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Marcas no Metaverso

Coma a entrada das Marcas no Metaverso, os profissionais de Marketing estão precisando se reinventar. Por isso, buscam cursos de Marketing para Web3 e Metaverso com o objetivo de atender a esse novo cenário.

Mas por que tanto interesse no Metaverso? O que está permitindo os negócios a tirarem valor desta nova realidade imersiva?

Neste post, você irá ver:

  • Marcas no Metaverso
  • Por que as marcas estão no Metaverso
  • Lojas no Metaverso
  • Marcas Brasileiras no Metaverso
  • Exemplos de Metaverso
  • Fashion Brand no Metaverso
  • Metaverso da Gucci
  • Metaverso da Nike
  • Marcas de comida no Metaverso
  • Experiências de Marcas no Metaverso

 



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Marcas no Metaverso

É quase impossível olhar adiante no futuro e não imaginar o Metaverso fazendo parte das nossas vidas. Isso porque existem muitas oportunidades para aqueles que querem se adaptar à essa realidade – e também promover inovações. Por ser uma novidade recente, é provável que muitos não estejam ainda enxergando a importância das Marcas do Metaverso. Além disso, não percebem como isso será disruptivo para toda a sociedade.

Algumas conhecidas marcas como Gucci, Nike, Amstel, Tiffany’s estão tomando a dianteira com projetos para o universo da Web3 com NFTs, Tokens, uso de Smart Contracts e Blockchain. Por isso, neste artigo vamos mergulhar para conhecer as Marcas no Metaverso e o que podemos aprender com elas. E, quanto antes os negócios se adaptarem ao Metaverso, melhor. 

 

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Por que as marcas estão no Metaverso

O Metaverso ainda está em desenvolvimento. No entanto, o seu potencial pode desbloquear uma grande onda de disrupção que vai impactar positivamente a vida das pessoas. O relatório da Mckinsey & Company, intitulado “Value creation in the Metaverse“, apresenta dados relevantes do porquê que as marcas estão no Metaverso. 

Com 3400 consumidores entrevistados, 60% deles afirmaram estar empolgados com a transição das suas vidas offline para vidas virtuais. E mais: 95% dos líderes e CEOs esperam que o Metaverso cause um impacto positivo em todas as indústrias nos próximos 10 anos. 

Até 2030, o valor do Metaverso pode chegar a 5 trilhões de dólares.

Em 2021, os fundos de private-equity destinados ao Metaverso alcançaram 13 trilhões de dólares.

Em 2022, os investimentos no Metaverso mais que dobraram em relação ao ano anterior. Estes investimentos chegaram a quase 120 bilhões de dólares.

 

 

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Como as Marcas podem capturar valor no Metaverso

 

1 – Desenvolva estratégias focadas em geração de valor

Define objetivos e papéis que vão agregar valor ao negócio.

 

2 – Teste, aprenda e ponha em prática

Produza experiências e iniciativas, monitore os resultados e refine sua estratégia.

 

3 – Prepara para escalar

Combine talentos com competências digitais, agregue-as na sua estratégia de negócio e nos seus modelos de ação.

 

Lojas no Metaverso

O Metaverso irá impactar vários aspectos da nossa vida real, incluindo a nossa maneira de consumir produtos. Por isso, grandes marcas já estão lançando suas próprias marcas no Metaverso. Algumas das estratégias utilizadas são as venda de wearables para os avatares e experiências Phygital – que combinam experiências digitais com físicas.

A tendência para as Marcas no Metaverso é cada vez mais focar em experiências hipercustomizadas em omnicanal que casem o físico com o digital e não apostar todas as fichas somente na venda de produtos.

 

 

Marcas Brasileiras no Metaverso

No Brasil, uma das primeiras marcas a lançar uma loja no Metaverso foi a americanas. Nesta loja no Metaverso, os usuários virtuais podem comprar os produtos que são normalmente vendidos na loja. Para o futuro e, construindo uma experiência phygital, os usuários do Metaverso da americanas poderão comprar os produtos e receber diretamente em casa.

 

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Imagem: Reprodução americanas

 

Outras marcas brasileiras que também estão no Metaverso são:

 

  • Pixit – desenvolve espaços virtuais em 3D
  • Borders – empresa de entretenimento e educação, realiza projeto com holografia ao vivo e já atendeu empresas como Ford, Samsung, Mastercard.
  • Druid Creative Gaming – empresa originalmente criada para o mercado publicitário, atua com marketing de influência e foi responsável pelo show do rapper Emicida dentro do game Fortnite.
  • Dacri Deviati – empresa de consultoria focada em moda imersiva. Foi responsável pela Brazil Immersive Fashion Week e pelo NOSSO CAMAROTE, com réplica digital no Metaverso da Sandbox.

