LogoColors

O que é ERC-721

O que é ERC-721 e o que isso tem a ver com os NFTs?

“Me deparei com o termo ERC-721 e não faço ideia do que isso significa”

Talvez esse tenha sido o seu caso, ou não, mas de qualquer forma, se você está inserido na Web3 é importante conhecer o token ERC-721 e a sua relação com NFTs.

Para adiantar o tema – e até como forma de provar que vale a pena que todos conheçam esse token –  esse padrão facilita a criação de tokens verificáveis, únicos e que permitem o desbloqueio de várias vantagens, que podem ir desde conteúdos exclusivos até experiências valiosíssimas. 

Neste conteúdo, você descobrirá: 

  • O que é o token ERC-721
  • Por qual motivo foi criado
  • Quais são suas características
  • Quais diferenças entre ERC-20 e ERC-721
  • Usos e aplicativos
  • O token ERC-721 serve apenas para obras de arte – mito ou verdade?

 

O que é um token ERC-721?

O token ERC-721 foi uma proposta de melhoria ao Ethereum, o que chamamos de EIP, apresentada em setembro de 2017 por Dieter Shirley, um dos principais nomes das ações de Blockchain, e fundador de diversas companhias pautadas em ações do tipo.

E o principal ponto sobre o ERC-721 é que ele é um padrão para o desenvolvimento de tokens não fungíveis, ou seja, para que objetos, ações, situações e outros itens possam ser devidamente comercializados, considerando principalmente o seu valor agregado (de preço), mas especialmente pela sua exclusividade.

 

Tokens ERC-721 NFT Go Digital Factory Web3 Metaverso

 

Caso você não saiba o que são tokens não fungíveis (NFTs), não tem problema: Temos um conteúdo que explica detalhadamente o que são NFTs, deixando claro o que são, como funcionam, seus tipos, cases (com um dos NFTs da Netflix sensacional!), onde e como comprá-los, criá-los e vendê-los, e os NFTs mais caros do mundo

 

Voltando ao assunto, o token ERC-721 é um padrão opcional, ou seja, os desenvolvedores escolhem segui-lo para a criação de NFTs, justamente porque isso acaba fazendo com que a programação dos códigos passe a ser mais simples, previsível e até reutilizável. 

 

Por que o token ERC-721 foi criado?

Para garantir a exclusividade de um item. Dito isso, a principal característica do token ERC-721 é o fato de que cada um deles é único. 

Veja, já era possível a criação de tokens, mas seu desenvolvedor viu a oportunidade de investir num padrão de token que, por ser não fungível, ele não pode ser dividido ou compartilhado com outras pessoas, o que garante sua total exclusividade de posse – Hoje, já é possível comprar frações de um NFT, mas isso será assunto para um outro post.

A única coisa que pode ser feita é passar a posse dele de um dono a outro, através da venda. No entanto, ele não pode ser dividido entre várias pessoas, por exemplo.

E para se ter uma ideia do sucesso do token ERC-721, grandes empresas, como a Nike, têm realizado investimentos em ativos do tipo, aproveitando essa nova onda de consumo e comercialização para garantir o acesso a produtos exclusivos seus. 

Tokens ERC-721 NFT Go Digital Factory Web3 Metaverso NFTs

 

Características dos tokens ERC-721: o que você precisa saber para identificá-lo?

Como vocês puderam ver, o Token ERC-721 serve para a criação de NFTs. E, por incrível que pareça, o ERC-721, quando sua estrutura é analisada, parece bastante com o ERC-20. 

Ainda que sejam semelhantes em alguns aspectos, o token ERC-721 conta com algumas  características. Veja. 

 

  • Nome – todo token ERC-721 vai ser nomeado de acordo com aquilo que representa, e não com um código ou com dados criptografados, como ocorre com a maioria dos tokens fungíveis. Assim, se você comprar um token de uma pintura de Vincent Van Gogh, por exemplo, o nome do token vai ser o nome da obra, como “Os Girassóis”.


  • Símbolos – mesmo com o nome, alguns símbolos podem ser definidos para o token ERC-721 para facilitar sua identificação por APPS de Blockchain.


  • Suministro – é total, justamente porque estamos falando de um token NFT.


