LogoColors

Como um Terminal de Pagamento pode ajudar seu negócio

O Terminal de Pagamento com Poinf of sales (POS) – ou até mesmo ponto de vendas – pode ser facilmente confundido com um simples terminal para checkout de compras. Em tese, não está errado: se algo é vendido, ele possui um terminal de pagamento. No entanto, hoje, o POS tornou-se uma ferramenta poderosa de integração de informações. Elas ajudam o empresário a verificar e analisar dados que fazem o negócio a prosperar para além das vendas realizadas.

 

O que é point of sales?

Para gerenciar um negócio de maneira saudável, o empreendedor necessita avaliar todos os aspectos referentes à sua atividade. Isto demanda observação e análise de relatórios de marketing, de vendas, de estoque, relacionamento com cliente etc.

A tecnologia hoje disponível nos sistemas POS consegue oferecer a este pequeno empresário o mesmo nível de gestão que médias e grandes empresas possuem com inúmeros funcionários, facilitando uma visão global das vendas.

Há pouco tempo, os sistemas de POS eram vistos apenas como terminais de pagamento com cartão. Os avanços integrados ao sistema de pagamento já permitem fazer a avaliação de produtos mais vendidos, controle de estoque e relatórios financeiros mais completos. A comunicação direta de um POS com sistema de faturação é extremamente importante para atender aos requisitos obrigatórios das Finanças, em Portugal. Tratamos com mais detalhes deste assunto em E-Commerce: o que saber antes de começar

Estes terminais podem ser máquinas de pagamento móveis, fixos e até mesmo totens, tudo para facilitar o processamento da compra, o pagamento e a entrega da fatura (nota fiscal).

 

terminal de pagamento totem sistema pos point of sales pagamentos automáticos

O POS é uma combinação da máquina (hardware) com um sistema de informação (software). Ou seja, é possível adquirir somente a máquina para pagamento sem um sistema integrado de relatórios. A versatilidade de um Terminal de Pagamento POS já é utilizada nos mais diversos ramos do retalho e até mesmo hotéis. Com tudo podendo ser altamente customizável para o conforto do tipo de cliente de um negócio.

 

Opções de pagamento com POS

As carteiras digitais têm sido cada vez mais aceitas em diversos estabelecimentos, por isso, os Sistemas POS aceitam hoje desde QR Codes, passando por compras contactless (NFC), Google Play, Apple Wallet e Samsung Pay. Este dinamismo de pagamento favorece retalhos de cidades turísticas que costumam receber estrangeiros.

 

Qual o Terminal de Pagamento com POS ideal para o meu negócio?

Como falamos anteriormente, um Terminal de Pagamento com sistemas POS é extremamente customizável e está disponível em todos tipos de versões para atender grandes, médios e pequenos negócios. Para pequenos empresários, sair do sistema manual de controle e contar com o apoio da tecnologia representa um enorme ganho de tempo. Ainda com possibilidade de visualização de novas oportunidades e apontamento de erros ao longo do percurso.

Os atributos dos sistemas POS no Terminal de Pagamento  podem fazer toda diferença, embora sejam conceitualmente iguais. Pense em qual atributo tem sido mais relevante para as suas vendas. Seu estoque pequeno ou grande? Os produtos escolhidos são os mais escalonáveis ao mercado ou não? Suas ementas são variáveis ou fixas?

Vamos avaliar algumas opções nas escolhas de um sistema POS, seja ele instalado diretamente no computador ou utilizado com tecnologia cloud.

 

Instalado (On-premise) Cloud
Compras e instalações de licenças de softwares no próprio computador. Acesso ao software a partir de qualquer conexão com a internet, de qualquer lugar.
Atualizações e manutenções sem apoio operacional. Atualizações automáticas.
Pode necessitar de um profissional de TI dedicado, no caso de empresas maiores. Necessitam apenas de até 2 pessoas para administrar o POS.
Necessita de compra de hardwares mais caros. Os custos de aquisição de hardware são mais baixos.

 

Um pequeno comércio de retalho pode se beneficiar muito mais de um POS instalado na máquina. Minimamente, ele irá arcar com a compra de alguns hardwares como leitor de barras, impressora, etc – vamos explicar todos mais à frente. Por outro lado, uma rede de restaurante com vários estabelecimentos possuiria um controle melhor utilizando a tecnologia em nuvem para centralizar suas operações. No entanto, ainda assim este mesmo restaurante deva comprar os mesmos hardwares para todas as suas lojas.

Conclusão

No final das contas, o mais importante é ter flexibilidade em relação às mudanças com a aquisição de um POS. Analise a melhor opção custo x benefício para o seu negócio. Certifique-se de que um novo sistema consiga integrar a maior parte dos recursos que o negócio já venha utilizando. E não se esqueça dos métodos de pagamento mais apropriados ao seu negócio.

