LogoColors

Empresárias Criam Primeiro Podcast no Metaverso

As sócias Adriana e Ana vivem em países diferentes e criaram o Podcast no Metaverso para poderem se encontrar e receber os convidados do programa.

  • Adriana Kimi Rodrigues e Ana Wadovski são sócias da Go Digital Factory, consultoria especializada em inovação, transformação digital e nova economia.
  • Adriana mora no Brasil e Ana mora em Portugal e nunca se conheceram pessoalmente.
  • No início deste ano, lançaram o Podcast Amanhã Já Foi, para discutir os principais conceitos e novidades do setor, comentando notícias e trazendo especialistas para debates sobre diversos temas.
  • As sócias queriam ter um estúdio para receber os seus convidados, mas não conseguiam por conta da distância geográfica.
  • Por isso tiveram a ideia de criar o estúdio do podcast no Metaverso.

 

O Primeiro Encontro no Metaverso

Além de ser a primeira vez que estavam no Metaverso, essa também foi a primeira vez que Adriana e Ana estavam juntas em um mesmo ambiente. Isso porque, apesar de terem criado uma empresa e um podcast, elas nunca se conheceram fisicamente. Elas moram em continentes diferentes e se conheceram em 2020, durante a pandemia.

“Todas os nossos encontros até aquele momento tinham sido feitos por reuniões realizadas no Zoom” – diz Ana. “Concebemos a empresa, criamos o podcast, entrevistamos pessoas e atendemos nossos clientes, sem nunca termos nos conhecido pessoalmente.” – conclui.

“Quando nos vimos no Metaverso foi uma loucura. Era a primeira vez que estávamos nos vendo cara a cara. Nos abraçamos pela primeira vez na vida. Foi bem emocionante.” – comenta Adriana.

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Bruno Inovação Transformação Digital Nova Economia

 

O episódio de estreia do Podcast no Metaverso foi feito em 03 de julho de 2022 com Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub, o primeiro hub de inovação de Santos – SP.

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Ludmilla Rossi O Terceiro Lugar Juicyhub 2

Podcast Metaverso Amanhã Já Nova Economia

 

O Estúdio do Podcast no Metaverso

O estúdio do Podcast Amanhã Já Foi é um ambiente virtual criado no aplicativo Workrooms da Meta, que oferece um ambiente onde as pessoas podem realizar atividades do trabalho.

“Antes de tudo, fizemos uma pesquisa detalhada sobre as opções disponíveis no mercado. Optamos por comprar o Quest 2 e utilizar o Workrooms, que é a solução pronta mais desenvolvida até o momento, tanto em relação ao aparelho, quanto ao aplicativo.” – afirma Adriana.

Podcast Metaverso Workrooms Meta Inovação Amanhã Já Foi    Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Transformação Digital Nova Economia 5

 

No Workrooms, é possível escolher entre ter um escritório em uma praia paradisíaca na Grécia, em uma cidade futurista, ou em uma cabana nas montanhas. O ambiente conta com mesa, cadeira, televisão e telão. Além disso, é possível personalizar o espaço com algumas imagens da empresa, como banners e logotipo.

Podcast no Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Transformação Digital Nova Economia
Estúdio do Podcast Amanhã Já Foi no Metaverso

 

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Transformação Digital Nova Economia 1
Adriana e Ana no estúdio do Podcast Amanhã Já Foi na praia

 

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Transformação Digital Nova Economia
Adriana e Ana na versão do estúdio na cidade

 

Como é fazer um Podcast no Metaverso?

O Podcast no Metaverso pode ser gravado de duas maneiras: com o convidado fora do Metaverso e com o convidado dentro do Metaverso, no estúdio virtual.

Quem não tem o aparelho de Realidade Virtual, pode entrar na sala por um link de reunião semelhante a um link de reunião virtual do Zoom. O convidado então aparece na tela do estúdio, como em uma conferência por vídeo.

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Bruno Scartozzoni
Bruno Scartozzoni no estúdio do Podcast Amanhã Já Foi no Metaverso

 

Já o convidado que possui os óculos pode entrar com o seu avatar dentro do estúdio no Workrooms e interagir com as entrevistadoras do podcast. Essa opção permite que todos os participantes possam interagir da mesma maneira.

Podcast Metaverso Amanhã Já Transformação Digital jpg
Ludmilla Rossi dentro do estúdio do Podcast Amanha Já Foi no Metaverso

 

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Ludmilla Rossi O Terceiro Lugar Juicyhub 2
Ludmilla Rossi possui o Óculos Quest 2 e conseguiu entrar no estúdio

 

Vale a pena fazer um podcast no Metaverso?

