LogoColors

Futuro do Marketing Digital

Com mais Cursos de Web3 e Metaverso surgindo no horizonte, os profissionais de comunicação tentam ainda entender qual o Futuro do Marketing Digital. Isso porque o Metaverso e a Web3 estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e os profissionais de Marketing precisarão se reinventar nesta nova era da Internet. O Marketing Digital como conhecemos na Web2 vai mudar completamente. 

Neste artigo, vamos entender quais estratégias e oportunidades estão presentes na Web3 para o Futuro do Marketing Digital.

O Futuro do Marketing Digital na Web3: Da Web2 para a Web3 em um piscar de olhos

Para boa parte das pessoas, a Web3 ainda parece um conceito muito distante que só irá acontecer nos próximos anos. No entanto, quem acompanha os conteúdos do Blog da Go e nossas conversas no Podcast Web3 for Business, Amanhã Já Foi, sabe que já há muitas empresas nativas da Web3 e importantes marcas entrando no Metaverso.

As plataformas como a Phonogram.me, por exemplo, estão oferecendo oportunidades únicas para músicos e artistas leiloarem suas músicas e até mesmo álbuns inteiros exclusivamente em NFTs. Os pagamentos são feitos em criptomoedas com excelente retorno financeiro para estes artistas e criativos, uma vez que não dependem mais de contratos com grandes players da Indústria Fonográfica. Não é apenas a venda em si que gera valor para os músicos, mas o marketing implícito em como um NFT cria um ativo digital único com registro de propriedade na Blockchain.

Artistas e criativos estão se reposicionando na Web3, de maneira que as marcas e as empresas também devem se planejar para construir estratégias de marketing digital e presença online dentro da Web3. 

 

Impactos da Web3 no Marketing Digital 

Um dos pontos mais importantes da Web3 é a sua natureza descentralizada, o que permite que os usuários tenham soberania nas suas identidades, conteúdos criados e ativos que carregam por toda a Web. A soberania dos dados combinada à tecnologia Blockchain permitem que a Web3 seja um ambiente mais seguro para os usuários. No entanto, para os profissionais de marketing digital que estavam acostumados com a coleta de dados da Web2, esta mudança de paradigma afeta diretamente suas estratégias de identificação de público alvo e campanhas direcionadas a estes mesmos grupos. 

 

Com a proximidade do mundo cookieless da Web3, os profissionais de marketing digital vão precisar rever de que maneira poderão tratar a coleta de dados para usar em suas campanhas online.

Para alcançar o público alvo na Web3, o Futuro do Marketing indica mais personalização e mais especificidade nas estratégias.

A experiência do usuário na Web3 também será drasticamente diferente, o que desafiará os profissionais de marketing digital a responderem estas novas demandas com o uso de novas tecnologias como a realidade aumentada, a realidade virtual e o Blockchain.

 

Estratégias para a o Marketing Digital na Web3

São muitos os desafios do Futuro do Marketing Digital na Web3, mas também são muitas as oportunidades para as marcas desenvolverem estratégias de Marketing Digital que superem seus desafios e que tragam mais valor a partir das comunidades.

A seguir, apresentamos algumas tendências do Marketing para os próximos anos.

 

Fique por dentro das últimas tendências da Web3

A Web3 tem sido o assunto mais relevante dentro do ecossistema empresarial e os especialistas e estudiosos já estão apontando quais tendências devem permanecer no horizonte. Acompanhe o nosso blog e o nosso podcast de web3 para ficar por dentro das novidades, assine newsletters de Web3 como Milk Road e Bankless e ative novamente sua conta no Twitter. O Twitter tem sido um celeiro de especialistas em Web3 que divulgam a todo momento as tendências para o Futuro do Marketing na Web3.

Sugerimos alguns perfis de destaque no Twitter:

@piovincenzo_

@allnick

@Zeneca_33

@punk6529

@mishadavinci

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os Nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

 

 

Fique de olho nas Tecnologias da Web3

A tecnologia Blockchain é a tecnologia mais importante da Web3 a se observar de perto por causa do seu caráter descentralizado, seguro e auditável. Se você não está por dentro de como funciona a Blockchain, recomendamos fazer a leitura do artigo O que é Blockchain que preparamos aqui no Blog da Go.

Além disso, a realidade virtual e realidade aumentada também estarão bem presentes nas experiências que os usuários terão do Metaverso seja para socializar, trabalhar ou fazerem compras. 

Cursos de Marketing para Metaverso e Web3 Futuro do Marketing Digital

 

Use os insights e dados de maneira eficiente

Os dados continuarão a ter um papel relevante dentro da Web3 – mesmo que eles se tornem mais particulares e privados. Para fazer decisões efetivas dentro do Marketing Digital, mergulhe nas informações e dados dos seus clientes para usá-los de maneira mais eficiente no futuro próximo.

Concentre-se em métricas e indicadores para criar modelos preditivos que podem preencher os gaps de dados para a sua conversão.

 

Participe de Comunidades dentro do Discord

O Discord é uma plataforma de comunicação que está sendo o principal ponto de encontro de pessoas que compartilham dos mesmos propósitos e ideais. As comunidades dentro do Discord oferecem bastante  informações sobre a Web3, mas também expressam objetivamente o que os usuários estão querendo nos seus relacionamentos com as marcas.

 

Cursos de Marketing para Metaverso e Web3 Futuro do Marketing Digital

Crie conteúdos de Marketing de valor

Conteúdo é rei na Web3. E, em um oceano de conteúdos que foi gerado a partir das Creator’s Economy da Web2, vence quem capta melhor a atenção dos usuários.  Em vez de palavras-chave estratégicas, o futuro da internet estará apoiado em conteúdos mais nichados, com valor agregado e insights que façam sentido nas buscas dos usuários.

 

Entretenimento Imersivo: Melhore a Experiência do Usuário

Para prosperar no Metaverso com websites, plataformas e lojas online  (Metacommerce) é necessário oferecer experiências imersivas. interações entre os usuários, ser user user-friendly e tridimensional. Tudo isso será necessário para melhorar a presença online na Web3, a qual estará intimamente ligada à experiência completa que os profissionais de marketing irão oferecer aos usuários na nova era da internet.

 

Futuro do Marketing na Web3: desafios e oportunidades

Uma nova internet vai demandar uma nova forma de se fazer marketing na Web3. A descentralização e a soberania de dados são verdadeiros desafios para os profissionais de marketing digital. No entanto, as oportunidades crescem proporcionalmente a essa nova realidade, impulsionando uma nova leva de profissionais de marketing que estão de olho nas tendências do Futuro do Marketing Digital na Web3.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Especial: Retrospectiva Web3 2022
Web3

Retrospectiva Web3 2022

Retrospectiva Web3 2022. Descubra (quase) tudo que rolou em 2022 no mundo crypto. Retrospectiva Web3 2022. Estamos fechando o ano de 2022 com muitos acontecimentos

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.