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Como realizar a Transformação Digital?

Como realizar a Transformação Digital? Este tem sido um enorme desafio para as empresas quando falamos das necessidades da Transformação Digital. Muitas empresas estão se apoiando ainda em conjuntos de automação tecnológica e investimentos financeiros muito altos que acabam frustrando as expectativas. Realizar Transformação Digital depende de um conjunto de ações coordenadas e metodologias concretas voltadas para o mindset digital da empresa como um todo.

Não há uma fórmula mágica para realizar Transformação Digital, mas é necessário ter flexibilidade, agilidade, trabalho em rede e, principalmente, esforço na criação de um mindset inovador incorporado a todos os setores das empresas.

Neste artigo, vamos ver:

  • O que é Transformação Digital
  • Importância do Mindset Mindset para realizar aTransformação Digital
  • Como começar a jornada de Transformação Digital
  • O RH Estratégico para realizar Transformação Digital
  • Diferenças entre o RH Tradicional e o RH Estratégico
  • Benefícios do RH Digital
  • Desafios do RH para realizar Transformação Digital
  • Como atrair e reter talentos na sua empresa e realizar Transformação Digital
  • Dicas estratégicas para o seu Employer Branding

 

O que é Transformação Digital

A Transformação Digital é um movimento constante das empresas para superarem as mudanças aceleradas do mundo e ainda se manterem relevantes no mercado. Para que ela aconteça, são necessárias diversas ações que envolvam todo o ecossistema do negócio. Muitas empresas acabam apostando todas suas todas fichas no digital, acreditando que somente a exponencialidade tecnológica será a resposta para entrar na Disrupção Digital.

No entanto,  uma parte considerável das ações de Transformação Digital está fracassando porque as empresas não estão envolvendo o elemento mais importante desta jornada digital: as pessoas. A carência de profissionais com as competências digitais certas para realizar Transformação Digital está frustrando todos os planos das empresas. Além do mais, a construção de um mindset digital e inovador é fundamental para realizar Transformação Digital.

Considerando este cenário, o RH acaba por ter um papel crucial no desenvolvimento, capacitação e retenção destes talentos das empresas para o futuro. O antigo RH era um setor fechado e responsável pela contratação de profissionais que atendessem os requisitos das. vagas. Hoje, o RH passa a assumir um papel descentralizado dentro das empresas e pode ganhar protagonismo como o pontapé inicial para realizar Transformação Digital.

 

Como realizar a Transformação Digital

 

 

Importância do Mindset Mindset para realizar aTransformação Digital

Falar da importância do Mindset Digital não é pura conversa empresarial entre c-levels. Os números do mercado falam por si de como tem sido relevante realizar Transformação Digital. Vejamos alguns exemplos.

 

  • O Rankin da Fortune 500 da Forbes aponta que, em 2017, 70% das empresas possuíam times focados em Transformação Digital.
  • 67% da jornada de compra está acontecendo através de meios Digitais
  • 34% das organizações globais querem realizarTransformação Digital
  • 60% das PMEs no Brasil possuem uma estratégia de tecnologia para aumentar a produtividade e eficiência dos seus negócios.
  • No ano de 2016, a economia digital no Brasil respondeu a 22,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
  • De 2000 até 2022, 50% das 500 maiores empresas do mundo capitularam.

 

Como começar a jornada de Transformação Digital

Conforme falamos no início deste texto, o RH tem o papel de protagonista na jornada digital das empresas, sendo capaz de cumprir metas e objetivos da Transformação Digital. Além do mais, é a partir do RH que podemos criar uma nova cultura organizacional a qual desenvolva competências digitais da nova era, integrando setores e descentralizando as tomadas de decisão. Isto porque um ecossistema inovador  de verdade deve fomentar e  promover as boas ideias. Com base nestas premissas podemos elencar as primeiras ações para realizar Transformação Digital:

  1. Crie uma nova cultura organizacional;
  2. Analise e melhores processos internos;
  3. Desenvolva competências digitais dentro da sua equipe;
  4. Promova iniciativas de inovação com testagem de novas ideias;
  5. Crie um projeto digital para estimulação e aprendizado de novas práticas;
  6. Envolva todos os setores e todos os funcionários na jornada de Transformação Digital;
  7. Promova um ambiente tolerante ao fracasso – as maiores empresas do mundo tiram seus maiores aprendizados a partir do fracasso de alguns projetos.