Fique atento aos contratos de prestação de serviços, em especial, a cobranças extras por operação e o tempo de uso daquele software em específico. O custo total de uma implementação vai depender do tipo de operação que o seu negócio precisa, podendo custar centenas ou milhares de euros por mês, além da compra dos hardwares. Há opções gratuitas e integradas que podem ajudar os empreendedores a testarem as vantagens de um Sistema POS.

 

Quais hardwares compõem um Terminal de Pagamento com POS?

Falamos inúmeras vezes sobre hardwares, agora é hora de entender brevemente sobre cada um:

Tela/Tablet: esse é o mais objetivo de todos permitindo visualização dos produtos e serviços, relógios de ponto e até relatórios gerais.

Códigos de Barra: são mais o conhecido sistema de compras, possibilitando o escaneamento do produto e conectando com o suporte de estoque.

Leitor de cartões: leitores de cartão são amplamente utilizados e devem estar de acordo com normas de segurança. Lojas online que não possuem sistemas fidelizados de pagamento acabam perdendo vendas.

Impressora de fatura: todos nós utilizamos o email para receber nossas faturas e o armazenamento desta informação de maneira online facilita a organização. No entanto, diante de uma compra em loja física, a impressão do famigerado papelzinho facilita a visualização instantânea da compra realizada.

Caixa Registradora: o futuro poderá estar desenhado na utilização de moedas virtuais e pagamentos digitais, no entanto o mundo real ainda demanda cédulas de dinheiro, boa parte na sua circulação sem pagamento de taxas adicionais.

 

Benefícios de um Terminal de Pagamento com POS

Ainda é difícil para muitos empreendedores perderem a desconfiança em um sistema que se torna o foco central de controle do negócio, de maneira que estes ainda utilizam uma combinação de máquinas de cartão, software de faturação, caixas registradoras e excel para registro de vendas.

A tarefa de gestão de todo o processo de compra é exaustiva e demanda atenção a vários detalhes. Isto pode ser facilitado por um sistema POS dedicado ao seu negócio. Vejamos abaixo algumas da vantagens deste sistema:

 

Eficiência e gestão de funcionários

Identificar horas trabalhadas e funcionários com as melhores vendas. Assim como é importante ter uma boa relação com seus clientes, o relacionamento com seus colaboradores também deve permear as boas práticas do seu negócio. Observar e reconhecer os melhores vendedores não se trata apenas de bonificá-los externamente pelas vendas, mas captar insights e ideias de quem está vivenciando todo o processo de venda.

 

Controle de Inventário/Estoque

Administrar a quantidade do estoque para abastecer no momento certo. Sem dúvida, o estoque representa a maior parte da dor de cabeça dos empresários. Como garantir um estoque consistente evitando produtos em demasia ou em falta? O POS permite a troca de informação correta sobre o que há em estoque, bem como um controle mais simples das variações de produtos que estão disponíveis, como cor e tamanho. No processo de vendas, é possível identificar as peças do seu inventário com aquela venda específica realizada, sendo ainda mais preciosa para empresas que possuam múltiplos canais de venda. É possível ainda verificar quais itens têm sido procurados para fazer um novo pedido do mesmo e apontar quais são os mais procurados.

 

Relatório de Vendas

Armazenar e gerir informações para fazer escolhas inteligentes na oferta de produtos e serviços. Com o Terminal de Pagamento POS a informação é apresentada de maneira mais intuitiva e clara. Ele ainda oferece detalhes preciosos sobre seus produtos e serviços. Por exemplo: o produto ou serviço mais vendido, qual o horário de pico de vendas, quem executou a venda, quantidade de itens, margens de lucro, etc.

 

Relacionamento com Clientes

Criar um relacionamento positivo com seus clientes é a chave para a fidelização fazendo com que eles voltem. Aqui, sempre comentamos como é mais barato fidelizar clientes do que conquistar novos.

Com um Terminal de Pagamento POS é possível identificar as preferências de compra dos clientes, o seu histórico, obter informações relevantes sobre perfil deste comprador (idade, sexo, nome, aniversário, etc) e ainda customizar o contato com promoções especiais, e-mail marketing e programas de fidelização (ou, programas de pontos).

 

terminal de pagamento totem sistema pos point of sales pagamentos automáticos

 

Estas são as vantagens objetivas de um Terminal de Pagamento com POS. Estamos falando de otimização de tempo para todos os colaboradores e empresários, além da segurança na obtenção de dados. Dados estes que colaboram – e muito! – na tomada de decisão, diminuindo riscos e maximizando lucros.

Adriana Molha

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Sou de São Paulo e já morei em Montevideo. Sou empreendedora digital, consultora de negócios, especialista em inovação e branding, com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos em grandes empresas e multinacionais. Apaixonada por novidades e tendências, estou sempre buscando novas tecnologias e observando as mudanças de comportamento das empresas e da sociedade.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.