  • Propriedade – um token ERC-721 vai ter um campo específico para isso, chamado de funções, onde serão definidos os padrões e processos para especificar o proprietário dele e as maneiras de transferir essa propriedade. Essa é uma das principais partes do contrato inteligente de um token do tipo.


  • Criptografia para o proprietário – embora o nome do token ERC-721 não seja criptografado, o do proprietário é, para protegê-lo de possíveis problemas com tentativas de golpes ou fraudes.


  • Aprovação – um campo do token ERC-721 para permitir que um representante definido pelo proprietário possa realizar a transferência desse token quando necessário ou pré-acordado.


  • Metadados – outro campo super importante de um token ERC-721, já que é ali que as informações que garantem a sua exclusividade serão devidamente adicionadas e validadas.

 

Assim, é possível compreender como um token ERC-721 possui uma padronização de campos e informações cruciais para que a sua posse seja efetivamente segura e confiável.

Tokens ERC-721 NFT Go Digital Factory Web3 Metaverso NFTs

 

Diferenças entre os tokens ERC-20 e ERC-721

Se você está há algum tempo pesquisando e estudando sobre o mercado de tokens, já deve ter se deparado com um outro token muito famoso e utilizado da Ethereum, que é o ERC-20. E com isso, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre um e outro?

Nós vamos explicar! Veja abaixo quais são as principais diferenças entre os tokens ERC-20 e ERC-721.

 

  • Tokens ERC-20 são totalmente fungíveis, e isso significa que eles podem ser amplamente divididos, comercializados, extinguidos, e assim por diante.

 

Por serem fungíveis, fica claro que não existe qualquer possibilidade de exclusividade, e por isso possuem uma circulação maior, a exemplo das criptomoedas.

 

  • Já um token ERC-721, como já explicamos, é exclusivo, o que deixa a sua circulação muito menor, e torna impossível a sua divisão com outras pessoas, e até entre ele mesmo. Um token do tipo permanece intacto, formando para sempre uma “unidade”. 

 

O máximo que pode acontecer com eles é a utilização integral (quando ele for um serviço), a exemplo de um ingresso muito exclusivo para um evento, como é o caso do mercado para NFT Ticketing . Mesmo assim, ele é mais difícil de ser transferido por causa de sua exclusividade.

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os Nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

 

 

Usos e aplicativos dos tokens ERC-721

Agora que você já entendeu o que é o token ERC-721, é hora de conferir alguns exemplos de usos e aplicativos, até para que compreenda o quanto esta modalidade tem crescido e se tornado famosa pelo mundo, contribuindo para a movimentação do mercado. 

 

Aplicativos

Diversos tipos de aplicativos têm sido desenvolvidos para criar tokens ERC-721 digitais. Um deles, inclusive, foi um dos primeiros a ser desenvolvidos por Dieter Shirley, e fez um sucesso tão grande que praticamente travou o site da Ethereum por algumas horas.

Vejamos então dois exemplos de aplicativos que criam tokens ERC-721:

NFTs CryptoKitties

Desenvolvido para ser um jogo, neste aplicativo você pode criar e também combinar gatos virtuais, que serão seus mascotes, adicionando características específicas para cada um deles. 

Com isso, cada mascote criado se transforma automaticamente em um token ERC-721, que pode ser colecionado pelos usuários. Essa coleção, ou um desses mascotes, pode depois ser transferida para outro dono, por um valor comercial, é claro. 

Assim, temos um token ERC-721 que cria valor para algo totalmente digital. Bacana, não acha?

 

Tokens ERC-721 NFT Go Digital Factory Web3 Metaverso NFTs
Imagem: Reprodução Cryptokitties

 

Metaverso Decentreland 

Também é um jogo, mas aqui o objetivo dele é obter e fazer crescer terrenos virtuais, construindo neles e tornando-os mais valiosos. 

Cada terreno se torna um token ERC-721 e pode ser comercializado integralmente entre os usuários da plataforma. Um deles já foi vendido através de um leilão pela bagatela de US$9 mil!

Com a popularidade, vários outros aplicativos semelhantes estão sendo desenvolvidos, com o intuito de criar e comercializar ativos digitais diversificados.

 

Imagem: The Block

 

Mercados

Você sabia que já existem Marketplaces totalmente organizados para auxiliar na comercialização de tokens ERC-721?