 

O RH Estratégico para realizar Transformação Digital

Como vimos anteriormente, há muito investimento financeiro em novas tecnologias e automação. No entanto, o fator humano é crucial para se obter mais inovação e criatividade na resolução de problemas. Neste sentido, é importante relembrar que agilidade é crucial para contornar as mudanças constantes no mundo dos negócios.
Assim, um RH estratégico colabora – e muito! – na criação de um ambiente favorável para realizar Transformação Digital. O RH será sua ferramenta mais útil para conseguir uma mudança cultural e organizacional dentro do negócio.

 

Mudança Cultural e Organizacional na Transformação Digital

Para conseguir uma mudança cultural e organizacional dentro das urgências da Transformação Digital, o RH precisa agir em várias frentes no ecossistema da empresa. Inicialmente, é importante definir a sua cultura organizacional, a qual deve promover os seus princípios, crenças e valores internos que irão conduzir a postura dos seus colaboradores.
Em seguida, é necessário descentralizar processos e ser menos burocrático. Isso porque as antigas formas hierarquizadas e inflexíveis das lideranças prejudicam a captação de novos insights e atrasam tomadas de decisões que precisam ser mais ágeis em mundo em constante transformação.
Neste sentido, o papel dos líderes é participar a todos e a guiá-los na jornada de Transformação Digital. Os líderes das empresas do futuro precisarão mais do que comandar e definir atividades. É preciso engajar e inspirar os colaboradores, tornando-os verdadeiros “clientes internos” da empresa.

As metodologias ágeis como o SCRUM também são ativos que fazem toda diferença nos processos e teste de novas ideias a até mesmo contratações. As maiores empresas do Vale do Silício aplicam inúmeras metodologias ágeis para estimular equipes e acelerar a aplicação de novos projetos internos. O Design Thinking, por exemplo, exerce uma profunda mudança na maneira com que pensamos o problema e colocamos os clientes no centro da aplicação das soluções. Isto contribui enormemente para realizar Transformação Digital. Abaixo, colocamos exemplos de metodologias que vão te ajudar na sua jornada digital.

Metodologias para o RH

Para tirar melhor proveito das boas práticas para realizar Transformação Digital, separamos 3 metodologias que devem ser aplicadas ao seu RH Estratégico.

  • Growth Hacking – esta é melhor opção para criar uma empresa orientada à números, ou data driven.
  • Lean Startup – conhecido como o manual das startups, a metodologia lean vai ajudar a criar uma organização mais flexível e descentralizada.
  • Scrum – o método SCRUM serve para gestão de projetos e vai te ajudar na criação dos projetos digitais.

 

Colaboradores em Rede

As redes de profissionais precisam ser cada vez mais colaborativas. É natural que hoje em dia os profissionais não tenham apenas uma função definida de acordo com o cargo. A cada dia mais as competências profissionais estão tornando-se mais fluidas e os profissionais tornam-se mais polivalentes, podendo agregar valor em várias frentes das empresas. A fim de estimular esta participação, tenha transparência com os projetos e propósitos da empresa. A competição ganhou novos contornos da Era Digital  é um dos Pilares da Transformação Digital.
Em conclusão, o papel do RH Tradicional mudou drasticamente na sua forma de atuação nas empresas, migrando agora para um modelo de RH Estratégico. Vamos observar abaixo o que mudou no papel do RH dentro das suas funções mais objetivas.

 

Diferenças entre o RH Tradicional e o RH Estratégico

RH TRADICIONAL RH ESTRATÉGICO
RECRUTAMENTO A busca pelo candidato começa com o anúncio da vaga. Com a escolha do melhor currículo o processo é finalizado. As empresas investem em employer brading e mantém uma rede ativa de contato com os possíveis talentos em múltiplos canais. O processo é contínuo.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Um colaborador que esteja com baixo desempenho profissional recebe treinamento para melhorar a sua performance.  O aprendizado é contínuo e estimulado para qualquer colaborador, independentemente das suas ambições e habilidade.
GERENCIAMENTO DE TALENTOS O processo de desenvolvimento de talentos é centralizado pelo RH. O RH passa a ser um facilitador do processo de contratação, avaliação e desenvolvimento de talentos permitindo que os próprios colaboradores sejam mais ativos no processo.
PROJEÇÃO DE CARREIRA A posição dos empregados é conforme cada cargo bem definido. O trabalho é pulverizado em várias áreas e o colaborador tem amplitude de conhecimento.

