LogoColors

NFTs da Netflix monitoram engajamento

Os NFTs estouraram a bolha após o sucesso de coleções como CryptoPunks e Bored Apes. Com isso, muita gente se questionou qual o valor de se pagar caro por imagens que só não existem no mundo digital. No entanto, a estrutura e o protocolo dos NFTs estão avançando para outros usos favoreçam os negócios. Há muito se discute sobre a necessidade dos NFTs fazerem uma transição do seu status de “mercados especulativos” e passarem a integrar com efetividade a estratégia dos negócios.

 

NFTs da Netflix audiência engajamento Go Digital Factory
Imagem: Reprodução

Este é o caso da Netflix. A pioneira do streaming acabou de lançar no OpenSea uma coleção de cenas da terceira temporada da sua série Love, Death + Robots.  A coleção traz cenas dos nove episódios lançados e estão são vendidas por 0,0012 ethers, ou seja, aproximadamente US$ 1,64. Além disso, a ação da empresa incluiu uma “caça ao tesouro”na vida real (IRL) com vários QR Codes espalhados em outdoors e redes sociais para que os fãs da série os encontrassem. Mas por que vender cenas de uma série por um valor tão baixo? O que se pretende com isso?

 

Os NFTs da Netflix Go Digital Factory
Imagem: Reprodução

 

O valor baixo e a quantidade de NFTs disponibilizados na ação da Netflix já sinalizam que estes ativos não são grandes investimentos. Então, por que todo o burburinho em torno desta coleção de Love, Death + Robots? E mais: por que mais de 32 mil pessoas foram à caça dos QR Codes que os levavam diretamente a esses NFTs?

A resposta é simples: os que foram à caça ao tesouro realmente gostaram da série. E isso muda completamente o jogo de como as empresas desenham seus conteúdos e movimentam suas comunidades. Em vez de dados frios sobre a audiência ou lucrar em cima da coleção – caso os valores fossem mais altos-, a Netflix conseguiu dados únicos do engajamento com a série Love, Death + Robots. 

A estratégia dos NFTs da Netflix permitiu a criação de um novo framework para monitoramento de audiências. 

Os NFTs da Netflix Go Digital Factory
Imagem: Reprodução

NFTs e monitoramento de audiência

Para quem trabalha com audiovisual, sabe que a audiência crua de um programa diz pouco sobre como as pessoas estão engajadas com aquele filme, série ou programas. Exemplo mais que objetivo: a última temporada de Guerra dos Tronos. A HBO divulgou que foram cerca de 19,3 milhões de espectadores espalhados pelos vários dispositivos de acesso como HBO, HBO Go e HBO Now. Dos que acompanharam o final da série ao vivo, foram cerca 13.6 milhões – motivos mais que suficientes para comemoração da produção. No entanto, o final da série foi altamente criticado e os fãs da série estavam frustrados.  Isso significa que, apesar de uma larga audiência, não era possível compreender o tanto que essa mesma audiência gostava daquele produto.

Agora, a Netflix pode usar NFTs para perceber quão ligados os fãs estão em cada episódio de Love, Death + Robots apenas observando o número de vendas no OpenSea. Pelas vendas atuais, já é possível determinar qual episódio foi mais popular de todos a temporada: Three Robots: Exit Strategies.

NFTs da Netflix audiência engajamento Go Digital Factory
Imagem: Reprodução

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os Nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Ativos Digitais

Royalties de NFT

Royalties de NFT. Os NFTs estão no mainstream do mundo digital. Artistas e criadores de conteúdo estão encontrando nesses tokens vantagens financeiras únicas, mesmo quando

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.