LogoColors

Glossário Nova Economia

Neste Glossário Nova Economia, apresentamos os principais termos e conceitos da Nova Economia que usamos aqui no Blog da Go Digital Factory e no nosso Podcast Amanhã Já Foi.

 

Glossário Nova Economia

Baleia/ Whale Maior detentor de um determinado tipo de criptomoeda e/ou carteiras com um volume muito grande de moedas. Por isso, quando fazem transações, são capazes de impactar todo o mercado. 

Bitcoin Primeira moeda descentralizada e digital criada na Blockchain. Foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto em 2008 e é a criptomoeda mais conhecida do mundo.

Carteira / Wallet As wallets funcionam como as carteiras da vida offline: é um local para guardar seus criptoativos. As carteiras podem ser cold wallets ou hot wallets, existindo 4 tipos de carteiras, atualmente.

Carteira Mobile Carteira de criptos em dispositivos móveis.

Cold Wallet  São carteiras offline. Ditas menos suscetíveis a ataques maliciosos.

DAOs Organizações autônomas descentralizadas que estão registradas na Blockchain.

Degen Gíria utilizada na comunidade NFT para designar alguém que compra criptomoedas ou bens digitais sem saber exatamente o que está fazendo.

Ethereum -Segunda criptomoeda mais utilizada no mundo.

Full Node Computadores ou dispositivos capazes de rastrear todo o histórico de uma negociação de Blockchain.

Hard Wallet Carteira de criptos em outros dispositivos offline, como pendrives.

Hot Wallet Carteiras online. Ditas mais suscetíveis a ataques maliciosos.

Metaverso Camada virtual sobre o nosso mundo físico em que podemos interagir em tempo real com pessoas em cenários simulados.

Market Cap é a quantidade de criptomoedas que está em circulação vs o valor atual dela.

Moeda Fiat  São moedas centralizadas pertencentes aos países. Exemplos: Real, Dólar, Euro.

NFT – Non-Fungible Token – ou, tokens não fungíveis. NFTs criam valor, oferecem exclusividade e existem somente no mundo digital. Esses ativos digitais únicos não podem ser trocados por outros com as mesmas características.

Paper Wallet Carteira em papel. Normalmente disponível para impressão com os dados de acesso online às moedas.

Scam Coin são moedas fraudulentas criadas de maneira  que somente os seus inventores lucrem com elas.

Smart Contracts Contratos inteligentes feitos em linhas de código computacional e auto-executáveis. Muito utilizados nas DAOs.

Soft Wallet Carteira de criptos em computadores, sejam websites ou aplicativos.

Solidity Desenvolvida por uma equipe que trabalhou na rede Ethereum, é uma linguagem de programação com objetivo de escrever Smart Contracts – contratos inteligentes.

Token Representação de uma informação, dado ou ativo, sem significado ou valor extrínseco ou explorável. Assemelham-se às fichas de cassino: representam valores reais de maneira segura e só funcionam dentro daquele ecossistema.

Tokenização É a substituição de dados confidenciais por um equivalente não confidencial ao qual chamamos de token. É qualquer coisa que possa – e faça sentido – ser criada a partir da blockchain.

Adriana Molha

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Sou de São Paulo e já morei em Montevideo. Sou empreendedora digital, consultora de negócios, especialista em inovação e branding, com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos em grandes empresas e multinacionais. Apaixonada por novidades e tendências, estou sempre buscando novas tecnologias e observando as mudanças de comportamento das empresas e da sociedade.

Postagens relacionadas

glossario nova economia
Nova Economia

Glossário Nova Economia

Neste Glossário Nova Economia, apresentamos os principais termos e conceitos da Nova Economia que usamos aqui no Blog da Go Digital Factory e no nosso

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.