LogoColors

Como montar um delivery para o seu negócio

Montar um delivery é uma boa oportunidade para aumentar a receita do seu negócio. Saiba como implementar serviços de entregas  com práticas inteligentes que otimizem o seu espaço e o seu investimento.

Muitos empreendedores viram seus estabelecimentos fechados durante a pandemia. Isto motivou o setor a investir em entregas de delivery e no take-away para não irem à falência. A prática conseguiu socorrer empregados do setor e firmou as entregas a domicílio como potencial de ganhos nos negócios. 

Os serviços de entrega Delivery não são novidade desde os anúncios nas listas telefônicas. O conforto de receber comida na porta passa desde a conveniência de não precisar cozinhar até  atender àqueles longos dias de trabalho em um escritório. Quem nunca aqueceu a alma com um pedaço de pizza quentinha durante reuniões de trabalho que pareciam nunca ter fim?

 

delivery entregas como montar uma entrega

 

Como o digital mudou a experiência do Delivery

O que mudou nos serviços de entrega na última década foi a experiência do cliente. Se antes era necessário esperar alguns minutos para ser atendido no telefone, hoje os aplicativos e sites encurtaram o caminho entre o desejo e a conclusão do pedido. Hoje os clientes encontram diversidade de cozinhas, tempo de entrega reduzido e pagamento facilitado.

A digitalização da relação comercial entre os setores da restauração e seus clientes resultou em um comércio amplo com grandes receitas e novas oportunidades. Somente com a pandemia de Covid, a Glovo – serviço de entregas – viu sua receita disparar 940%, o que significa que mais restaurantes e mais clientes estão baixando a aplicação no telefone. 

O lockdown da pandemia fez muitas casas tradicionais encerrarem suas atividades por não poderem operar seus salões e esplanadas. Muitos estabelecimentos resistem à ideia da implementação de serviços de entrega e take-away por temerem os gastos, a administração de mais uma operação ou a falta da adesão de clientes. 

Podemos enumerar o porquê de alguns serviços de entrega fracassarem. Estamos falando de branding desequilibrado, falta de planejamento, desconhecimento de ferramentas de gestão, marketing digital inexistente, equipe não treinada, e tantos outros fatores que tornam um negócio inviável.

 

delivery entregas experiência do cliente com delivery delivery de sucesso

 

Como montar um Delivery

Separamos neste artigo dicas boas e práticas para quem deseja montar um Delivery. Também damos sugestões de ferramentas e oportunidades de marketing para fazer o seu negócio prosperar com entrega mesmo com pouco investimento financeiro.

 

Como configurar o espaço

Configurar o espaço é a primeira preocupação de todo empreendedor. Afinal de contas, sabemos bem que qualquer mudança pode gerar custos. É importante lembrar que todo esforço para montar um delivery exige bastante esforço e deve ter seus resultados estimados a médio prazo. 

Antes de tudo é necessário repensar a cozinha, o salão e o menu online. Isto significa alinhar a proposta visual do ambiente virtual- o seu Branding Digital –  com o do seu espaço físico. Também é importante fazer algumas alterações físicas no seu espaço. Não se assuste, este é o momento para colocar ordem no seu negócio.

 

Local para armazenar embalagens 

Além de seus clientes ficarem cientes de que você também possui serviço de entregas, um espaço arrumado de embalagens também faz parte da sua decoração. Isto irá ajudar na logística e no trabalho dos seus colaboradores.

 

Tenha espaço dedicado aos pedidos 

Dedicar um espaço físico apenas para as retiradas de pedidos ajuda na organização da operação. Isto separa a circulação dos motoboys do resto do salão. Assim, não irá atrapalhar  os clientes e os funcionários de mesa. Este local deve ser configurado de maneira a garantir o espaço físico necessário para as encomendas. Lembrando que as encomendas devem estar com temperatura adequada, podendo até  mesmo ser o caso de considerar a instalação de câmaras frias/quentes para a armazenagem correta dos alimentos.

 

Colaborador exclusivo

Um profissional exclusivo dedicado ao serviço de entregas é um grande trunfo não apenas para a logística, mas também para o relacionamento com motoboys e clientes que possam vir a entrar em contato com o seu estabelecimento. Essa pessoa é essencial para garantir excelência de tempo e qualidade dos pratos embalados.

