemas das empresas, em os níveis. Para além da tecnologia, é possível começar sua estratégia com as pessoas que fazem parte da empresa, é o caso de envolver:
  • Líderes C Level
  • Departamento de TI
  • Financeiro
  • Recursos Humanos
  • Marketing
  • Colaboradores de ponta

 

Qual o objetivo da Transformação Digital

 

 

Conclusão sobre Objetivo da Transformação Digital

A Transformação Digital é uma jornada necessária para todas as empresas. No entanto, esse começo nunca é simples: se transformar já é difícil, imagine digitalmente. É necessário estratégia e ferramentas certas para se alcançar os objetivos da Transformação Digital.

A Transformação Digital ajuda a alcançar mais produtividade, agilidade e  eficiência. As recompensas do processo de Transformação Digital serão sentidos por todos os setores das empresas.

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.