LogoColors

DAOs de Impacto: o que são

Já entendemos que (termo) + impacto, na maioria das vezes, possuem, como intenção, solucionar uma dificuldade medindo seu impacto, seja ele na sociedade ou no meio ambiente. Então, o que são DAOs de Impacto?

 

DAOs de Impacto Blockchain Discord Comunidade

Com isso, temos negócios de impacto, economia de impacto, investimento de impacto e, agora, DAOs de impacto. Talvez seja uma loucura usar o “agora”, afinal, as DAOs de impacto existem há quase 10 anos. 

De qualquer forma, o importante é que você entenda o que são DAOs de impacto, como funcionam, quais os principais tipos, quais as vantagens e o que esperar do futuro. 

 

O que são DAOs?

Em inglês a sigla DAO representa o nome Decentralized Autonomous Organizations.

Realizando uma tradução bem livre para a nossa língua portuguesa, as DAOs são as Organizações Autônomas Descentralizadas.

Essas organizações são compostas por um grupo de pessoas, que compartilham de interesses em comum e querem resoluções mais rápidas e efetivas para os problemas ou necessidades que encontram.

 

DAOs de Impacto Blockchain Discord Comunidade

 

A relação deles é feita inteiramente a partir de recursos digitais, na Web3, usando sistema de Blockchain e Tokens, o que é essencial para garantir o máximo de segurança, direito ao voto e também de transparência nas ações realizadas (já que tudo numa blockchain pode ser auditado).

Assim, as DAOs estão sendo criadas o tempo todo para atender as necessidades desses grupos de pessoas, que se encontram a partir dos temas que preferem e procuram.

Importante ressaltar que o desenvolvimento de DAOs começou a crescer no mundo a partir de uma necessidade latente de pessoas e organizações de terem acesso a itens de maneira mais rápida e eficiente.

Não é segredo para ninguém que empresas e governos tradicionais são conhecidos por sua burocracia, com muitas reuniões, processos e etapas para tomadas de decisões, das mais simples às mais complexas. Com as  DAOs de impacto, a intenção é que essas decisões sejam tomadas de forma mais ágil e dinâmica, além, é claro, de incluir todas as pessoas, que fazem parte dela, no processo.

 

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os Nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

 

 

Como as DAOs funcionam?

O funcionamento de uma DAO pode até parecer complexo, mas, na verdade, é mais simples e tranquilo do que o funcionamento de uma grande corporação tradicional.

Primeiro, as pessoas se reúnem em torno de um objetivo comum (a exemplo de uma aquisição, um investimento, uma nova área de produção), e assim formalizam a DAO com os seus participantes. Neste processo, os participantes recebem tokens, que podem variar de acordo com os seus níveis e investimentos dentro da DAO. 

Esses Tokens são essenciais para garantir a confiabilidade e segurança de cada participante, e geralmente podem ser distribuídos de acordo com as cotas investidas (semelhante ao mercado de sociedade anônima ou de ações).

 

DAOs de Impacto Blockchain Discord Comunidade

Quando a DAO precisa tomar uma decisão, a reunião é conduzida com um smart contract, um contrato auto executável  que já possui tudo preestabelecido para que, conforme as decisões sejam tomadas, ele já entra em ação.

É como um sistema de fast food (só que ainda mais rápido), em que se votam  nas opções a partir de uma lista preestabelecida, deixando o processo mais ágil e democrático.

E assim uma DAO passa a existir, sendo essencial para dinamizar atividades de compra e venda, trazer mudanças a setores específicos, ampliar o acesso a diversos itens, enfim, opções não faltam.

 

Principais tipos de DAOs

Como já dissemos, as DAOs podem ser criadas para atender diversos tipos de necessidades, desde questões de negócios, até a fatores sociais, como uma preocupação com o meio ambiente, soluções para os vários níveis de fome e pobreza, dentre outros.

Assim, vejamos quais os seis tipos de DAOs mais criados até o momento e os seus focos de atuação. 

1. DAOs de Colaborações financeiras

Neste tipo de DAO, pessoas e organizações podem se juntar para ofertarem soluções a problemas econômicos específicos, como auxiliar no déficit financeiro de um mercado ou empresa, financiar pesquisas em certo setor, ajudar na economia de uma região, dentre outros.

De exemplos de DAOs do tipo, temos:

 

  • Impact Markets – focada em implementar ações que auxiliem numa redução expressiva da pobreza mundial, a exemplo de uma renda básica mais justa.


