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Empresas mais digitais: desafios e boas práticas

Empresas mais digitais: desafios e boas práticas são um desafio para líderes e organizações  e esta necessidade foi uma verdadeira corrida nos últimos meses para realizar a Transformação Digital.

Muitas companhias criaram várias iniciativas estratégicas para construir negócios mais digitais e, assim, conseguir superar os efeitos da pandemia. Como bem sabemos, a pandemia foi um acelerador da Transformação Digital com disrupções e mudanças no comportamento dos clientes. A grande questão para os líderes desta século é como manter-se relevante e prosperar em um mundo que o cliente está mais empoderado e no centro de todas as decisões.

 

A Transformação Digital 

A Transformação Digital é a maneira com que as empresas estão aplicando tecnologias nos seus processos e na interação com os clientes, gerando mais valor para o negócio.

A tecnologia é uma grande alavanca nos processos para tornar as empresas mais digitais. E, para isso, muitas tecnologias emergentes estão sendo postas em prática como, por exemplo, IoT, Inteligência Artificial, e-ommerce, Cloud, Big Data ,etc. A Transformação Digital tornou-se uma emergência para as empresas, obrigando-as a se tornarem mais digitais.

No entanto, essas estratégias digitais dependem muito de como estas tecnologias serão usadas para trazer mais valor. E a implementação da tecnologia depende de boas competências digitais que estão ligadas à cultura e à sua força de trabalho correspondente a todo ecossistema das empresas.

Isto significa, que a Transformação Digital está intimamente ligada à força humana, embora não seja dissociada da tecnologia. Esta é a razão pela qual boa parte das ações de Transformação Digital acabam falhando nas empresas que queiram ser mais digitais.

 

Empresas mais digitais: desafios e boas práticas

 

Como tornar sua empresa mais digital  

Para tornar-se mais digital, é preciso também ser mais relevante no mundo online. Isto porque há um oceano de empresas competindo pela atenção do consumidor, e é preciso observar alguns pontos bem estratégicos para ganhar destaque e a preferência do cliente.

Os clientes ganharam muito mais poder através das tecnologias. Mas ao mesmo tempo é através destas tecnologias que as empresas conseguem perceber melhor as necessidades dos clientes. As empresas precisam investir nas competências digitais a fim de que a inovação em produtos seja um fator determinante na concorrência.

Atualmente, as grandes empresas de varejo e até mesmo as de entretenimento estão mais data-driven. Isso significa que as suas decisões e a elaboração de novos produtos e serviços estão baseadas em dados. A quantidade de dados à disposição das empresas é surpreendentemente passiva e isso se potencializou durante o lockdown da pandemia de Covid19. No período, o Meta informou que volume de uso no Facebook aumentou 70%.

Abaixo, vejamos algumas boas práticas para tornar sua empresa mais digital e  também mais interessante para os seus consumidores.

  • Atraia novos clientes para que realizem a primeira compra com a sua empresa.
  • Identifique o comportamento do seu cliente durante a jornada de compra dele.
  • Verifique os produtos ofertados pelo seu negócio, considerando pontos como qualidade e preço. Diversifique nos produtos e serviços ofertados, mas sem esquecer da preferência dos seus cliente.
  • Conquiste seus clientes durante todo o ano, em especial se a sua oferta de produtos e serviços está sujeita a alguma sazonalidade.
  • Personalize seu atendimento, oferecendo uma experiência única e especial a cada um dos seus clientes.
  • Integre seus canais de comunicação para que a experiência do cliente seja sempre positiva.
  • Experimente novos produtos e serviços para continuar atraindo a atenção dos seus consumidores.
  • Invista em publicidade online. Faça experiências com anúncios e verifique os dados para otimizar seu investimento.
  • Interaja com seus clientes através das redes sociais.
  • Crie campanhas de fidelização para que seus clientes continuem comprando com você e até mesmo façam indicações de novos clientes.

 

Empresas mais digitais: desafios e boas práticas

 

Desafios para tornar as empresas mais digitais

Para muito além da aplicação da tecnologia no ecossistema da empresa, há também mudanças no mindset dos processos e estratégias que são um desafio para que os negócios consigam prosperar na Era Digital.

Integrar tecnologias ao negócio significa também ter profundas mudanças no modelo de negócios, na relação com os clientes e nos processos. Ou seja, muitos empresários precisam trocar a roda da bicicleta com ela girando.

Abaixo, listamos abaixo o que é preciso para Empresas mais digitais: desafios e boas práticas.

 

Propósito

Vá muito além do slogan e dos lucros da sua empresa. É preciso definir o propósito da empresa como um todo.

 

Marketing Inclusivo 

Marcas que se posicionam diante das desigualdades sociais estão na preferência dos consumidores. A expectativa destes clientes é ver equipes mais diversas e inclusivas.

 

Talentos não convencionais

Pessoas com talentos não convencionais e criativas podem acrescentar muito para as equipes, preenchendo gaps de algumas habilidades. Ideias diversificadas conseguem aproximas mais o marketing dos clientes.

 

O mundo sem cookies

A oferta de dados a partir da coleta de terceiros está desaparecendo. A Web 3.0 está chegando com força e mudando nossa política de dados e as empresas precisam construir bases mais sólidas de confiança com os clientes.

 

Experiência de dados mais humano

Se construir bases sólidas de segurança é uma questão importante para empresas digitais, é natural que o uso de dados com o cliente seja menos invasivo. É necessário criar estratégias de dados que criem mais valor para os clientes.

 

Experiência Phygital

Experiências híbridas que conectem o digital e físico estão entre as maiores tendências para 2022.  Os clientes querem boas experiencias online e offline, as quais ofereçam personalização, conexão e inovação.

 

IA para melhorar os canais de atendimento

Apostar em canais com Inteligência Artificial oferece uma verdadeira experiência de qualidade ponta-a-ponta para toda a jornada do cliente: desde as ofertas certas até o pós venda.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

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