LogoColors

A convergência das Tecnologias Emergentes

A convergência das Tecnologias Emergentes do momento irão impactar em pouquíssimo tempo a maneira com que os negócios estão sendo feitos. É importante que os líderes estejam preparados para os novos cenários que estão se formando no horizonte.

O Metaverso é o buzzword do momento e muito tem se especulado sobre ele nos mais diversos meios de comunicação. Existe uma razão por trás deste intenso movimento. É muito importante que os executivos de empresas entendam o que está sendo tendência, o que já é realidade e como aproveitar as oportunidades e os riscos que estas tecnologias emergentes estão trazendo.

 

Tecnologias Emergentes

 

 

As 8 Tecnologias Emergentes

De várias tecnologias que surgem a todo momento, 8 tecnologias emergentes foram eleitas como as com maior potencial para impactar os negócios no mundo. Essas tecnologias são chamadas de as 8 Essenciais ou, Essential Eight. Desta forma, as 8 tecnologias emergentes são:

  1. Inteligência Artificial (AI)
  2. Realidade Virtual (VR)
  3. Realidade Aumentada (AR)
  4. Blockchain
  5. Drones
  6. Internet of Things (IoT)
  7. Robótica Avançada
  8. Impressoras 3D

 

Atualmente, estas tecnologias emergentes estão evoluindo e ganhando cada vez mais destaque, principalmente com o uso combinado entre relas. Isto porque a pandemia acelerou a adoção destas tecnologias pelas empresas. Algumas tecnologias como a Inteligência Artificial estão se tornando parte essencial para qualquer tipo de empresa. Outras tecnologias como a Impressora 3d estão mais centradas em certas áreas da manufatura, de maneira que a Impressora 3D também pode ser chamada de manufatura aditiva.

Há ainda outro movimento de adoção das tecnologias emergentes que vem ganhando intensidade e oferecendo uma profunda mudança: a convergência das tecnologias emergentes. Isto está provocando uma profunda transformação em nosso mundo. A computação quântica e a nanotecnologia estão fazendo seu papel em potencializar estas 8 tecnologias emergentes e os próximos anos serão cada vez mais disruptivos. A diferença crucial nesta convergência das tecnologias emergentes é a maneira com que são combinadas entre si para impactar os negócios.

 

A Convergência das Tecnologias Emergentes

A convergência das tecnologias emergentes ganham ainda mais poder gerando seis poderosas combinações: automação da confiança, realidade estendida, automação do trabalho, réplicas digitais e redes hiperconectadas. Estas forças convergentes de inovação vão aumentar as possibilidades dentro do Metaverso e devem expandir de maneira significativa a nossa capacidade de melhorar nosso trabalho. Inclusive, esta convergência da tecnologias emergentes irá trazer mais transparência para os processos nos negócios.

 

Automação da Confiança

A confiança está no centro das relações pessoais e comerciais. Os negócios são profundamente ameaçados quando as empresas falham em entregar segurança para seus clientes e para toda sua cadeira de fornecedores. Sem confiança e transparência as empresas também ficam expostas a sanções legais.

O Blockchain, a IoT e a AI combinados poderão assegurar a autenticidade dos dados, validação de identidades e permitir transações mais seguras entre as redes. A convergência das tecnologias emergentes podem oferecer maneiras de automatizar a confiança nos mundos físico e digital, bem como entre pessoas.

A exemplo disto, os sensores de IoT podem colaborar imensamente na logística de praticamente qualquer produto. Com o IoT é possível acompanhar o trajeto de um determinado insumo alimentar desde a fazenda, passando pelo armazéns até às lojas, permitindo ainda a verificação de toda a cadeia de produção (supply chain).

Desta forma, é possível autenticar o local que o produto está em seu trajeto, assim como as condições do transporte para manutenção destes insumos. As informações que são geradas em tempo real são registradas, validadas e guardadas de maneira segura e imutável dentro de uma Blockchain.

 

Convergência das tecnologias emergente para o Supply Chain

Unindo as forças da IoT com o Blockchain é possível criar um registro imutável de supply chain, garantindo que os compradores estão recebendo um produto de origem controlada e que não sofreu qualquer tipo de alteração no seu trajeto. Com o uso combinado destas tecnologias emergentes ainda é possível ter conhecimento e controle sobre materiais tóxicos, até mesmo se estes foram descartados corretamente e não oferecem riscos à segurança das pessoas.

