LogoColors

Greenpeace pressiona Bitcoins | e outras notícias da semana de 05/04 a 10/04

O Bytes da Semana não acabou!

Neste Bytes da Semana no Blog, separamos mais algumas notícias de Transformação Digital, Inovação e Futurismo para você se manter atualizado. Outras notícias você pode acompanhar no nosso Podcast Amanhã Já Foi.

 

Greenpeace pressiona Bitcoins

A mineração de Bitcoins é um dos grandes poluentes para o mundo. Isso porque dentro do mecanismo do Blockchain que permite a existência das criptmoedas, é necessário realizar um protocolo chamado Proof-of-Work o que demanda bastante trabalho computacional e uso de energia.

O fundador da rede Ethereum, Vitalik Buterin, já tem se posicionado favoravelmente à mudança no protocolo do Proof-of-Work para o Proof-of-Stake que faria cair em 99% o uso de energia elétrica.

O Green Peace já entrou com uma ação na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos numa comissão chamada Change the Code, Not the Climate. As mudanças numa rede descentralizada precisam da adesão de todos os envolvidos e a discussão parece estar longe de uma resolução.

Matéria Original: Vice

 

Crise dos Fertilizantes desacelera produção de Soja

No Bytes no Blog de 14 de março falamos sobre pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) obtendo excelentes resultados a partir do pó de rochas para uso como fertilizante. No entanto, a lição de dentro de casa parece não funcionar. Somos o maior produtor de soja do mundo e temos tecnologia e pesquisa para superar a crise dos fertilizantes, mas – segundo matéria da Exame –  a escassez de fertilizantes estão desacelerando para quase zero a expansão da plantação de soja no Brasil.

Matéria Original: Exame

via GIPHY

 

Drones autônomos vão entregar cargas a partir do próximo ano

Calma que tem muita informação antes de pensarmos que nossas comprinhas vão chegar à porta de casa com drones! A autorização para uso de drones foi para a FEDEX em parceria com a empresa Elroy Air, tudo nos Estados Unidos. Além disso, as entregas só serão possíveis para o ano que vem e não significa que os drones não farão entregas diretamente na porta das pessoas. Os drones atuarão na logística interna e terão capacidade para transportar até 200kg de carga e autonomia de voo para percorrer 400 km. 

Matéria Original: Design Taxi

 

Crie seus sons favoritos para focar ou relaxar

Esta é uma dica leve pra quem gosta de ouvir som ambiente enquanto trabalha ou estuda. O site Noisli permite aos usuários configurarem seus próprios sons ambiente a partir de sons da natureza, cafés e até mesmo de trem. O site também tem uma versão premium, mas a gratuita já é excelente. Vale a pena.

Fonte: Noisli

via GIPHY

 

Jeff Koons chega aos NFTs e à Lua

Imagem via Jeff Koons: Moon Phases

O celebrado artista Jeff Koons também terá sua entrada no mundos do NFTs. Este feito não seria tão relevante dada a enxurrada de artistas criando NFTs por aí, mas as obras de Jeff Koons terão um destaque a mais. As artes da coleção Moon Phases do artista serão as primeiras obras de arte a irem para a Lua e permanecerem por lá indefinidamente. Em relação aos NFTs, a primeira venda será totalmente revertida para os Médicos sem Fronteiras.

Matéria Original: Art Net News

 

 

NVIDIA transforma fotos em cena 3D com uso de IA – e isso é muito legal!

A empresa de gráficos está construindo uma ferramenta com uso de IA que acelera o processo de conversão de imagens 2D (fotos) para 3D. O processamento 1000 vezes mais rápido que qualquer outra ferramenta existente é impressionante e, por sua característica de ser “instantânea”, o produto recebe o nome Instant NeRF.  As possibilidade são inúmeras para o futuro da fotografia e o processamento de imagens para realidades virtuais e, especialmente, para o Metaverso. Veja o vídeo abaixo:

Matéria original: Design Taxi

 

 

Curta “Enemies” da Unity apresenta humano digital hiperrealista

E já que estamos falando de gráficos, capacidade de processamento… Veja só o que a Unity apresentou esta semana! Um humano feito digitalmente com expressões e feições muito próximas da realidade. A empresa é uma das mais famosas do mundo e gosta de investir alto na sua entrega. Recentemente, a empresa adquiriu a empresa Weta Digital por mais de 1 bilhão de dólares. Para quem não sabe, a Weta Digital foi a responsável pelos efeitos visuais da trilogia de O Senhor dos Anéis que mesmo após 20 anos do seu lançamento surpreende pela qualidade dos efeitos.