 

Sinalização

Serviços de entrega terceirizados necessitam estar bem sinalizados para facilitar a comunicação com os motoboys e garantir a organização na circulação de pessoas.  Um espaço de espera e estacionamento das motos também agrega à sua gestão de Delivery.

 

Linhas de Produção 

Nem todo restaurante consegue operacionalizar mais de uma linha de produção para pedidos de entrega na cozinha. Mas a dica é sempre útil para garantir que os pedidos do salão não se misturem àqueles que sairão para entrega. Observe os horários de maior movimentação de entrega e o de serviço no salão. Isto permite separar um local próprio de preparação para atender aos pedidos do delivery sem prejudicar a qualidade do alimento e o tempo de espera.

 

 

Ferramentas úteis para montar um Delivery

A tecnologia está aí para agilizar processos, observar tendências, analisar comportamentos e encantar os clientes com o seu serviço de entregas. Adquirir novos clientes custa até quatro vezes mais do que fidelizar os antigos. Por isso, é importante manter os atuais clientes satisfeitos sempre.

Abaixo, vamos falar sobre algumas digital tools que vão te ajudar a montar um delivery.

 

Terminal de pagamento com Point of Sales (POS) 

Um sistema de Point of Sales é mais que um terminal de pagamento com seus clientes. Ele é um hub de informação que oferece todo o tipo de relatório que ajuda a visualizar oportunidades dentro do seu negócio. No artigo “Como um POINT OF SALES pode ajudar seu negócio” falamos um pouco mais sobre a implementação dessa ferramenta.

A implementação de um sistema de POS pode aumentar seus lucros com:

  • Análise de informação sobre custos de produção dos pratos versus preços de vendas.
  • Identificação do itens mais vendidos em volume e lucro.
  • Apontamento de oportunidades para promoções.

Com o POS ainda é possível analisar a performance do negócio, identificar períodos de maior e menor movimento, ajustar equipe e espaço e apontar itens menos procurados ou comprados. Esta ferramenta também melhora a experiência do seu cliente com facilidade de pagamento incluindo divisão da conta entre as pessoas, rapidez na tomada de decisão e programas de fidelização.

 

QR Code

O QR Code ou, Código QR, é a digital tool mais simples para implementação. No entanto, ainda assim precisa saber ser usada com inteligência para não enviar informações desnecessárias aos clientes – o que complica o processo de compra. O QR Code pode ser utilizado em cardápios, promoções, pagamentos, sites, redes sociais e ferramentas online de avaliação do seu negócio. 

A regra mais simples para a utilização do QR CODE é “menos é mais”. Aproveite suas embalagens de delivery para falar de promoções ou solicitar avaliações através do seu QR Code. Em um mundo sem contato (contactless), deixe à vista de seus clientes um QR Code que os leve diretamente para o seu cardápio.

 

delivery entregas qrcode para cardápio cardápio digital

 

Quais as melhores plataformas para entrega delivery

 

São tantas as plataformas de entrega delivery que os empreendedores podem ficar confusos com seus prós e contras, bem como com os valores cobrados por cada uma.  Antes de definir qual o seu melhor parceiro de entregas é preparar seu estabelecimento para montar o Delivery:

 

Sinalização e Comunicação

Prepare uma boa sinalização para ajudar os motoboys a identificarem o local de retirada das entregas. Seja claro e objetivo na sua comunicação para tirar o máximo de eficiência.

 

Onde está o seu negócio

Observe onde seu negócio está localizado. Qual o sentido da via? Qual o melhor local para os motoboys estacionarem e retirarem o pedido em segurança? Organização é a palavra-chave.

Agora que já foi definido o ambiente para retirada das entregas, é momento de analisar qual a melhor opção para montar um delivery: aplicativos parceiros ou um sistema próprio?

