LogoColors

O Que eu Preciso para Ser um Nômade Digital: Guia Completo

O que eu preciso para ser um nômade digital? Escrevemos esse post com todas as dicas para você saber como se tornar um nômade digital.

Os nômades digitais e seu estilo de vida estão ficando cada vez mais conhecidos e já entrevistamos o Gonçalo Hall sobre Nomadismo Digital e a Web3, em um episódio muito especial do nosso Podcast de Web3.

Além dos inúmeros benefícios para as empresas aderirem cada vez mais ao digital, aqueles indivíduos que optam por um estilo de vida de nômade digital estão desfrutando melhor do seu próprio tempo e vivendo com bem menos estresse.

Então, se você está interessado em um estilo de vida nômade ou simplesmente possui um negócio digital que pode ser gerido de qualquer lugar do mundo, as dicas que apresentamos abaixo serão valiosas. Descubra tudo o que precisa antes de se tornar um nômade digital.

 

O que eu preciso para ser um nômade digital?

Neste artigo você vai descobrir:

  • O que são Nômades Digitais
  • Nômade Digital em Portugal
  • 5 Vantagens de se viver como um Nômade Digital
  • Trabalhos mais comuns para Nômades Digitais
  • 10 Sites para encontrar Trabalho Remoto 
  • Como se tornar um Nômade Digital
  • Dicas para viver como um Nômade Digital

 

 

O que são nômades digitais

Os nômades digitais são trabalhadores remotos que normalmente viajam para diferentes lugares do mundo. Eles trabalham de cafés, coworkings e bibliotecas, aproveitando a internet wifi e os smartphones com suas inúmeras funções para trabalharem de onde bem desejarem.

A pandemia do Covid e a necessidade do distanciamento social acelerou a mudança nas empresas para contratarem trabalhadores remotos em vez de manterem escritórios físicos. A mudança para o trabalho remoto abriu uma enorme oportunidade para as pessoas trabalharem de onde quiserem no mundo. Assim, o nomadismo digital ganhou enorme popularidade nos últimos tempos.

 

O que eu preciso para ser Nômade Digital em Portugal?

O movimento do nomadismo digital não é exatamente novo e muitos países estão aproveitando a onda para atrair este tipo de turista, impulsionando a economia. Este claramente é o caso de Portugal que já criou um visto para nômades digitais que desejem ir para o país.

Portugal é um dos países com os melhores índices de qualidade de vida no mundo, embora seja ainda um pouco incipiente nas questões salariais com o o menor salário de toda a União Européia. No entanto, para qualquer nômade digital que ganhe o suficiente para viver aqui, Portugal é um verdadeiro paraíso.

A vida do nômade digital em Portugal é repleta de sol, praias e deliciosa culinária portuguesa. A oferta de locais para aluguel e as vilas nômades são um dos grandes atrativos e ganham cada vez mais força. Viver em Portugal não é apenas estar no continente próximo à Lisboa ou Porto – as duas maiores cidades do país – mas também nas ilhas dos Açores e na Ilha da Madeira que são espetaculares.

 5 vantagens de se viver como um nômade digital

Ainda não está convencido em viver como um nômade digital? Veja abaixo algumas das vantagens de se optar por este verdadeiro estilo de vida.

 

Produtividade

Não há tempo a ser perder quando se está visitando lugares fabulosos. Explorar os arredores e se encantar com as novidades vai te deixar mais motivado a terminar o seu trabalho o quanto antes. Para os mais aventureiros, alguns destinos podem promover experiencias bem diferentes.

Isso que é incentivo!

 

Criatividade

A criatividade acontece quando você esta inspirado e entra em contato com coisas fora da rotina. Há até mesmo estudos falando sobre o cruzamento de conceitos aparentemente distantes formando ideias mais criativas. Trabalhar de diferentes lugares todos os dias te dará experiências diversas que você pode usar nos seus projetos. Quando você está com uma grande bagagem de experiências, suas ideias serão cada vez mais inovadoras.

Adaptabilidade

Estar viajando constantemente para novos lugares com certeza tira as pessoas da zona de conforto. A fim de se adaptar a estes lugares você terá de se adaptar às culturas, ao idiomas, às pessoa e, cada vez mais, você estará aberto a experienciar essas diferenças. Viajar também melhora nossa reação às mudanças, aumentando a nossa capacidade de atenção ao novo e os desafios à frente. Viajar ainda aumenta nossas habilidades em aprender novos skills.

