LogoColors

Programa de fidelidade com NFTs da Starbucks

O programa de fidelidade com NFTs da Starbucks. Desbloqueando experiências na Web3.

Não, você não leu errado sobre programas de fidelidade com NFTs e novas estratégias de Marketing no Metaverso.

Primeiramente, a Starbucks é uma das maiores redes de cafeterias do mundo. Desta forma, a Starnbucks está também inovando e investindo na Web3. Nesse sentido, isso beneficia eles, mas também você, caso participe do programa de fidelidade com NFTs.

Neste conteúdo, então, vamos compartilhar tudo que sabemos sobre o programa de fidelidade com NFTs da Starbucks. Vamos explicar o programa, as principais possibilidades e até mesmo o que esses investimentos poderão representar para os negócios na Web3.

 

Continue a leitura. 

O que é o programa de fidelidade com NFTs da Starbucks?

O novo programa de fidelidade com NFTs da Starbucks foi batizado de Starbucks Odyssey. A iniciativa é recente, mas já está fazendo com que o público fique super empolgado.

A Starbucks vai aproveitar o seu já existente programa de fidelidade, o Rewards. Assim, o programa de fidelidade Starbucks vai realizar a integralização com o acesso a NFTs como premiações, experiências e trocas dos pontos acumulados.

Inicialmente, pode parecer complexo, sabemos.  Ainda mais porque eles estão fazendo isso utilizando a Web3 como mecanismo de inovação. Além disso, também é uma forma de captar clientes interessados nessa novidade. A seguir explicaremos bem melhor alguns dos pontos principais desta novidade. 

Embora esteja sendo lançada apenas nos Estados Unidos, o programa de fidelidade com NFTs da Starbucks promete muitas possibilidades em termos de consumo para todo o mercado atual.

 

Programa de fidelidade com NFTs da Starbucks odissey token blockchain experiências web3

 

 

Criação de uma comunidade Web3

Bom, a primeira parte que podemos citar como inovadora’, Isso porque a Starbucks ainda é mais uma empresa considerada tradicional. Desta forma, eles estão precisando desenvolver uma comunidade no metaverso. 

Isso porque a Starbucks não vai desenvolver apenas os NFTs que está imaginando fornecer aos seus consumidores, e deixar por isso.

A verdade é que, por trás do NFTs, eles precisam criar todo um projeto de gamificação. Por exemplo, um jogo com várias possibilidades e caminhos, pensar nos prêmios e selos. Enfim, desenvolver tudo, e ainda dentro de algo novo para a empresa, que é a Web3.

O mais interessante desse mergulho no programas de fidelidade com NFTs da Starbucks, é que veremos todo esse ecossistema sendo montado num mercado de consumo que ainda não vimos, que é o da cafeteria. 

Assim, o desenvolvimento dessa comunidade dentro da Web3 é um dos itens essenciais desta inovação. Logo, sem ela, todo o projeto deixa de funcionar. Isso demonstra o quanto a Starbucks está comprometida com o lançamento. 

 

Programa de fidelidade com NFTs

Atrelado ao já existente Starbucks Rewards, os usuários poderão, ao entrar no Odyssey, participar de atividades que irão auxiliar no acúmulo de prêmios diversos para aproveitar as ofertas do local, como:

 

  • Jogos – interativos e desenvolvidos para não apenas oferecer premiações, mas também para atuarem como uma verdadeira forma de entretenimento e até mesmo aprendizagem no processo.


  • Desafios – adicionados para proporcionar novas experiências e, claro, a chance de obter itens exclusivos no processo.

 

Fora toda a questão que os pontos do programa de fidelidade mais básicos deles também são parte da jornada. Assim, permite um acúmulo amplo e para mais funções dentro da novidade com a Web3.

Por fim, ainda serão permitidas compras dentro do canal. Logo, isso também é uma grande (e importante) sacada da Starbucks. Isso porque essas compras serão com moeda local mesmo, sem a necessidade de criptomoedas, o que amplia ainda mais o acesso de diversos consumidores.

E, logo mais, a gente explica porque isso é uma grande jogada deles. Mas antes, sigamos compreendendo o que mais tem nessa novidade.

 

Criação e liberação de NFTs

E esses NFTs serão de diversas modalidades, podendo ser:

 

  • Itens digitais que trarão algum tipo de benefício ao seu proprietário.

 

  • Opções físicas de prêmios, algo que sempre deixa os consumidores muito mais alegres com uma empresa.

 

  • Experiências verdadeiras e exclusivas com a empresa e os itens que ela possui ou estiver lançando.

 

Dito isso, o foco aqui é: atingiu uma fase de um jogo, completou uma atividade, conquistou certo número de pontos = selos em formato de NFTs para colecionar e utilizar como desejar!