 

Vantagens e Desvantagens de um sistema próprio de entrega delivery

Vejamos os prós e os contras para fazer sozinho o seu sistema de entregas:

Prós Contras
Sem comissões e fees dos aplicativos parceiros. Responsabilidade por contrações, financeiro, repasses e treinamento de equipe de entregas (motoboys).
Controle total da experiência do cliente desde a cozinha até a entrega na porta. Produção e execução total dos meios de pagamento, cardápio, fotos dos produtos, ferramentas de pedidos, motoboys, sistemas de pagamento, o que gera gastos extras.
Não compartilhar o mesmo espaço no aplicativo com restaurantes do mesmo estilo culinário que o seu, reduzindo a concorrência. Não integrar a larga base de clientes que os aplicativos parceiros possuem.
Maior controle sobre informações e dados a respeito da jornada do cliente. Planejamento e execução de promoções e programas de fidelização por conta própria.

 

Quais são as taxas dos aplicativos de delivery

Cada plataforma funciona à sua própria maneira e podem ajudar muito a montar o seu delivery. Existem planos de pagamento mais adequados a cada tipo de negócio. Os valores incluem um fee semanal e uma porcentagem em cima dos pratos. Isto pode afetar o preço final dos seus produtos – mais à frente vamos falar sobre como calcular o seu preço de venda.

Existem ainda outras vantagens de cada plataforma que facilitam a apresentação e o marketing dos seus pratos, incluindo repasse no pagamento e controle das entregas. Avalie bem cada plataforma antes de escolher uma para montar o seu delivery. Vale a pena também ver se é vantajoso estar em todos os aplicativos que atendam a região onde seu negócio está.

 

Aplicativos de entregas delivery mais conhecidos

Veja abaixo quais são as aplicativos de entrega mais conhecidos no Brasil e em Portugal.

 

Uber Eats 

IFood

Glovo 

Bolt Food 

 

Como preparar o seu cardápio de Delivery

O hábito de se sair para comer fora é sempre uma experiência diferenciada para o cliente: o ambiente, a apresentação da comida, o serviço de mesa, etc. No entanto, é possível oferecer esta qualidade do seu espaço também no conforto do lar dos seus clientes. Com isso, ainda trazer novas pessoas para conhecerem o seu estabelecimento. E a comida oferecida é necessariamente a parte mais importante nessa relação. 

O seu cardápio de entregas deve ser pensado de forma inteligente e ágil antes de montar um delivery. Pense nele como uma combinação dos seus melhores e mais vendidos pratos. Quais os itens mais elogiados do seu cardápio? Tem certeza de que estes itens chegarão à casa do cliente da mesma forma que ele é servido no seu restaurante?

 

delivery entregas como montar um cardápio dark kitchen

Pontos importantes para considerar no seu sistema de entregas

Qualidade da Comida x Tempo de Entrega

A clássica batata-frita é o melhor exemplo de um item que dificilmente suporta bem as viagens – mesmo as curtas distâncias. Outros pratos também podem esfriar ou perderem sua qualidade durante o deslocamento. Mesmo os molhos podem se misturar à comida mudando completamente a aparência. Para resolver este problema, utilize embalagens de qualidade que preservem seus produtos de maneira adequada.

 

Tempo de Preparo

Sobrecarregar a cozinha não é uma escolha inteligente mesmo que seja para oferecer um produto único do seu restaurante. Pense nos pratos que sejam preparados de maneira rápida para seguirem o percurso de entrega. Boa parte dos clientes que pedem comida para entrega consideram o tempo de entrega como fator fundamental de escolha.

 

Margem de Lucro nos pratos de delivery

Pense em pratos que compensem o custo de entrega e que gerem lucros para o seu negócio. Mesmo com os fees mais baratos dos aplicativos parceiros, montar um delivery gera custos e trabalho a mais na cozinha. Considere sempre o custo do prato para que este gere renda extra. Pense em pratos campeões de venda e sejam destaque na sua cozinha.

 

Quantos itens oferecer no delivery

Simplicidade e objetividade no mundo dos negócios são regras de ouro. Um restaurante com muitas opções de pratos pode ser bem atrativo para pessoas que busquem versatilidade, mas no final confundem e atrapalham a decisão final do cliente. Facilite a jornada do cliente ofertando exatamente aquilo que você sabe que os clientes vão gostar e pedir sempre. Seja objetivo na sua oferta de cardápio.

 

Faça experimentações

Experimente seus pratos como seus clientes! Calcule o tempo de preparo e de entrega, veja seus produtos em diferentes embalagens e como eles ficam depois de uma viagem. Faça suas escolhas baseadas em experiências concretas da vida.