 

 

Benefícios do RH Digital

Os benefícios de um RH Digital atendem as boas práticas para as empresas que queiram realizar Transformação Digital. O primeiro ponto é a automatização de processos que tomam muito tempo dos colaboradores. O resultado desta automatização é o aumento da produtividade e ganho de agilidade nas tomadas de decisão. O meio digital ainda consegue oferecer grande economia de recursos financeiros e as metas de sustentabilidade na empresa.

A tecnologia não se resume apenas a digitalização dos processos dentro da jornada digital. O acesso aos dados em nuvem permitem acesso rápido a diversas informações de qualquer lugar do planeta, além da sincronização destes dados. Outro ponto importante de tecnologia em nuvem é que ela oferece mais competitividade às PMEs, permitindo escalar a produção.

 

Desafios do RH para realizar Transformação Digital

Se as pessoas da empresa estão centro da Transformação Digital, os desafios para realizar Transformação Digital também estão neste mesmo pilar. O mercado de trabalho possui pessoas das mais diversas gerações com diferentes capacidades e competências digitais. Este é o conflito geracional da nossa época: enquanto alguns nasceram no mundo totalmente offline e possuem certa desconfiança na tecnologia atual, há uma geração que já nasceu no mundo digital.

 

A Geração Z é representada pelos nascidos em meados dos anos 1990 e 2010. Eles estão avançando para a vida adulta, entrando no mercado de trabalho e ditando as novas regras para o consumo. O último relatório da Wunderman Thompson intitulado “Generation Z – Building a Better Normal“, aponta dados interessantes sobre como a Geração Z está redefinindo as pautas mais importantes para a sociedade.

 

 

Propósitos da Geração Z

85% acredita que as marcas devem pensar além do lucro.

60% concordam que suas escolhas de marcas expressam quem eles são.

73% querem que as marcas os entendam.

77% não querem ser colocados em categorias.

70% preferem fazer trabalhos com significado do que ganhar muito dinheiro.

83% preferem interagir no mundo físico como fruto dos lockdowns na pandemia.

65% se consideram econômicos em vez de gastadores compulsivos.

75% acreditam que sua geração vai mudar o mundo.

 

 

Como atrair e reter talentos na sua empresa e realizar Transformação Digital

Com uma mente tão dinâmica quanto a da geração Z, é um enorme desafio atrair e reter estes talentos. As empresas de tecnologia estão sofrendo com a falta de profissionais da área. A aceleração do digital que culminou no impulso de projetos de Metaverso e das Novas Economias revelou a escassez de pessoas com as competências necessárias para esta nova Era Digital.

A fim de reverte o quadro, é importante criar uma jornada do colaborador, tanto quanto é importante desenvolver a jornada do cliente. Neste cenário, as empresas estão atraindo pessoas através de práticas de Employer Branding. O Employer Branding nada mais do que um conjunto de técnicas e metodologias para  oferecer a percepção positiva do local de trabalho. Existem algumas boas práticas para aplicar o Employer Branding no seu RH e construir equipes de alta performance e bem motivadas.

 

 

Como realizar Transformação Digital RH DIGITAL

 

 

Dicas estratégicas para o seu Employer Branding

Abaixo selecionamos algumas boas dicas para melhorar o Employer Branding no seu RH

  • Invista no ambiente de trabalho;
  • Faça bom uso de ferramentas de marketing para atrair os candidatos de vagas específicas;
  • Mantenha suas redes sociais atualizadas também para os futuros talentos com fotos e vídeos do dia-a-dia de trabalho;
  • Crie um blog profissional que permita a colaboração das pessoas de dentro da empresa;
  • Planeje com atenção os benefícios oferecidos pela empresa como salários, bonificações, vales, seguros, entre outros;
  • Seja claro e transparente na sua comunicação com guias de recrutamento para que todos conheçam a sua cultura organizacional;
  • Alinhe sua equipe de RH para orientar nas boas práticas da empresa;
  • Defina a jornada do colaborador.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

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