Tempo

Mesmo quando se faz o que ama, o tempo para aproveitar as outras coisas da vida fica sempre menor. O nomadismo digital aumenta sua produtividade como por sua vez também te dará mais tempo para passar tempo com a família, com os amigos e ainda fazer outras coisas que ama.

Amizades

Nômades digitais acabam criando mais conexões com outras pessoas. Nada como a aventura para criar conexões fortes seja com pessoas novas, seja com seus amigos ou companheiro amoroso.

 

Quais são as desvantagens do nomadismo digital?

Também há algumas desvantagens em se viver como um nômade digital, vamos listá-las abaixo, mas não se preocupe porque a maior parte tem solução, sim!

Primeiro ponto é que ser nômade digital é trabalhar duro. Não há colegas próximos para te ajudar a executar uma tarefa. Na maior parte do tempo você precisará resolver tudo sozinho. E não só apenas as coisas de trabalho, mas tudo que é necessário para desfrutar seu próximo destino: passaportes, burocracias de trabalho, vistos, seguros, aprender novos idiomas, etc.

Já falamos várias vezes, mas é sempre bom reforçar: se você não possui organização e motivação, será muito difícil manter o compasso com o trabalho remoto. Pessoas que precisam de muita liderança podem se sentir extremamente perdidas no processo. Outros pontos que podem ser desvantagens para nômades digitais incluem:

  • saudade de casa;
  • não estar presente nos eventos de família e amigos;
  • sem garantia de salário;
  • problemas de comunicação com outros idiomas;
  • sensação de solidão

Portanto, avalie bem sua decisão em seguir como um nômade digital!

 

Trabalhos mais comuns para Nômades Digitais

Hoje, a maior parte das empresas oferece trabalhos remotos. Uma pesquisa do IPEA no Brasil apontou que 7,3 milhões de brasileiros já trabalham de forma remota. No entanto, a modalidade híbrida ainda está em curso de maneira que muitos profissionais sentem falta da convivência no escritório. Esse traço não combina com o estilo de vida de um nômade digital.

 

Assim, é preciso encontrar trabalhos totalmente remotos ou convencer seu atual chefe que você dá conta de produzir sem aparecer na firma. Não deu certo convencendo o chefe? É preciso passar algum tempo pesquisando vagas em sites de emprego – não se preocupe, listamos alguns logo abaixo.

 

Outra opção é atuar como freelancer. Mas é preciso um pouco de autocrítica para poder abraçar o estilo de vida de freelancer pensando nas suas qualidades, no que você faz de melhor e se esse trabalho é possível ser feito online.

Assim que tiver certeza que consegue executar seu trabalho de qualquer lugar do mundo e ainda fazer um  bom dinheiro, você precisa se mostrar pro mundo. Alguns sites são dedicados a profissionais freelancers funcionando como verdadeiros Marketplaces. É o caso do Workana, por exemplo.

 

Abaixo, listamos alguns serviços que são mais comuns para trabalhos remotos:

  • Contabilidade
  • Atendimento ao cliente
  • Diretor de Arte
  • Editor
  • TI
  • Marketing
  • Gerente de Projetos
  • Analista
  • Desenvolvedor
  • Professor
  • Tradutor
  • Assistente Virtual
  • Jornalista

 

São muitas as possibilidade em áreas diversas para quem deseja ser nômade digital, mas infelizmente não são todos os campos de atuação que permitem essa escolha.

 

10 Sites para encontrar Trabalho Remoto 

Separamos 10 sites para você poder começar sua aventura com trabalhos remotos e ser um nômade digital, no Brasil e no mundo.

