LogoColors

Bitcoin em El Salvador: os fatos

O que aconteceu com a experiência da adoção do Bitcoin como moeda oficial em El Salvador ?

Quando o presidente de El Salvador, Navib Bukele, anunciou no dia 7 de setembro de 2021 que estaria adotando como moeda oficial do país, o Bitcoin, todos os olhos do mundo se voltaram para lá. Um ano depois do anúncio, o que aconteceu com El Salvador?

É verdade que a adoção do Bitcoin ainda é baixa e não substituiu a moeda forte em El Salvador – o dólar americano. A baixa adesão é ainda um reflexo da pouca educação em relação ao uso destas moedas e da tecnologia que a sustenta, apesar do governo ter criado uma carteira digital – o Chivo – para a população salvadorenha. Na carteira, havia ainda 30 dólares em Bitcoins para incentivar adoção pelo população.

 

Bitcoin em El Salvador: os fatos

 

O que a mídia divulgou 

Boa parte dos veículos de comunicação usaram termos como “promessa quebrada” , “stumbling”, “projeto esquecido” para se referir ao que estava acontecendo com o Bitcoin por lá.

Imagem: Reprodução

 

Bitcoin em El Salvador, criptomoedas, web3, tesouro americano
Imagem: Reprodução

 

Bitcoin em El Salvador, criptomoedas, web3, tesouro americano
Imagem: Reprodução

 

Para engrossar o caldo, El Salvador teve problemas com o FMI (Fundo Monetários Internacional): um dos programas de 1,3 bilhões de dólares foi adiado pelo fundo alegando os riscos do Bitcoin. E, claro, os fundos públicos do país caíram vertiginosamente com a queda no valor das Bitcoins. A perda do investimento em Bitcoins foi um rombo na magnitude de 50 a 60 milhões de dólares.

Pelo lado positivo, o Bitcoin em El Salvador atraiu mais investimentos estrangeiros, mais empresas foram abertas e, claro, o turismo no país voltou ao seu patamar pré-pandemia. E o resultado para essa conta é um só: mais trabalho, mais dinheiro para a população.

Os dados a seguir são de um relatório de El Salvador que apresenta o crescimento nestes setores:

  • Turismo: +52%
  • Empregos: +7%
  • Novos negócios: +12%

Do ponto de vista interno e levando em conta especificamente a criptomoeda, o Bitcoin representou acesso a soluções financeiras para uma população salvadorenha que é não bancarizada.

Assim, já podemos dizer com certeza que a adoção do Bitcoin em El Salvador não foi o apocalipse previsto por inúmeros críticos – Pelo menos, aos olhos dos especialistas do Tesouro dos Estados Unidos, há outros pontos positivos a serem observados.

Até porque não é muito cedo para determinar se uma experiência com Bitcoins deu certo ou não? 

 

Tesouro Americano estudou o Bitcoin em El Salvador

No entanto, especialistas do Tesouro dos Estados Unidos – especificamente da Carolina do Norte – que foram para lá avaliar a situação do Bitcoin em El Salvador entregaram outros fatos em uma entrevista ao jornal Charleston . Um dos especialistas declarou, em tradução livre:

“O que eu aprendi em El Salvador é que o que os críticos estão escrevendo de Nova Iorque, Londres e Paris não viram o que eu vi em El Salvador”

Os fatos são que o Bitcoin está ajudando os negócios do campo e os vendedores informais que não possuem contas bancárias. Vale lembrar que 80% dos pequenos negócios que usam Bitcoin não estão inseridos em um sistema bancário – não bancarizados.

Quando as autoridades americanas entram no jogo para avaliar uma experiência que os interessa em termos de adoção, os fatos contam mais. Ainda há muito a se avaliar sobre experiências como o Bitcoin em El Salvador para se adequar ainda às diversas realidades econômicas no mundo.

 

 

Quer se preparar para a próxima revolução da Web?

Conheça Todos os Nossos Cursos de Web3 e Metaverso.

curso web3 e metaverso nft blockchain smart contract cases go digital factory

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Ativos Digitais

Royalties de NFT

Royalties de NFT. Os NFTs estão no mainstream do mundo digital. Artistas e criadores de conteúdo estão encontrando nesses tokens vantagens financeiras únicas, mesmo quando

veja mais »

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.