 

Realidade Estendida

A realidade estendida é uma combinação de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR). Ela tem o poder de misturar os mundos físico e digital. As tecnologias de realidade estendida podem gerar até 1,5 trilhão de dólares na economia global até 2030. A realidade estendida pode entregar valor criando novas experiências para os clientes, acelerando o desenvolvimento de novos produtos e melhorando a segurança do trabalho.

As aplicações da Realidade Estendida já são conhecidas no mundo do entretenimento e também estão presentes em nosso próprios dispositivos móveis. Na área dos negócios, a realidade estendida está sendo utilizada para treinamentos diversos, inclusive gerando dados importantes para melhorias na gestão e no desenvolvimento de novas habilidades.

convergência, convergência, combinação tecnologias emergentes

 

A combinação da Realidade Estendida com a Inteligência Artificial permite a simulação de ambientes virtuais com aplicações bem próximas da realidade que ajudam no treinamento de tarefas de alto risco e periculosidade. Neste sentido podemos citar: treinamento para pilotos aéreos, procedimentos de segurança que envolvam catástrofes naturais, cirurgias médicas, entre outras. A aplicação da Realidade Estendida

A Realidade Estendida pode agregar bastante valor às indústrias criando processos mais eficientes, melhorando qualidade nos treinamentos e ainda oferecendo um espaço virtual para que as pessoas colaborem.

 

Interfaces Imersivas

O uso das ferramentas digitais de maneira mais fluida e orgânica é um fator determinante para que as pessoas consigam trabalhar de maneira mais eficiente e criativa. As interfaces imersivas podem ajudar nesta missão oferecendo novas maneiras de nos relacionarmos com a tecnologia realizando a convergência das tecnologias emergente.

As Interfaces Imersivas são a grande novidade depois das interfaces que funcionam por comando de voz. Agora que conseguimos nos comunicar com nosso dispositivos digitais, o próximo passo é usar nossos sentidos e percepções para interagir com eles.

convergência, convergência, combinação tecnologias emergentes

 

Desta forma, da convergência das tecnologias emergentes, as interfaces imersivas permitem uma conexão mais orgânica entre as pessoas, computadores e ecossistemas digitais. Estas tecnologias aproveitam o que há de melhor nas nossas qualidades humanas como os sentidos, de maneira que elas humanizam nossas relações com a tecnologia.

A Inteligência Artificial, com sua capacidade de reunir e processar uma quantidade enorme de dados, permite às interfaces imersivas compreenderem nossas sensações, reações, ondas cerebrais e até mesmo o movimento do nosso corpo. Juntas, as informações combinadas destas duas tecnologias emergentes permitem que nossa relação com o mundo phygital seja cada vez mais intuitiva.

Os usos das interfaces imersivas podem abranger os mais diversos campos como o das artes nas áreas do audiovisual impactando a maneira como interagimos com os nosso filmes e até mesmo nossa experiência em um museu. A educação com uso de interface imersiva pode dar uma outra dimensão aos fatos históricos bem como sua aplicação na saúde, na engenharia, no setor automotivo e em outras indústrias que demandam o uso de braços mecânicos, por exemplo.

 

Automação do Trabalho

A maneira com que hoje trabalhamos ainda não sofreu grandes disrupções. Apesar do teletrabalho e da migração das grandes empresas para um modelo home office, muito ainda está a se desenvolver para alcançar uma verdadeira automação do trabalho. Neste sentido, inúmeras indústria já estão desenvolvendo, integrando e até mesmo atualizando sistemas autônomos dentro das cadeias de valor. Sistemas autônomos que usam Inteligência Artificial permitem que muita coisa seja automatizada, desde o processamento de dados até mesmo a outros aspectos que ditam as regras na economia compartilhada.

Os sistemas autônomos conseguem reunir uma enorme quantidade de dados gerados por sensores de IoT, históricos de transações, dados computacionais, entre outros. Antes, estes dados eram quase inacessíveis. Desta forma, com essas inúmeras fontes de análises e feedback, é possível obter melhores resultados em manutenção preditiva e de inteligência.