 

Remotar

Remoteok

Na Prática

Crypto Jobs

Black Vagas

Jobatus

Arc Dev

All Crypto Jobs

We Work Remotely

Gitcoin

 

 

Como se tornar um nômade digital

Antes de começar sua aventura como nômade digital, há algumas coisas que você precisa saber:

  1. Organize suas finanças e se livre de despesas fixas desnecessárias como assinaturas de streaming ou até mesmo contas da academia.
  2. Faça um pé de meia com alguns meses de respiro financeiro. Nunca se sabe quando uma emergência pode aparecer em algum lugar do mundo. Portanto, programa-se com uma poupança que dure exatamente o tempo que você estiver fora e possa suportar seu estilo de vida.
  3. Faça um seguro de saúde. A pior emergência que pode surgir é uma emergência média e, a depende do país, a conta pode sair bem cara. Além do mais, depois da pandemia, a carteira de vacinação tem sido ainda mais cobrada em alguns países.
  4. Pesquise as melhores opções bancárias para cartão de crédito internacional e aplicativos que monitorem seus gastos. Controlar o câmbio é sempre muito cansativo e você precisa de um bom apoio para não se perder ao mudar de um país para o outro.
  5. Atenção ao telefone móvel! As contas de celular serão uma loucura caso você não fique atento a maneira com que usa seus dados móveis ou até mesmo as ligações internacionais. A melhor opção é pesquisar uma companhia telefônica em cada país e conseguir trocar o SIM CARD a cada novo destino. Verifique se seu telefone tem essa opção.

 

 

Dicas para viver como um Nômade Digital

Agora que você já decidiu se tornar uma nômade digital , ou até mesmo já um, algumas informações importantes precisam ser consideradas.

  1. Atenção ao orçamento

O seu orçamento será extremamente importante enquanto um nômade digital, uma vez que as flutuações do câmbio e o custo de vida em alguns lugares pode ser bem alto. Enquanto você estiver atento às suas finanças e ao seu orçamento, você terá mais segurança. Para isso, considere seu estilo de vida, seus gastos com passagens, hospedagem, comida, atividades que queira fazer e até mesmo os custos para executar seu trabalho. Não se esqueça de que há momento de baixa no trabalho e é preciso estar pronto para continuar arcando com suas despesas onde quer que você esteja.

 

  1. Se planeje para o pior cenário

Tenha sempre um plano B para emergências. Já mencionamos a preocupação com sua saúde e a importância de um seguro de saúde que seja aceito nos lugares que você optar por viver. As coisas nem sempre saem como queremos. Isto serve para problemas com seu próprio equipamento de trabalho. Considere o pior cenário para qualquer eventualidade.

 

  1. Conheça as comunidades de nômades digitais

Há várias comunidades de nômades digitais pelo mundo. Com essas pessoas você vai compartilhar as mesmas sensações e experiências. Longe de casa é difícil ter acesso a uma rede de apoio e, portanto, os nômades digitais costumam se ajudar muito nessa hora. Além do mais, é possível aumentar o networking e ficar sabendo de novas oportunidades.

 

  1. Não dependa do wifi público
Seria loucura chegar a algum lugar e descobrir que você está sem acesso à internet, não é mesmo? Esta dica não é apenas para garantir que o trabalho está sendo entregue, mas também para se mostrar disponível online a quem quer que seja seu contratante. A falta de um sinal de internet não é desculpa para perder reuniões ou deadlines. Uma opção viável é ter algum amplificador de sinal de wifi para seus dispositivos que precisam estar conectados. Tente não depender tanto de wifi púbicas.

 

  1. Conheça o idioma – ou pelo menos um pouquinho dele

Aprender novos idiomas é realmente um skill fantástico que podemos carregar para o resto da vida. No entanto, muitas vezes é impossível aprender tão rapidamente algumas expressões locais e se comunicar com todo mundo. Não parta do pressuposto que todo mundo irá conseguir te entender mesmo em inglês. No melhor cenário, use ferramentas como o Google Tradutor para se comunicar com todos que precisar.

 

  1. Pesquise seus destinos

Estude um pouco seu próximo destino e onde exatamente irá morar. Assim, numa emergência você precisa saber, por exemplo, onde é o hospital mais próximo. E mais: garantir que o local onde você irá morar é seguro.

 

  1. Serviços financeiro

Usar sempre o sistema de câmbio de um banco ou fazer trocas em casas de exchange pode custar bem caro. Com cada vez mais pessoas buscando o estilo de vida de nômade digital, alguns bancos surgem pra resolver o problema. Verifique quais oferecem as melhores taxas e se estão presentes para facilitar o seu acesso ao dinheiro onde quer que você esteja.

 

O que eu preciso para ser um nômade digital

 

A vida na estrada pode ser extremamente interessante para os que possuem espírito aventureiro, mas é preciso lembrar que organização, disciplina, espírito curioso e abertura para aprendizado são características essenciais para um nômade digital. Está pronto para essa próxima aventura?

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.