Outro ponto bacana é que esses NFTs poderão render ainda mais pontos. Assim, esses pontos poderão ser trocados em algum momento por mais selos, experiências e produtos.  Enfim, os itens presentes no programa.

 

Esses NFTs cumprem com o que precisam

Isso porque elas não são apenas um ativo digital que você pode “colecionar” para mostrar que é cool ou conectado com alguma tendência. 

Desta forma, isso conecta com o que falamos, tanto por aqui, no blog da Go, quanto no nosso podcast Amanhã Já Foi, que é: O NFT, por si só, não tem poder nenhum, por isso é importante que ele desbloqueie experiências. 

E, pelo visto, a Starbucks está fazendo isso, já que está lançando um programa de fidelidade com NFTs para as “pessoas comuns”. Por exemplo,  aquelas pessoas que não possuem milhões na conta (ou mesmo milhares) para gastar com algo super exclusivo, inovador e com várias experiências interessantes. 

Por falar em experiências interessantes, vale dizer que esses NFTs serão responsáveis por desbloquear um mundo de possibilidades, como: 

 

  • Um curso virtual que ensina a fazer uma bebida exclusiva da empresa.

 

  • O acesso a um objeto com a assinatura exclusiva de um artista que trabalhou ou trabalha com a Starbucks.

 

  • Conhecer uma das fazendas de café da empresa, presentes em outros países.

Dentre outros, provando que a Starbucks está, neste momento, criando um “metaverso de cafeterias” (se pudermos utilizar esse termo), mas com implicações interessantes para os consumidores no “mundo real”!

Jogada de mestre, certo? 

Além disso, um ponto que vale destaque aqui é que os NFTs estão sendo chamados de journey stamps, o que em português seria algo como “selos de viagem”.

Com isso, podemos entender que a empresa está criando uma viagem interessante com muitos prêmios para os seus participantes.

 

Programa de fidelidade com NFTs: Starbucks Odyssey será um sucesso?

Inicialmente, pode parecer que a Starbucks está se lançando em algo totalmente fora da sua alçada. No entanto, especialistas da Web3 apontam várias questões que confirmam o quanto essa nova aposta da empresa pode ser um sucesso absoluto. Sob o mesmo ponto de vista, amplia as possibilidades de criação e comercialização de NFTs nas mais diversas áreas.

Vejamos, então, alguns dos fatos que apontam para boas chances de sucesso do programa de fidelidade com NFTs da Starbucks. 

 

1. Seus itens são úteis e com valor real

Lembra que falamos que o fato deles venderem selos, que poderiam ser comprados com moeda local, seria uma grande sacada da empresa? 

Pois bem, basicamente eles estão desenvolvendo um grande mercado de consumo digital de itens que possuem alta utilidade e alto valor agregado, já que o resultado desses vários NFTs são em itens e experiências exclusivas da empresa.

Além de terem, provavelmente, muito mais consumo dos seus produtos e serviços para atingir as metas e ganhos, eles ainda ganham por vender outros tipos de “produtos”.

Se você está pensando que existem várias iniciativas que fazem isso, você não está errado, mas também não está completamente certo. 

Existe novidade no fato de que a Starbucks está criando toda uma comunidade, uma opção de atividades digitais com implicações no meio real, mas sem ser uma empresa de jogos ou tecnologia!

A genialidade disso é assustadora, e nos faz pensar o quanto algumas empresas podem perder por não acompanhar de verdade a evolução. Por exemplo, com uso de NFTs para programas de fidelidade!

 

Programa de fidelidade com NFTs da Starbucks odissey token blockchain experiências web3
Imagem: Reprodução Starbucks

 

2. Eles já estavam se preparando para isso há muito tempo

Como uma boa empresa que conhece e aplica itens da era digital, a Starbucks já estava se preparando para esse caminho ao abrir os tokens mais básicos que todos conhecemos. Por exemplo, os cartões-presentes, ou os chamados gift cards!

Desta forma, eles possibilitaram para a empresa a chance de já se ambientar com os tokens e a Web3. Logo, uma interessante e rápida expansão para uma espécie de poupança digital (da Starbucks) que nos últimos cinco anos acumulou nada menos de US$1 bilhão de dólares.

Mais do que isso: cerca de 10% desse valor é pago, mas não é gasto! 

Então, a Starbucks já está há tempos implementando um bom programa de fidelidade. Assim, a Starbucks passou a investir nos modelos deste futuro próximo. Por fim, isso é essencial para auxiliá-los a garantir bons retornos dessa empreitada do programa de fidelidade com NFTs .

 

3. A comunidade deles vai crescer e se fortalecer ainda mais

O Metaverso oferece um novo espaço para que a Starbucks permita suas interações.