O Workrooms permite a gravação de vídeos POV, mas ainda possui muitas limitações quanto a recursos audiovisuais. Os vídeos gravados no Metaverso podem ser salvos no aplicativo e depois são exportados unicamente para o Facebook. É preciso fazer o download no Facebook e separar o áudio do vídeo por meio de um outro aplicativo. A qualidade do áudio não é das melhores. Além disso, os óculos de VR são pesados e desconfortáveis.

Apesar de tudo, as sócias dizem preferir gravar o Podcast no Metaverso a gravar por vídeo conferência.

Para nós que não temos a possibilidade de estar em um estúdio físico, estar juntas no ambiente virtual faz toda a diferença. A interação é outra, muito melhor. Ao contrário da câmera, onde vemos basicamente a cabeça da pessoa, no Metaverso podemos ver os gestos e a linguagem corporal do avatar, o que faz uma grande diferença na construção do diálogo” – dia Adriana.

“Depois de algum tempo, você até esquece que está no mundo virtual” – finaliza Ana.

Podcast no Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Avatar 2

Podcast Metaverso Amanhã Já Inovação 2

Workrooms Metaverso Podcast Amanhã Já Foi 2b

Podcast Metaverso Amanhã Já Foi Inovação Transformação Digital Nova Economia 2b

 

Ainda que o Metaverso possa ser mais interessante do que a reunião por vídeo, as sócias concordam que um estúdio no Metaverso não se compara a um estúdio físico. “O contato humano sempre será mais enriquecedor, sem dúvidas”. – conclui Ana.

 

O Primeiro Podcast no Metaverso

O Podcast Amanhã Já Foi é o primeiro podcast feito de forma permanente no Metaverso. Apesar de que um podcast famoso já gravou um episódio de podcast dentro do Metaverso há algum tempo, este podcast funciona em um estúdio físico e não está hospedado no ambiente virtual definitivamente.

 

——————————

Sobre a Consultoria Go Digital Factory e Podcast Amanhã Já Foi

A Go Digital Factory é uma consultoria especializada em Inovação e Transformação Digital. Ajudamos empresas e profissionais a se prepararem para a Nova Economia, se mantendo atualizados dentro de um cenário de incertezas, mudanças aceleradas e de atuação global.

Site da Go Digital Factory: https://godigitalfactory.com.br/

 

O Podcast Amanhã Já Foi é produzido pela Go Digital Factory. Nele, Adriana Kimi Rodrigues e Ana Wadovski debatem e trazem especialistas para conversar sobre sobre os principais conceitos e as últimas notícias sobre Inovação, Transformação Digital e Nova Economia.

Podcast Amanhã Já Foi: https://spoti.fi/3ABz0Qf

 

Adriana Kimi Rodrigues é empreendedora serial, especialista em inovação, negócios, branding e estratégias digitais. CEO e Fundadora da Brasileiros pelo Mundo, agência de turismo digital com atuação no Uruguai e Argentina. Também é fundadora da Vamos Tirar do Papel, consultoria para lançamento de novos negócios e sócia e co-fundadora da Go Digital Factory. Adriana é empreendedora serial e consultora de negócios. Possui mais de 15 anos de experiência em planejamento estratégico e implantação de projetos multidisciplinares em grandes empresas e multinacionais. Graduada em Marketing na ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela Business School São Paulo e atualmente cursando MBA em Inovação e Capacidades Tecnológicas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/adriana-kimi-rodrigues-0375b511/

 

Ana Wadovski é jornalista especialista em digital business, transformação digital e estratégias para a nova economia. Com mais de 10 anos na área de produção executiva e acumulando prêmios e reconhecimento internacionais como o Prêmio Lusófonos e menções honrosas nos festivais LA Film Award e Canadian Short Film Festival, Ana Wadovski é formada em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), especializada em Produção Executiva pela Fundação Getúlio Vargas, e atualmente cursa MBA em Digital Business pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista). Co-fundadora da Go Digital Factory.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anawadovski/

Adriana Molha

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Sou de São Paulo e já morei em Montevideo. Sou empreendedora digital, consultora de negócios, especialista em inovação e branding, com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos em grandes empresas e multinacionais. Apaixonada por novidades e tendências, estou sempre buscando novas tecnologias e observando as mudanças de comportamento das empresas e da sociedade.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.