Matéria Original: The Verge

 

 

Mark Zuckerberg versus Tik Tok

Que o Facebook perdeu usuários nos últimos tempos e o Tik Tok tornou-se a grande rede social do momento, não é novidade. O que parece é que Mark Zuckerberg não sabe – ou não gosta – de como funciona o mercado: Concorrentes estão sempre buscando novas formas de entregar valor e conquistar mais clientes. De acordo com um relatório do jornal americano The Washington Post, a empresa Meta pagou uma conhecida consultoria republicana, a Targeted Victory, para iniciar uma campanha nacional difamatória contra o Tik Tok.

A campanha seria para informar dos perigos  do TikTok por ser um aplicativo estrangeiro – lembramos que estamos falando dos Estados Unidos – e que é o número 1 em compartilhamentos de dados de jovens e adolescentes.

Matéria Original: The Verge

 

Roubo Bilionário da plataforma do jogo Axie Infinity

Milhares de pessoas podem ter pedido dinheiro na plataforma Ronin Network uma das principais para o jogo Axie Infinity. O jogo é extremamente popular no qual o esquema play to earn pode garantir criptomoedas e coleta de NFTs. O ataque pode ter levado cerca de 615 milhões de dólares- quase 3 bilhões de reais. A empresa afirma estar trabalhando para recuperar o dinheiro dos usuários.

Matéria Original: UOL

 

Inteligência Artificial transmite pensamentos de pessoas com E.L.A

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou ELA, é uma doença que danifica os neurônios motores que conduzem a informação do cérebro aos músculos do nosso corpo. Um dos mais proeminentes físicos do mundo, Stephen Hawkings, sofria com ELA e passou a maior parte da sua vida preso a uma cadeira de rodas com dificuldades de fala e de movimento – o filme A Teoria de Tudo mostra um pouco da história do físico.

Um estudo altamente experimental realizado pelo Centro Médico da Universidade de Utrecht , na Holanda, implantou microchips no cérebro de um paciente com ELA e conseguiu transmitir seus pensamentos e sentenças completas por meio do uso de Inteligência Artificial. O experimento está ainda longe dos testes clínicos, mas é uma esperança para trazer de volta a capacidade de comunicação de milhares de pessoas que sofrem de ELA, câncer, derrame e lesões cerebrais graves. Como diria o próprio físico Stephen Hawking: “Pessoas quietas possuem mentes barulhentas.”

Matéria Original: Singularity

via GIPHY

 

SNAP compra startup de interface cérebro-computador 

E já que falamos de controle da mente para poder se comunicar, a Snap acabou de adquirir a startup NextMind que oferece uma interface cérebro-computador. A compra visa o futuro dos óculos de Realidade Aumentada e pretende responder a questão de como iremos controlar nossas ações no Metaverso. Caminhamos a passos largos na Convergência das Tecnologias Emergentes e permitindo que no futuro as interfaces sejam cada vez mais imersivas.

Matéria Original: The Verge

 

Blockchain pode ajudar fazendas de subsistência a terem seguro climático

As preocupações com o clima estão cada vez mais urgentes. Pequenas fazendas de subsistência podem sofrer mais com a gravidade de eventos climáticos extremos, de maneira que esses agricultores podem ficar sem alimentos ou dinheiro para comprar comida em outros locais. O seguro climático já é um conceito antigo, mas os sinistros pagos às seguradores é muito pequeno, o que torna a sua função demasiada difícil em subscrever e processar pagamentos e ainda ganhar dinheiro com isso.

Para resolver esta questão, a Lemonade Crypto Climate Coalition pretende usar a tecnologia do Blockchain junto com Smart Contracts para equilibrar a balança e proteger essas comunidades vulneráveis das mudanças climáticas. Usar o Blockchain pode parecer oposto às preocupações com poluição, mas a Lemonade Crypto Climate Coalition pretende usar o novo protocolo de Proof of Stake para minimizar essa questão.

Matéria original: The Fast Company

 

 

Cientistas enviam nova mensagem para o espaço

Se existe vida inteligente ou não fora do nosso planeta, ainda é uma dúvida. Mas os cientistas decidiram enviar uma nova mensagem para o espaço na tentativa de uma comunicação universal e que nos apresente aos vizinhos intergaláticos. A matéria original traz um debate acerca de ‘o quê’ e ‘como’ nos comunicarmos universalmente. Lembrou do filme “A Chegada”? Boa pedida de filme para a semana.

Matéria original: Scientific American

 

Parte da nova mensagem enviada ao espaço pelos cientistas.

 

 

David Beckham será embaixador de rede Blockchain

*Sim, ainda estamos conseguindo acompanhar cada celebridade que entra no Metaverso.

