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Como fazer Live Commerce para o seu negócio

O Live Commerce oferece inúmeras inovações e possibilidades para além do comércio eletrônico. No entanto, é necessário que os empresários verifiquem a maturidade digital do seu negócio para começar a promover novas oportunidades dentro do ecommerce. Além disso, também sabemos que é importante começar com o pé direito. Descubra as melhores práticas de como fazer live commerce para o seu negócio.

De acordo com o estudo da Mckinsey, algumas categorias de negócio já estão em alta no mundo Live Commerce. Assim como vimos no artigo O que é Live Commerce, o setor de moda tem sido o grande precursor de tendências e possibilidades, abocanhando ao menos 35,6% das lives.

A criatividade sempre ditou as regras do mercado publicitário, mas hoje a conexão das marcas com seus clientes é a grande chave de virada para se ganhar destaque no cenário de concorrência. 

Como fazer Live Commerce

Quais os setores que mais apostam em lives para o seu e-commerce

 

35,6% Moda

7,6% Beleza

7,4% Comidas orgânicas

4,6% Eletrônicos

3,6% Móveis e Decoração

0,2% Automóveis

 

As categorias com menor presença em lives indicam uma grande oportunidade para estes setores inovarem e melhorarem seus canais de relacionamento com os clientes. Por isso, é necessário começar seu Live Commerce da maneira certa para poupar esforços financeiros e de tempo.

 

Como fazer Live Commerce da maneira certa

 

Etapa Aventureiro

Esta etapa é crucial para verificar o termômetro da sua audiência e definir cada vez mais com assertividade sua persona buyer. Este também é o momento para ganhar conhecimento acerca de todas as ferramentas disponíveis para fazer o seu negócio ganhar destaque.

 

  1. De início, mantenha o foco em 1 ou 5 produtos;
  2. Aposte em marketplaces e redes sociais. As oportunidades mais amplas estão no TikTok, Instagram e Facebook e avalie ainda marketplaces como o Amazon Live, TaoBao e Tmall;
  3. Invista nos influencers que possuam fit com sua marca e boa reputação com o seu público de interesse. Uma boa pedida é descobrir influencers de nicho que já dialoguem com pessoas que queiram descobrir também os seus produtos e serviços;
  4. Defina indicadores para avaliar métricas como números de visualizações, conversões e itens mais vendidos. É importante acertar o compasso para permitir o avanço para a etapa intermediária.

 

Etapa Explorador

Este é o momento de transformar o live commerce em um dos pilares centrais do seu e-commerce.

 

  1. Planeje um calendário com lives mais regulares testando produtos diversos, outros formatos e novas audiências;
  2. Integre suas plataformas de live commerce em seu site e loja virtual para atrair mais público;
  3. Aposte em digital tools que possam oferecer análises em tempo real da sua live para gerar mais insights a respeito do seu público, produto, formato, conteúdo, influencer;
  4. Invista numa equipe dedicada às suas lives commerce para desenvolver boas estratégias e monitoramento de tendências e novidades do setor.
  5. Contrate equipes profissionais de digital e de audiovisual para garantir a melhor experiência dos clientes durante as transmissões;
  6. Planeje e execute campanhas de marketing de performance para chegar aos lugares certos.

 

Etapa Caçador de Tesouros

Depois de explorar todas as variáveis possíveis e focar no live commerce como uma das bases do seu negócio, este é momento de coletar os dados e aplicá-los diretamente no seu ecommerce para gerar mais valor. 

 

  1. Aumente a regularidade das suas lives em canais diversos usando diferentes formatos, apostando em novas audiências e novas categorias de produtos e serviços
  2. Utilize os insights obtidos dos dados disponibilizados para otimizar em tempo real a sua live;
  3. Aposta em novas tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual para dar uma experiência mais imersiva ao seu público;
  4. Tenha seu departamento próprio de broadcasting para as lives e fidelize seus influencers que melhor atuarem nas suas vendas.

Prontos para começar a investir no Live Commerce?

 

 

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

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