 

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Imagem: Reprodução Nosso Camarote

 

Em cases estrangeiros, a Benetton também construiu uma estratégia própria de imersão no Metaverso: em vez de focar na compra dos produtos, a loja da Benetton cria experiências gamificadas dentro do espaço físico da loja.

 

Exemplos de Metaverso

Ainda em desenvolvimento, há várias iniciativas de Big Techs e também de plataformas descentralizadas que oferecem experiências que podem ser consideradas um vislumbre do que virá a ser o Metaverso: games, NFTs, criptomoedas, etc.

Além disso, os Metaversos existentes hoje podem promover shows e eventos que contam com uma audiência na casa dos milhões.

 

Decentraland

A plataforma descentralizada já vende terrenos no Metaverso e possui sua própria criptomoeda, a MANA. 

 

Meta Horizons

Aposta de Mark Zuckerberg, o Horizons é o Metaverso da META, antigo facebook. Dentro do Horizons é possível interagir com outras pessoas e participar de shows e eventos. Na sua versão para trabalho, a META oferece o Workrooms.

 

Pokemon Go

Para mostrar que Metaverso não é só realidade virtual, o Pokemon Go foi uma febre com seu jogo que mistura realidade física com virtual.

 

Fortnite

O jogo possibilita a criação de avatares dentro da plataforma. Dentro do Fortnite, a cantora Ariana Grande já promoveu um show ao vivo que fez bastante sucesso.

 

Fashion Brand no Metaverso

Com a possibilidade de eventos e shows dentro do Metaverso, a primeira Fashion Week do Metaverso foi realizada dentro do Decentraland. E são as marcas de fashion que mais têm se aproveitado da nova leva de realidade virtual.  A venda de wearables de marcas famosas são sucesso. E, neste sentido, estamos falando de produtos totalmente digitais. 

 

Imagem: Reprodução The Block

 

Metaverso da Nike

A Nike é uma marcas no Metaverso mais conhecidas, graças ao seu nível de popularidade e influência. No último ano, a marca dedicou-se a criar seu próprio mundo dentro da plataforma Roblox. Batizado de Nikeland, o metaverso da Nike permite que os usuários criem seus próprios avatares, joguem, e interajam entre si. A combinação de jogos e convívio social permitiu um universo inteiro só pra Nike.

 

Imagem: Reprodução Nikeland

 

Metaverso da Gucci

Assim como a Nike, a Gucci também está usando a plataforma do Roblox para sua incursão de marca no Metaverso. A marca já vendeu itens digitais como bolsas e roupas a preços relativamente altos comparados às suas versões físicas. Assim, este é o exemplo perfeito de como um NFT pode ser muito útil como estratégia para as marcas no Metaverso. A bolsa vendida pela Gucci só pode ser utilizada pelo avatar  dentro do Metaverso – assim como a sua transação posterior.

 

Imagem: Reprodução

 

Marcas de comida no Metaverso

Assim como as fashion brands, as marcas conhecidas no setor de alimentos também estão fazendo suas apostas no Metaverso. Desde eventos para lançamentos de produtos à experiências exclusivas dentro dos seus próprios universos, Coca – Cola, Mcdonalds, Chipotle e Wendys já estão no Metaverso. O número de patentes para tokens e NFTs disparou no último ano.

Imagem: Reprodução

 

Experiências de Marcas no Metaverso

Para levar as marcas para o Metaverso de maneira interessante aos usuários é preciso criar experiências imersivas. A Forever 21 criou um gorro totalmente digital para ser vendido dentro do Metaverso. A demanda pelo item em versão física foi tão grande que a marca produziu uma versão real do wearable para ser vendida em suas lojas. A lógica da indústria se inverteu nesta experiência de marca no metaverso: a demanda foi criada antes da produção

 

Imagem: Reprodução

Desta forma, as marcas podem testar seus design nos avatares do Metaversos antes de trazerem para as suas fábricas.

Conclusão sobre Marcas no Metaverso

O Metaverso cria oportunidades únicas e inovadoras para as marcas. é uma nova maneira de se conectar com os clientes e criar uma comunidade engajada. O Metaverso é uma nova potência para o Marketing Digital com venda de ativos digitais e experiências inesquecíveis. Além disso, é a possibilidade de um rebranding completo para a relevância das marcas. 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

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