LogoColors

O que são Smart Contracts e como são usados

O que são Smart Contracts e como são usados? Smart Contracts, ou contratos inteligentes, são contratos com programação computacional auto-executáveis e são um dos pilares para a Nova Economia.

 

Neste artigo você vai aprender:

  • Entendendo o que são Smart Contracts e como são usados
  • O que são contratos no mundo offline
  • Benefícios dos usos de Smart Contracts
  • Tipos de uso para Smart Contracts

 

Entendendo o que são Smart Contracts e como são usados

Podemos pensar nos Smart Contracts a partir de um exemplo bem simples da vida real: máquinas de venda refrigerantes.

Se uma pessoa quer, por exemplo, uma coca-cola, ela coloca o valor do refrigerante na máquina e a máquina a entrega o refrigerante automaticamente.

O requisito do programa é bem simples:

  • A pessoa seleciona produto;
  • A máquina de vendas informa o valor daquele produto;
  • A pessoa deposita o valor devido informado pela máquina;
  • A máquina de venda verifica se o valor depositado está correto;
  • A máquina de venda libera o produto escolhido.

 

smart contracts transformação digital nova economia o que são Smart Contracts e como são usados

 

Assim, podemos entender que smart contracts funcionam com regras estabelecidas, sem intermediários e executado automaticamente. Voltando ao exemplo da máquina: Se a pessoa não colocar o valor devido referente àquele produto, a máquina não irá processar a entrega.

Ou seja, os contratos inteligentes irão se comportar/executar exatamente aquilo que eles foram programados para fazer e não podem ser manipulados.

Smart contracts funcionam pelo mesmo princípio, mas com grandes e novas utilidades na Nova Economia.

O primeiro ponto é entender que os Smart Contracts são formados dentro de uma rede Blockchain. Eles são linhas de código de programas de computador armazenados na Blockchain e que nos permitem transformar contratos convencionais em versões digitais. 

A primeira vez que o termo Smart Contract apareceu foi em 1994 em um White Paper de Nick Szabo, um criptógrafo e jurista de origem húngara. Somente em 2013 com a criação da Rede Ethereum que os smart contracts conseguiram ser colocados em prática.
No seu texto, Nick Szabo escreveu, em tradução livre:
Os objetivos gerais de um contrato inteligente são satisfazer condições contratuais comuns (termos de pagamento, garantias, confidencialidade e até mesmo aplicação), minimizar manipulações maliciosas e acidentais, e reduzir a necessidade de intermediários confiáveis. Os objetivos econômicos relacionados incluem a redução de perdas por fraude, custos de arbitragem e execução e outros custos de transação.

 

O que são contratos no mundo offline

Os contratos permeiam toda a nossa cível, seja para nos matricularmos numa escola, casar, divorciar comprar uma casa e contratar os mais diversos tipos de serviços. Mesmo para as coisas simples que compramos no dia-a-dia estamos submetidos a um contrato referente à transação financeira.
Contratos são acordos aceitos em comum por todas as partes envolvidas. Ou seja, qualquer acordo de comum acordo é passível de elaboração de contrato . Mesmo contratos que são elaborados por advogados estão aptos a falhas e lacunas que dão margem a interpretações.

 

A Questão da Confiança

Como já falamos várias vezes, a confiança é a base para as relações humanas. Um dos grandes problemas com os contratos convencionais é a necessidade de um intermediário imparcial e confiável que oriente as cláusulas de um contrato, com seus direitos, deveres e possíveis execuções.
Os advogados especializados em contratos estão bastante acostumados a verem pessoas não cumprindo acordos com alegações de manipulação, erro material, etc.

 

 

smart contracts transformação digital nova economia o que são Smart Contracts e como são usados

 

Benefícios dos usos de Smart Contracts

Os benefícios dos Smart Contratos já devem ter sido observados conforme descrevemos como funcionam. Vamos analisar mais a fundo alguns pontos positivos e destacar outros atributos.

 

Execução Automática

Smart Contracts são executados automaticamente assim que as suas premissas são cumpridas. Não há necessidade de trabalho humano para verificação das premissas. Ou seja, os smart contracts eliminam a necessidade da confiança. 

Por exemplo, foi autenticado um smart contract que determina a retirada de um fundo fiduciário todo específico dia de um mês. Caso alguém tente retirar esse dinheiro antes, o contrato será invalidado e não permitirá a retirada dos fundos.

 

Sem margem para Interpretação

A interpretação jurídica de uma cláusula do contrato pode ser algo extremamente demorado porque depende de fator humano. Com os smart contratos, não há margem para interpretações de maneira que os contratos são executados em estrito acordo às condições que foram programas no código do smart contract. Esta precisão de execução significa que independentemente das circunstâncias, os smart contracts sempre terão o mesmo resultado.

 

Registro Público

Aqui entra o grande suporte para a existência de smart contratos: a blockchain. Uma vez que os smart contracts estão registrado na Blockchain, toda a informação estará pública. É possível verificar todas as transações realizadas a partir da rede Blockchain.

 

Privacidade

Os smart Contracts também podem proteger a privacidade. Uma vez que as informações estão criptografadas no Blockchain, ninguém de fora terá acesso às suas informações pessoais, mantendo-se apenas a publicidade das operações, não dos dados sensíveis.

 

smart contracts transformação digital nova economia o que são Smart Contracts e como são usadosLetras miúdas nunca mais

Por fim, os smart contracts estão disponíveis publicamente para que qualquer analise os termos e cláusulas antes da assinatura.

A transparência dos smart contracts evita dores de cabeça que geralmente ficam escondidas nas letras miúdas dos contratos convencionais.

 

 

 

Tipos de uso para Smart Contracts

Agora que você já entendeu o que são Smart Contracts e como são usados no blockchain, de que maneira eles podem nos servir?
Criptomoedas os smart contracts são bastante utilizadas no universo das Criptmoedas garantindo que as transações estejam de acordo com as regras da exchange.
NFTs a compra de NFTs também são geridas a partir de smart contratos garantindo a não fungibilidade das artes digitais.
DAOs qualquer tipo de organização autônoma e descentralizada pode ser criada e baseada em um smart contracts.
Jogos  claro que o universo dos games é um percursor de tudo que estamos vivendo na Era Digital e os smart contracts não poderiam ficar de fora. Compras dentro dos jogos descentralizados estão seguras pelos smart contracts.
Seguros  A companhia ETHERISC oferece vários tipos de pacotes de seguros que são executados a partir de smart contracts. Entre os seguros oferecidos estão para  a perdas em plantações, atrasos de cias aéreas, fenômenos da natureza como furacões e, claro, seguro para carteiras de cryptos.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

glossario nova economia
Nova Economia

Glossário Nova Economia

Neste Glossário Nova Economia, apresentamos os principais termos e conceitos da Nova Economia que usamos aqui no Blog da Go Digital Factory e no nosso

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.