Agora é a vez de David Beckham, ex-jogador inglês, que será o embaixador da DigitalBits , uma rede Blockchain  focada em marcas. A parceria visa uma ponte entre clientes, marcas e outras organizações. Vale lembrar que David Beckham possui uma forte ligação com marcas globais como Adidas, EA, Tudor, Maserati e de publicidade ele entende bastante.

Ainda no anúncio da parceria, a Digitalbits afirma ser mais sustentável e eco-friendly do que as demais redes de Blockchain, mas não explica como ou porquê.

via GIPHY

 

Abercrombie & Fitch: Ascensão, Queda e Renascimento no Tik Tok

Quem se lembra das roupas da Abercrombie & Fitch? Aquela marca famosinha nos anos 2000 por vestir somente “pessoas belas e descoladas”? Se você não era loiro, muito magro e com mais de 1,80m de altura certamente teria dificuldades de se identificar com a marca que declaradamente queria esse público trajando as roupas de gosto duvidoso à época.  Obviamente, este posicionamento da marca envelheceu como leite e seu valor de mercado foi decaindo ao longo dos anos.

No entanto, a marca ressurgiu das cinzas para uma nova geração tiktoker – e é só por isso que a Abercrombie veio parar no Bytes. A marca acabou por viralizar no Tik Tok e, segundo chefe de marketing da Abercrombie Brands, Carey Collins Krug, tem mudado seu posicionamento e suas opções de tamanho, corte e qualidade seguindo o que o público tem comentando na rede social. Ou seja, a Abercrombie quer ser uma marca mais inclusiva.

O fato é que o Tik Tok está impulsionando a Abercrombie novamente e mostrando que o ambiente digital pode ser um meio das marcas se reinventarem. Quantas vezes já falamos no nosso Bytes da Semana sobre o poder do Metaverso em alterar nossas percepção das marcas? É isso que está acotecendo com a Abercrombie neste exato momento. E tem mais: no próximo mês sai o documentário ‘White Hot: The Rise & Fall of Abercrombie & Fitch’, dirigido por Alison Klayman e estará disponível na Netflix.

Matéria original: Teen Vogue e Daily Mail UK

via GIPHY

 

 

Combo de notícias da Europa: Apertando o cerco contra as Big Techs e as novas leis para combater o desperdício do Fast Fashion

 

EUA e União Européia: novo acordo de transferência de dados

Lembra da problemática ameaça de saída do Meta/Facebook da Europa?  Atualmente, os dados do Meta, por exemplo  são tratados nos Estados Unidos o que não é aprovado pela GDPR, a Lei Européia que inspirou a nossa LGPD.

O Bloco Europeu e os Estados Unidos estavam chegando a um acordo, mas parece que o acordo de transferência de dados acordado entre os dois irá provavelmente acabar em tribunal. 

Matéria Original: Tech Crunch

 

União Européia e a Lei dos Mercados Digitais

O bloco europeu está trabalhando na sua Lei dos Mercados Digitais – Digital Market Act (DMA) – e terá a privacidade como parte destacável neste novo regulamento. Lembramos que a União Europeia tem sido bem atuante quanto à sua lei de proteção de dados – GDPR – e definindo novos parâmetros de atuação da internet que vão de encontro aos princípios do que se espera ser a Web 3.0.

Com a aprovação desta nova lei, um dos regulamentos visa evitar que as plataformas das Big Techs mantenham o monopólio do mercado praticando concorrência desleal com outros utilizadores.

Matéria Original: Ecommerce News

 

via GIPHY

 

Proposta de Lei mira no consumo excessivo pelas Fast Fashion

Que a indústria da moda é um dos setores menos regulamentados e que mais produz resíduos no mundo, todos nós sabemos. Agora, uma nova proposta de lei na Europa está mirando as marcas de Fast Fashion para combater o desperdício dado o consumo excessiva de roupas e itens de moda que acabam indo para o lixo e sequer podem ser reciclados.

Dentro da proposta, alguns consultores chegaram a sugerir que as autoridades europeias deveriam cobrar às marcas uma taxa adicional sobre cada peça de roupa vendida.

Matéria Original: Zero Waste Europe

 

 

——————

Acompanhe o Bytes da Semana também no nosso Podcast.

Acompanhe esse e os outros episódios do nosso Podcast Amanhã Já Foi com notícias de Transformação Digital, Inovação e Futurismo. O nosso último episódio já está no ar. Corre pra dar o play.

 

*Quer entender mais sobre Sustentabilidade?

No último episódio 3 Perguntas para Entender discutimos o tema da Sustentabilidade com o professor Luis Felipe Bismarchi. O programa foi uma master class para entender os impactos do nosso consumo no mundo.

via GIPHY

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.