 

Como melhorar o seu delivery

Já mencionamos como é importante manter a simplicidade nas opções do cardápio e organizar o ambiente de trabalho. Todo este cuidado será para oferecer o melhor aos seus clientes. Agora, sugerimos boas práticas para melhorar os itens quando montar um delivery e ainda aumentar suas vendas.

 

As Embalagens 

As embalagens são determinantes para a conservação correta dos produtos. Elas possuem também outros atrativos para quem está tendo a experiência do seu restaurante em casa. No  Brasil, uma famosa rede de comida italiana realiza as entregas em embalagens próprias que podem ser levadas para o microondas e o freezer. O impacto desta escolha já permite que o cliente possa re-aquecer seu produto ou até mesmo guardar na geladeira o que sobrou. Esta preocupação em facilitar o manuseio do produto em casa já vale como o melhor destaque de escolha de embalagem.

Com estas características de reaproveitamento da embalagem, ela não é descartada. Isto dá a chance de o cliente reaproveitar a embalagem para guardar qualquer outra coisa que quiser. E toda vez que o cliente reutilizar esta embalagem, ele terá um contato espontâneo e natural com a sua marca. Isto irá fidelizar e dar aparência profissional ao seu negócio. As oportunidades comerciais com embalagens são tão grandes que voltaremos a este assunto mais a frente.

 

 

Modificando pratos

Modificar pratos para entrega sem alterar a essência do seu negócio é fundamental para garantir qualidade. Desde transformar um belo sanduíche em um prato servido, passando por envio de molho à parte, já ajudam o cliente a degustar um ótimo momento gastronômico. Que tal oferecer hamburguers numa versão empratada? Ou quem sabe até mesmo de um jeito que o cliente possa montá-lo em casa?

Continuar com pratos somente servidos no restaurante é uma alternativa para que clientes visitem seu espaço. Não se esqueça de oferecer itens extras à parte, permitindo que seu cliente possa customizar o prato.

 

Determinando o preço

Já vimos que montar um delivery gera custos para um negócio independentemente da plataforma escolhida para gerir entregas. Desta forma, muitas vezes é necessário analisar se os pratos escolhidos irão gerar receita a mais para o negócio. Para começar, verifique os custos de cada prato:

 

  1. Verifique e calcule  o custo geral de cada item utilizado no preparado. Exclua da conta coisas como sal, pimenta, óleo, etc.
  2. Divida o preço total deste custo pela quantidade de porções que ela serve.
  3. Então, divida o custo de cada porção pelo preço de venda final. Este será o percentual do custo.

 

Se o custo for menor que 40%, então o custo é alto para o preço atual.

Se o custo for menor que 25%, o item está barato.

 

Dica de ouro: Consistência nas porções é determinante para manter seu percentual de custo e possibilitará uma previsão de receitas com as vendas.

 

Como aumentar as margens

Tenha em mente como as porções podem atender aos seus clientes nos mais diversos contextos: combos para famílias, porções individuais, etc. Há sobras? Ofereça embalagens que atendam a estes cenários, inclusive utilizando o exemplo que já falamos: embalagens que possam ir para freezers e microondas.

No cardápio, seja versátil: ofereça extras para incrementar seus pratos, kits, combos para encontros. As pizzarias trabalham bastante com este formato oferecendo combos que incluem entradas, refrigerantes e sobremesas para encontros com amigos. A tendência é bem objetiva: leia os desejos e os costumes dos seus clientes.

 

Embalagens – de novo!

Voltamos às embalagens. Já falamos sobre isso nos itens anteriores, mas as embalagens são tão importantes que envolvem todas as etapas importante para montar um delivery. Elas são a extensão do seu ambiente físico, a materialização do profissionalismo e da qualidade do seu negócio. Embalagens representam verdadeiras oportunidades de marketing.

Primeiramente, pense no seu propósito: Quais os diferenciais dos meus produtos? Qual meu propósito de negócio? Isto é muito válido, por exemplo, para donos de restaurantes com propostas sustentáveis. Seria razoável que um restaurante de viés sustentável, vegan, orgânico oferecesse embalagens de plástico para seus clientes? Lembre-se que todo negócio é oferta de benefício, não apenas o produto em si. Seus clientes podem amar sua comida, mas também necessitam receber a experiência.