Pois é! E um deles tem se tornado extremamente forte e competitivo, ao receber diversos tipos de comercializações de NFTs nas mais diversas modalidades.

 

Imagem: Reprodução OpenSea

E o maior mercado de token ERC-721 é o OpenSea, criado já no final do ano de 2017. 

Vale dizer que pouco tempo depois do desenvolvimento deste token pela Ethereum, eles iniciaram com baixas, mas constantes operações, permitindo aos seus usuários atividades bem simples, como:

  • Os usuários podem entrar e cadastrar os seus NFTs para comercialização.
  • Esses NFTs são checados usando as informações da Ethereum. É verificada a validade do token e demais informações dele.
  • Os usuários podem iniciar os processos de compra e venda, sendo que a OpenSea oferece smart contracts para garantir a segurança das operações realizadas.

 

E o mais interessante é que as comercializações de NFTs podem ser feitas tanto com criptomoedas, quanto com moedas do tipo fiduciária. Assim, os participantes possuem mais opções para obter seus ganhos com as compras e vendas.

E em 2021 o OpenSea explodiu de vez, com um valor de mercado estimado em nada menos que 13 bilhões de dólares. 

A ideia da OpenSea, que veio dos desenvolvedores Alex Atallah e Devin Finzer, caminha muito bem alinhada com as novas opções da era digital, sendo uma excelente forma de garantir ativos digitais exclusivos e com boas chances de valorização e comercialização.

 

NFTs populares

Bom, você provavelmente já entendeu o que são os tokens ERC-721 e como eles estão se popularizando na era atual, vamos te passar algumas ideias dos NFTs mais populares neste momento, para você ter uma noção de como essa área está sendo valorizada.

 

  • The Merge – uma das obras de arte em formato NFT mais valiosas do mundo, sendo comercializada por quase US$92 bilhões.


  • Human One – outra obra de arte, que foi vendida no final de 2021 por cerca de US$29 bilhões.


  • Save Thousands of Lives – um NFT desenvolvido para ser leiloado em prol de mães carentes que vivem em cidades do sul do continente asiático. Deu certo, e esse tipo de token ERC-721 foi vendido por US$5,23 milhões.

 

Temos ainda muitos artistas da atualidade que estão investindo suas fortunas em NFTs. Dentre os 3 artistas com mais ativos de NFTs da atualidade, destacamos:

  • Mark Cuban – o ator e empreendedor norte-americano possui pouco mais de US$502 milhões em ativos de NFTs.

 

  • Gary Vee – já esse empreendedor da Bielorússia tem em sua posse mais de US$107 milhões em tokens ERC-721.

 

  • Snoop Dogg – um dos rappers mais famosos do mundo, o cantor atualmente possui mais de US$19 milhões de dólares em NFTs.

E até mesmo celebridades nacionais investem em ativos do tipo, como o jogador de futebol Neymar, que possui em sua carteira de tokens ERC-721 diversas obras de arte.

 

Tokens ERC-721 servem apenas para obras de arte?

Considerando que passamos muitos exemplos relacionados a obras de arte, e que, inclusive, muitos museus e artistas estão investindo cada vez mais em tokens do tipo, a dúvida é válida. Mas a verdade é que muitos itens possuem amplas possibilidades de serem comercializados com o auxílio de tokens ERC-721, e não apenas obras de arte digitais.

Por exemplo: museus podem usar a tecnologia para leiloar obras de arte físicas, ou até mesmo atividades envolvendo eventos exclusivos com elas. Já pensou uma sessão exclusiva com a Monalisa? Pode ser possível.

 

E mais do que isso, os tokens ERC-721 já estão sendo utilizados para a comercialização de imóveis, terrenos, veículos, móveis de alto padrão, itens da moda… A lista é grande.

Assim, todo o aparato de segurança e exclusividade que os tokens ERC-721 fornecem podem e estão sendo utilizados para a comercialização de diversos itens, de produtos a serviços e experiências.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Especial: Retrospectiva Web3 2022
Web3

Retrospectiva Web3 2022

Retrospectiva Web3 2022. Descubra (quase) tudo que rolou em 2022 no mundo crypto. Retrospectiva Web3 2022. Estamos fechando o ano de 2022 com muitos acontecimentos

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.