LogoColors

O que são as DAOs e para o que servem?

O que são as DAOs e para o que servem? DAO (organização autônoma descentralizada) surge como uma forma de organização segura e prática para se realizar vários tipos de trabalho entre pessoas que estão espalhadas pelo mundo. As DAOs são um movimento natural dentro da Nova Economia. As DAOs podem ser entendidas como um projeto que é  iniciado por um coletivo de pessoas e gerenciada pelos seus membros através do voto.

Para qualquer assunto pertinente a este projeto ou trabalho, desde a liberação de novos entrantes até decisões estratégicas, somente os membros podem decidir. Tudo que for apresentado de alteração relativa ao projeto  deve ser votada por todos os membros do grupo, chegando então a uma decisão. O voto é a garantia de participação de todos os membros de uma DAOs.

 

Neste artigo você vai saber:

  • O que são as DAOs e para o que servem
  • Por que fazer uma DAO
  • Diferenças entre DAOs e Organizações Tradicionais
  • Exemplos de DAOs
  • Como Funcionam as DAOs
  • DAO e o Futuro do Trabalho

 

Dentro de uma DAO não há hierarquias, ou seja, não há figuras de liderança ou até mesmo CEOs que irão comandar e decidir. Como também não é uma organização setorizada, as possibilidade de esquemas, desvios e manipulação de informações não acontecem sem que seja público. Isto significa que graças a incorporação de códigos – a programação computacional de uma DAO – todas as informações estão abertas e as atividades encontram-se totalmente registradas. Neste sentindo, percebe-se que as DAOs existem graças a tecnologia Blockchain.O que são as DAOs e para o quê servem?

 

Por que fazer uma DAO

Toda a esfera dos negócios e, principalmente, quando constituímos sociedades, a confiança é a espinha dorsal. A confiança é o principal motor nas nossas relações humanas. Para as empresas, a confiança entre sócios significa ainda estratégias acordadas entre todos e como o dinheiro será gasto e/ou distribuído.

No entanto, é difícil criar a base da confiança em um mundo totalmente online. Como pessoas que nunca se conheceram pessoalmente ou até mesmo são de diferentes culturas podem confiar umas nas outras e começar um negócio?

Com as DAOs a confiança não é necessária entre os membros. Isto porque só é necessário o código da DAO, ou seja, basta a programação computacional que determine as regras. Este código da DAO é totalmente transparente e verificável por todos, uma vez que está registrada na Blockchain.

 

Diferenças entre DAOs e Organizações Tradicionais

O que são as DAOs e para o quê servem?

 

Exemplos de DAOs

 O que são as DAOs e para o quê servem?

Caridade – Por meio do voto dos membros, é decidido como o recurso proveniente das doações deverá ser utilizado em

ações de caridade. 

Freelancers – É possível criar uma rede de freelancers que irão direcionar os fundos para espaços de trabalho e empresas de assinaturas de softwares (SAS). 

Investimentos – Uma organização para fundos de risco que reúna capital de investimentos dos seus membros e o voto seja para decidir em quais empreendimentos investir. É possível ainda determinar que o dinheiro ganho seja redistribuído pelos membros.

Outro caso de DAO ainda bem recente e quase absurdo foi a tentativa de compra da cópia da Constituição dos Estados Unidos por um grupo DAO que se intitulava Constitution DAO. A tentativa foi um fracasso, mas o grupo chegou a levantar cerca de 40 milhões de dólares.

 

Como Funcionam as DAOs

O que são as DAOs e para o quê servem?A base do funcionamento de uma DAO são os Smart Contracts. Os smart contracts são contratos formulados em cima de linhas de código e auto-executáveis. Na jornada da Transformação Digital, podemos dizer que os smart contracts são a versão digital dos contratos tradicionais.

São estes contratos que estabelecem as regras da organização e controlam o capital da mesma.  A rede de Blockchain Ethereum, por exemplo, é uma das mais utilizadas para a criação de DAOs. Isso significa que as DAOs são criadas na Blockchain e, ali, permanecem imutáveis, transparentes e, obviamente, seguras. 

Caso qualquer pessoa tente fazer alterações no contrato de estabelecimento da DAOs, ela não conseguirá. Isso também significa que, dada sua característica imutável de registro, o capital da DAO jamais poderia ser gasto em qualquer coisa que não aprovada pelos votos dos membros.
Uma DAO não precisa de uma autoridade central que audite as ações internas, inclusive realize pagamentos. Assim que o grupo toma uma decisão, os votos são computados e os pagamentos realizados automaticamente. É impossível alterar qualquer linha de código em um Smart Contract sem que isso não seja público.
 
 

DAO e o Futuro do Trabalho 

A humanidade já passou por duas revoluções: a agrícola e a industrial. Nossas relações de trabalho foram profundamente alteradas após esses períodos, incluindo mudanças no jogo de poder mundial. Se pararmos para observamos, hoje, percebemos que as grandes empresas do mundo não são mais as empresas da Era Industrial, mas sim os gigantes da tecnologia. A exemplo destas empresas podemos falar da Amazon, Alphabet (Google), Meta (Facebook), Microsoft, etc. Isto significa que estamos vivendo nossa 3ª Revolução: a Revolução Digital. Quanto do nosso comportamento e da maneira com que vivemos não foi transformada com o advento das novas tecnologias?

Diante deste cenário e, principalmente, com a pisada de acelerador na Transformação Digital após a pandemia de Covid19, o nosso modo de trabalho também é outro. As tecnologias emergentes atuais permitiram que as pessoas continuassem executando seus trabalhos a partir de seus computadores pessoais diretamente de casa.

No entanto, o Futuro do Trabalho não se trata apenas de trabalharmos remotamente. A discussão entre futuristas e líderes sobre como será nosso Futuro do Trabalho tem muito mais a ver com as novos processos, desintermediação, negócios em plataforma, automação, e etc.

Na base disto tudo estaria em destaque a maneira com que as empresas começam. Se tradicionalmente pensamos em um pequeno grupo de pessoas que se conhecem e começam um negócio, a Era Digital proporciona uma mudança de paradigma. Com tecnologias emergentes como o Blockchain que permite descentralização de dinheiro, de poder e criação de smart contracts para diversos fins, a automação da confiança é o componente final para que tenhamos iniciadores, não sócio-fundadores.

Por exemplo, já pensou em um Museu cuja curadoria fosse totalmente descentralizada, gerido apenas pelos próprios artistas e colecionadores?

Ele existe. É o projeto MUSE0  que trabalha somente com NFTs e tem como propósito o foco na comunidade e não na monetização de venda de arte.

Com o desenvolvimento das DAOs e seu uso cada vez mais entrando no mainstream, poderemos ter um verdadeiro vislumbre do Futuro do Trabalho com empresas sem hierarquias e totalmente geridas pelos seus próprios membros.

o que é DAO Transformação Digital Nova Economia

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

glossario nova economia
Nova Economia

Glossário Nova Economia

Neste Glossário Nova Economia, apresentamos os principais termos e conceitos da Nova Economia que usamos aqui no Blog da Go Digital Factory e no nosso

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.