As embalagens também transmitem valores e se comunicam diretamente com os clientes, de maneira que deve-se aproveitar esta oportunidade para oferecer promoções, embalagens reaproveitáveis e até mesmo um recado personalizado para o seu cliente. O segredo está nos detalhes: boas embalagens tornam-se uma publicidade espontânea do seu negócio e reforçam seu posicionamento.

 

Tipos de embalagens

Os problemas mais comuns de embalagens são a manutenção da temperatura e a apresentação  do produto. Quais seriam os problemas mais comuns para o tipo de comida que o seu restaurante oferece para entrega? As sugestões no tópico “Como preparar o seu cardápio de Delivery” é o seu guia nesta missão. 

Os problemas nas embalagens são tão relevantes que demandam uma avaliação em separado nas aplicativos de entregas: comida fria, espalhada, mal apresentada e com molho vazando. Estes são fatores determinantes para as piores avaliações – e, dificilmente, esses clientes voltam para pedir de novo. Invista algum tempo testando embalagens e vendo opções que melhor se adequam à realidade do seu negócio. 

Embalagens práticas e funcionais já representam uma parcela importante da percepção que seus clientes terão do seu produto. E que tal aproveitar esse canal de contato com eles para transmitir mais profissionalismo transformando a sua embalagem uma ferramenta de branding? 

 

Fazendo marketing com as embalagens de entrega

Aproveite o espaço do material para utilizar carimbos de borracha barateando custos de impressão, customize os selos de fechamento com sua logo, aplique QR Codes para gerar promoções e cartões de fidelização. Também tem sido usual imprimir um link de playlist que costuma tocar nos estabelecimentos. A imaginação para isso não possui limites. Ganhe destaque e encante seus clientes com materiais únicos, criativos, sejam sazonais ou não. 

 

Fotografia de alimentos para delivery 

Boas fotografias de alimentos aumentam as vendas em até 19% e elas dão um aspecto mais profissional à sua cozinha. Dedicar uma parte do seu investimento para contratar um fotógrafo profissional pode ser uma boa escolha. As fotos tiradas ainda podem servir para outras peças de divulgação nas suas redes sociais e site.

Os aplicativos parceiras já oferecem este serviço de fotos para o cardápio – o que poupa bastante trabalho. No entanto, também é possível executar sozinho as fotos dos seus pratos fazendo uso de ferramentas online para edição de fotos.

Antes de tirar suas fotos, tente valorizar os produtos de cada prato: mostre os ingredientes e seja realístico quanto às porções entregues. Desta forma você irá gerar uma expectativa positiva para quem receber seus produtos em casa.

 

Faça um plano de negócios para Delivery

O plano de negócios (Business Plan) é o guia para o seu negócio. Ele vai te ajudar a tomar todas as decisões certas e seguras para os desafios de um negócio. Dentro do seu Business Plan, haverá um importante item chamado Plano de Marketing. O Plano de Marketing serve também para definir:

  • A precificação dos produtos.
  • O tipo de serviço prestado.
  • As promoções que podem ser ofertadas ao longo do ano.
  • Nível de qualidade dos ingredientes.
  • As melhores plataformas de delivery que ajudarão o seu negócio.
  • Os canais alternativos de entrega.
  • Outras possíveis fontes de receita.
  • Segmentos de mercado que possam vir a ser explorados.

O molho do seu restaurante é um sucesso entre seus clientes? Que tal oferecer a venda deste produto em separado aos pratos da casa? Estas são oportunidades que o empreendedor do ramo da restauração precisa estar atento para poder prosperar e criar uma marca poderosa de mercado.

 

Dark Kitchens e Ghost Kitchens

O termo não é exatamente novo, mas tem ganhado destaque nos últimos tempos. Uma Dark Kitchen – ou ghost kitchen – são estabelecimentos voltados apenas para o delivery, não havendo serviços de salão. As vantagens para custos de manutenção são enormes e os próprios aplicativos para entrega tem investido neste modelo de negócio. Dark Kitchens oferecem entregas mais rápidas e pesam menos no bolso do cliente porque suas de despesas de manutenção são reduzidas.

É possível criar um restaurante totalmente dedicado ao Delivery.

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.