  • Stack DAO – esta modalidade de DAOs de impacto buscará investir em mais atividades focadas em mulheres, de maneira a garantir o pleno desenvolvimento delas pelo mundo. A ideia é permitir que mulheres possam receber o reconhecimento que merecem pelos seus trabalhos, tanto financeiramente quanto em termos de respeito.

 

 

2. DAOs de Educação

Também não é segredo que a educação é uma das melhores formas de garantir o desenvolvimento e fortalecimento de comunidades, já que o processo compartilha informações e ações úteis, cria culturas e permite visualizar novos horizontes.

 

Assim, embora muitas DAOs tenham processos educativos como uma de suas ações, também temos aquelas que são inteiramente focadas nesta área tão essencial para a vida social, como:

  • Dream DAO – comunidade focada em treinar a Geração Z para que eles possam se ambientar com a Web3 e usar essa novidade para ações mais concentradas e frutíferas.

 

  • Gravity DAO – desenvolvida para auxiliar pessoas e organizações a resolverem problemas com mais dinamicidade e tranquilidade, evitando brigas e frustrações.

 

3. DAOs com foco no meio ambiente

Que estamos experimentando mudanças climáticas pelo mau uso dos recursos naturais, não é segredo para ninguém. Um bom exemplo, é estarmos no final de outubro de 2022, auge da primavera no Brasil, e com uma previsão de frio extremo em quase todo o país, e até mesmo uma nevasca de temperaturas mais baixas em algumas cidades do sul.

 

 

Assim, existem muitas DAOs de impacto altamente focadas em implementar ações de recuperação, boas práticas e cuidados com os recursos naturais, aliando tudo isso a um processo econômico e comercial mais sustentável e efetivo para todos os seus participantes. Dentre as organizações que podemos citar de exemplo, temos:

  • EcoRise – criada com o objetivo de comprar e trazer segurança para pedaços de terra que estejam ameaçados ou precisam de maiores cuidados.


  • All4Climate – organização que reúne de pessoas a empresas que estão em busca de relações comerciais efetivamente sustentáveis, promovendo atividades como conferências para discussões e boas práticas na natureza, implementação de hortas comunitárias em locais que tenham essa necessidade, dentre outras atividades.

4. DAOs para práticas regenerativas

As DAOs deste tipo estão profundamente preocupadas em melhorar e refazer atividades práticas do cotidiano de produção e consumo de indivíduos, empresas, comunidades, etc.

A ideia aqui é investir em opções que repensem as formas antiquadas e tradicionais de fazer as coisas, em busca de dinamizar processos, obter economias inteligentes, reaproveitar itens, e assim por diante.

Vejamos exemplos de DAOs que já realizam essas e outras atividades regenerativas:

  • Bloom network – o foco aqui é permitir o compartilhamento de itens que auxiliem no desenvolvimento mútuo de comunidades, pequenas empresas, regiões. Isso pode ser feito com financiamentos coletivos, ações educativas, projetos específicos, dentre outros.


  • Commons Stack – focada em microeconomias, a ideia aqui é que elas possam se auto sustentar com atividades colaborativas e comunitárias.

 

5. DAOs de Saúde e Ciência

Sabemos que muitas pessoas mundo afora passam por sérios problemas de saúde, dos mais leves aos mais graves, e que para muitas delas o acesso aos tratamentos disponíveis e adequados é distante e, muitas vezes, bem caro.

Também sabemos que pesquisas científicas são essenciais para a evolução da humanidade, trazendo inovações como a própria Web3, Tokens, e claro, avanços no diagnóstico e tratamento de muitas condições de saúde.

Assim as DAOs do tipo são inteiramente focadas em viabilizar o acesso e ampliar os financiamentos a atividades destas áreas, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar com os ganhos delas.

Dentre as DAOs focadas em saúde e ciência que podemos destacar, são:

 

  • LabDAO – reunindo atividades laboratoriais para garantir maior acesso a esses serviços e mais pesquisas no setor.


  • PsyDAO – desenvolvida com o objetivo de financiar mais pesquisas envolvendo saúde mental e outras opções de tratamento, como o uso de psicodélicos.

 

 

6. DAOs de Vida em sociedade

Viver em sociedade sempre foi complexo, e mesmo com tantas informações disponíveis, não deixamos de nos surpreender com grandes problemas sociais, tanto públicos (como violência e desigualdade), quanto aqueles mais particulares, como de saúde física e mental.

Por isso mesmo que existem DAOs organizadas com o objetivo de promover ações que auxiliem numa vida social mais agradável, visando melhorar o estilo e a qualidade de vida das pessoas, especialmente aquelas que não possuem tantos privilégios.

Dentre as DAOs com bons investimentos neste setor, destacamos:

 

  • Two Plus – DAO focada em permitir que mais pessoas possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais, e também a ter mais chances de colocá-las efetivamente em prática.