 

 

A automação do trabalho envolve a transição de processos manuais para os digitais por meio da integração com sistemas autônomos, robótica e sistemas de inteligência que trabalhem como um só. Assim, a automação no trabalho não significa mais apenas uma solução para processos. Ela pode estar presente ponta-a-ponta em toda a cadeia produtiva. A automação com uso de IA dá aos sistemas a habilidade de aprender a partir decisões anteriores e padrões para tomar decisões por conta própria. Isto dá liberdade para os colaboradores focarem em aspectos estratégicos e mais relevantes do trabalho.

Exemplos práticos da automação do trabalho estão por todos os lados. Por exemplo, o transporte de algumas cargas estão sendo feitos por veículos sem motoristas, que normalmente é uma atividade entediante e, muitas vezes, perigosa. Alguns hospitais também utilizam robôs para atividades corriqueiras como entregas de exames e medicamentos. Assim, os enfermeiros e médicos podem dedicar mais tempos aos pacientes.

 

Réplicas Digitais

Uma réplica digital é exatamente o que parece ser: uma representação digital do nosso mundo físico. Isto significa que é possível simular estruturas, processos e estruturas físicas. A capacidade de simular o mundo ao nosso redor aumentou muito nos últimos tempos graças aos avanços nas áreas de IoT, Modelagem de Simulação e ferramentas de análise.

Há vários exemplos práticos destas réplicas digitais sendo usadas atualmente. Por exemplo, o Fórum Econômico Mundial criou uma réplica digital do nossos mundo para entender e combater as mudanças climáticas. Além do mais, com o avanço do 5G será possível a coleta de dados em tempo real sejam gerados a partir de gêmeos digitais. Projetos que usem gêmeos digitais podem ajudar, por exemplo, empresas de mineração a preverem mudanças no ambiente, melhorando os planejamentos e garantindo a segurança de todos.

Neste sentido, as réplicas digitais do nosso mundo podem oferecer experiências únicas e testes em diversos cenários sem a intervenção física humana. A réplica digital pode ser utilizada em produtos, processos, espaços físicos oferecendo uma visão mais profunda e única.

 

Redes Hiperconectadas

As redes hiperconectadas são estruturas em rede com o uso IoT para processar informações de maneira super veloz conectando pessoas, dispositivos digitais e sistemas. Estas tecnologias estão permitindo levar a conectividade a outros patamares nunca vistos antes com hipervelocidade.

A hiperconectividade permite, por exemplo, interações entre máquinas em altíssima escala, o que permite monitoramento da perfomance, otimizando vários tipos de operações. Isto é de grande valor para a Indústria uma vez que o número de dados está aumentando exponencialmente, o que aumenta a necessidade por reunir, distribuir e dar segurança à maneira como esses dados serão trabalhados.

 

Inteligência Artificial, IoT, Drones e Blockchain como ferramentas para as redes hiperconectadas podem oferecer tratamento mais rápido e eficiente dos dados em grande escala. Isto resulta inclusive na ubiquidade das conexões, de maneira que pontos cegos em informações de dados não existam mais.

Para funcionar, a hiperconectividade consiste em milhões de dispositivos com IOT, combinados às rede 5G e à rede de malha. Isto permite criar estabilidade, ultravelocidade e baixa latência nos servidores de grandes infraestruturas. A comunicação entre dispositivos IoT combinados com Inteligência Artificial oferecem respostas rápidas quando e onde foram necessárias, sem mesmo envolver uma cloud. Isto oferece inúmeras oportunidades para os negócios.

Digital Business, Futurismo, Transformação Digital

Especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Ana Wadovski

Web3, Metaverso, Inovação e Transformação Digital

Jornalista brasileira vivendo em Lisboa, especialista em Digital Business, com foco em Transformação Digital e Futurismo. Tecnologia, para mim, é palavra feminina. Quero estar dentro dos debates sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, contribuindo para desenhar um futuro melhor para todos.

Postagens relacionadas

Assine nossa Newsletter

Receba toda semana as notícias mais interessantes sobre Inovação, Transformação Digital e Futurismo, cuidadosamente selecionadas por nós.

Toda segunda-feira às 6h de la matina.