No entanto, o uso de NFTs dentro desse espaço deve promover mais interações entre os usuários, tanto na busca pelos ganhos, quanto na compra e venda de itens que sejam do desejo deles. Isso será uma experiência totalmente diferente do que já temos com as redes sociais. Acima de tudo, a Starbucks está criando uma experiência virtual com muitas possibilidades de ganhos e aquisições através do seu programa de fidelidade com NFTs.

Um jogo, sim, mas bem interessante e recompensador aos seus usuários. Logo, isso fortalece demais uma comunidade de negócios na Web3. 

 

4. O programa criado é mais importante que a tecnologia

É claro que o programa Odyssey só existe por causa da tecnologia que foi desenvolvida, com toda a questão da Web3 e obviamente as blockchains.

No entanto, o programas de fidelidade com NFTs é visto aqui como um mecanismo para que a Starbucks alcance o que deseja: 

 

  • Mais receita
  • Fortalecimento da sua marca
  • Novas chances de expansão no mercado
  • Crescimento.

 

Desta forma, a Starbucks não vai deixar de atuar como uma cafeteria, mas, sim, adicionar novas opções de consumo e interação aos seus consumidores. Isso porque estes consumidores estão cada vez mais conectados na Web.

 

5. Como já dissemos, eles estão apostando em clientes “normais”

E isso é um dos pontos mais interessantes para o programa de fidelidade com NFTs. Isso porque a Starbucks está vendo que os clientes do cotidiano, aqueles que vão para as lojas para garantir um café ou capuccino, também querem experiências e itens exclusivos dela.

E a Starbucks está fornecendo isso.

E mais do que isso, a Starbucks está fornecendo essas possibilidades a partir daquilo que os clientes já consomem. Desta forma, o programa de fidelidade com NFTs oferece aos consumidores acesso garantido às novidades do tipo.

Isso significa que a Starbucks está se inserindo com sucesso num nicho relativamente mal explorado por muitas companhias. É a nova era do Marketing na Web3, o que fortalece o nome e permite novos modelos de negócios e de receita.

E isso é, ao nosso ver, é uma das melhores estratégias de fortalecimento e expansão dos últimos anos.

 

 

Starbucks Odyssey ainda está em fase de testes

Inicialmente, a empresa abriu uma lista de espera e cadastrou apenas um número inicial de consumidores para participarem da primeira fase de atuação do Odyssey.

Neste sentido, é importante lembrarmos que, por mais promissora e inovadora que a proposta seja, é claro que ela ainda necessitará de ajustes e melhorias. 

Desta forma, pode ser que a tentativa da Starbucks fique estagnada, muito mais rápido do que se projetou, conforme alguns setores do mercado atual estão “prevendo”.

No entanto, não deixamos de considerar que a Starbucks está sendo pioneira em agregar algo novo do mundo da Web3. Por exemplo, os NFTs (conhecidas pela sua exclusividade) no seu modelo de negócios.

Logo, programa de fidelidade com NFTs é inovador e interessante em muitos sentidos. Afinal, há possibilidades reais de fornecer muitos ganhos financeiros para a empresa, além de fortalecer ainda mais a sua marca.

 

E os riscos do programas de fidelidade com NFTs? Eles existem?

Em termos de negócios, os riscos existem o tempo todo, mesmo nos mercados com maior “certeza” de consumo e de ganhos.

Então podemos dizer que sim, a ação da Starbucks com o programas de fidelidade com NFTs não é a especialidade dela. Logo, o uso de NFTs no mercado, é algo relativamente arriscado!

Mas o que acontece é:

 

  • Toda a ação está sendo muito bem planejada estrategicamente, como uma empresa do porte da Starbucks possui o potencial de realizar.

 

  • A maioria dos riscos, potenciais erros e problemas provavelmente já foram antecipados, e por isso eles já estão preparados para alguns possíveis cenários, não apenas os positivos, mas é claro, os negativos.

 

Além disso, o fato deles ainda estarem realizando testes iniciais, disponibilizando para apenas um mercado, só demonstra que as ações da empresa não estão sem planejamento.

No mais, só o tempo dirá, óbvio, mas as projeções e opções parecem boas, e as possibilidades para negócios de outras áreas, a partir do trabalho deles, também.

 

Caso esse tenha sido o seu primeiro contato com o tema, recomendamos que leia sobre O que são NFTs, NFT Ticket Pass: saindo do Hype dos NFTs com Alexandre Ariel, Royalties de NFT e NFTs para criativos e artistas

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Ativos Digitais

Royalties de NFT

Royalties de NFT. Os NFTs estão no mainstream do mundo digital. Artistas e criadores de conteúdo estão encontrando nesses tokens vantagens financeiras únicas, mesmo quando

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.