  • DropOut – uma espécie de universidade focada em auxiliar pessoas a obterem importantes informações a respeito do meio digital atual (como o metaverso). A participação é aberta, inclusive para aqueles que não concluíram o ensino regular.

 

 

Existem vantagens nas DAOs?

Os exemplos que citamos anteriormente são bem poucos (dois para cada modalidade de DAO), considerando o grande número de organizações do tipo que estão sendo desenvolvidas. E isso acontece principalmente por causa das muitas vantagens que DAOs de impacto podem proporcionar, como:

 

  • Alto nível de transparência – já que, como é feito por meio de Blockchains, todas as atividades são totalmente auditáveis, permitindo que seja muito mais difícil fraudar algo em benefício próprio.


  • Bons investimentos e retornos – DAOs de impacto são muito fáceis de investir, e os retornos desses investimentos podem vir tanto financeiramente quanto socialmente.


  • Comando horizontal – diferente de empresas tradicionais, numa DAO não existe uma hierarquia que define quem manda mais em quem. Isso permite uma reunião mais nivelada e um processo de tomada de decisões mais participativo e democrático.

 

Fora isso, a principal e mais importante vantagem das DAOs de impacto é o fato de que elas buscam se concentrar em áreas e atividades que efetivamente necessitam de atenção e que foram negligenciadas por governos e empresas. No fim, estes setores são os que mais ganham, enquanto temos a chance de ver áreas promissoras da sociedade se desenvolvendo e pessoas tendo acesso a uma vida mais digna e com qualidade.

 

E as desvantagens para DAOs?

Nós sabemos que as DAOs de Impacto parecem boas demais para ser verdade, certo? Então não é uma surpresa, principalmente se esse estiver sendo o seu primeiro contato com o assunto, que você esteja se perguntando se existem desvantagens nessas organizações.

E sim, embora no momento atual DAOs de impacto sejam uma das melhores opções para quem deseja promover mudanças significativas em áreas específicas do meio financeiro e social, existem desvantagens. Veja. 

 

  • Contratos inteligentes fracos – embora eles facilitem muito todo o processo, caso não sejam bem estruturados, podem gerar problemas sem precedentes.


  • Falta de legislação – claro que uma DAO de impacto existe principalmente para se sobrepor às burocracias de governos e empresas. No entanto, legislações auxiliam na proteção dos participantes, e por ser algo muito novo, existem vários desafios jurídicos e regulatórios das DAOs.


  • Tokens vulneráveis – por mais que os Tokens estejam sendo aprimorados, no caso das DAOs eles ainda precisam de melhorias quando falamos sobre votações. Por exemplo, alguns Tokens são liberados sem muito controle de aquisição, e quem conseguir uma maioria deles pode usar isso para impor seus pontos de vista. Há a necessidade de melhorar isso, do contrário uma DAO perde seu propósito. A discussão sobre melhores formar de votação nas DAOs ainda está se desenrolando entre os entusiastas da Web3. 

A boa notícia é que essas desvantagens são comuns de atividades que estão iniciando, e identificá-las ajuda em sua resolução e na melhoria. 

 

DAOs de Impacto são o futuro?

Embora ainda existam muitos pontos a serem desenvolvidos nas DAOs de impacto, especialistas do setor de negócios e de tecnologia estão, sim, considerando esta uma das melhores e mais importantes inovações do futuro. Não é novidade para ninguém que as relações comerciais e financeiras estão mudando, já que na era atual já é possível:

 

  • Realizar pagamentos apenas por contato, sem a necessidade de dinheiro ou cartão;

 

  • Comprar itens de qualidade de vários tipos de empresa, sem a necessidade de uma visita física para essas aquisições.

 

  • Realizar reuniões ou trabalhar de maneira remota, ponto que tem modificado com muita intensidade o meio profissional atual.

 

Mas fora essas, o próprio desenvolvimento da Web3 está contribuindo grandemente para que novos formatos de negócios, consumo, reuniões e associações possam se desenvolver.

Então ao que parece as DAOs de impacto possuem uma grande capacidade de carregar as mudanças que se esperam para alguns anos à frente, e por isso muitas empresas e setores têm cada vez mais considerado as mesmas para as suas novas ações de mercado.

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Especial: Retrospectiva Web3 2022
Web3

Retrospectiva Web3 2022

Retrospectiva Web3 2022. Descubra (quase) tudo que rolou em 2022 no mundo crypto. Retrospectiva Web3 2022. Estamos fechando o ano de 2022 com muitos acontecimentos

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.